Cultura corporal no processo de formação de professores: curso de licenciatura em educação do campo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/48070 |
Resumo: | Esse artigo, a partir das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, discute a Cultura Corporal no processo de formação de professores do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCMPO) oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), sinalizando para o impacto que essa abordagem teórico-metodológica pode exercer nas escolas do campo com vistas à construção de uma educação vinculada ao pensamento coletivo na busca da superação do modo de produção capitalista que sucumbe o homem e a natureza em prol do desenfreado acúmulo do capital, transformando em mercadoria descartável tudo o que pode gerar lucros extraordinários ao capitalista. Consideramos que a Linguagem Corporal entendida a luz da teoria que embasa o entendimento da Cultura Corporal contribui de maneira significativa para mudanças de paradigmas nas escolas do campo brasileiro. |
id |
UFBA-10_6ee40b253ce3935359422450f9cc45bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/48070 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Cultura corporal no processo de formação de professores: curso de licenciatura em educação do campo da Universidade Federal de Mato Grosso do SulCultura Corporal. Linguagem Corporal. Educação do Campo. Escola do campo. Formação de professores.Esse artigo, a partir das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, discute a Cultura Corporal no processo de formação de professores do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCMPO) oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), sinalizando para o impacto que essa abordagem teórico-metodológica pode exercer nas escolas do campo com vistas à construção de uma educação vinculada ao pensamento coletivo na busca da superação do modo de produção capitalista que sucumbe o homem e a natureza em prol do desenfreado acúmulo do capital, transformando em mercadoria descartável tudo o que pode gerar lucros extraordinários ao capitalista. Consideramos que a Linguagem Corporal entendida a luz da teoria que embasa o entendimento da Cultura Corporal contribui de maneira significativa para mudanças de paradigmas nas escolas do campo brasileiro.Universidade Federal da Bahia2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/4807010.9771/gmed.v14i3.48070Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 580-5902175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/48070/28312Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessD'Ávila, Jorge LuisCaetano Fernandes, Christiane 2022-12-30T02:09:25Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/48070Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2022-12-30T02:09:25Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cultura corporal no processo de formação de professores: curso de licenciatura em educação do campo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
title |
Cultura corporal no processo de formação de professores: curso de licenciatura em educação do campo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
spellingShingle |
Cultura corporal no processo de formação de professores: curso de licenciatura em educação do campo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul D'Ávila, Jorge Luis Cultura Corporal. Linguagem Corporal. Educação do Campo. Escola do campo. Formação de professores. |
title_short |
Cultura corporal no processo de formação de professores: curso de licenciatura em educação do campo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
title_full |
Cultura corporal no processo de formação de professores: curso de licenciatura em educação do campo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
title_fullStr |
Cultura corporal no processo de formação de professores: curso de licenciatura em educação do campo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
title_full_unstemmed |
Cultura corporal no processo de formação de professores: curso de licenciatura em educação do campo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
title_sort |
Cultura corporal no processo de formação de professores: curso de licenciatura em educação do campo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
author |
D'Ávila, Jorge Luis |
author_facet |
D'Ávila, Jorge Luis Caetano Fernandes, Christiane |
author_role |
author |
author2 |
Caetano Fernandes, Christiane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
D'Ávila, Jorge Luis Caetano Fernandes, Christiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Corporal. Linguagem Corporal. Educação do Campo. Escola do campo. Formação de professores. |
topic |
Cultura Corporal. Linguagem Corporal. Educação do Campo. Escola do campo. Formação de professores. |
description |
Esse artigo, a partir das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, discute a Cultura Corporal no processo de formação de professores do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCMPO) oferecido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), sinalizando para o impacto que essa abordagem teórico-metodológica pode exercer nas escolas do campo com vistas à construção de uma educação vinculada ao pensamento coletivo na busca da superação do modo de produção capitalista que sucumbe o homem e a natureza em prol do desenfreado acúmulo do capital, transformando em mercadoria descartável tudo o que pode gerar lucros extraordinários ao capitalista. Consideramos que a Linguagem Corporal entendida a luz da teoria que embasa o entendimento da Cultura Corporal contribui de maneira significativa para mudanças de paradigmas nas escolas do campo brasileiro. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/48070 10.9771/gmed.v14i3.48070 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/48070 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v14i3.48070 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/48070/28312 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 580-590 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313519217639424 |