Crítica do financiamento da educaÇão pública no Brasil sob a perspectiva marxista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/32919 |
Resumo: | Este artigo objetiva analisar, sob a perspectiva do materialismo histórico e do materialismo dialético, o financiamento da educação pública no Brasil. A influência dos EUA, através dos órgãos multilaterais tais como o FMI, o BM, o BID, entre outros, tem condicionado as políticas educacionais para o financiamento da educação pública no Brasil há décadas. Os efeitos mais intensos têm sido a forte presença do setor privado e os desinvestimentos na área. É importante analisar o financiamento da educação para além da sua pseudoconcreticidade e assim esgotar as determinações desse objeto com a finalidade de revelar como realmente as políticas de financiamento da educação têm se estruturado. |
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Crítica do financiamento da educaÇão pública no Brasil sob a perspectiva marxistaPolítica educacionalEste artigo objetiva analisar, sob a perspectiva do materialismo histórico e do materialismo dialético, o financiamento da educação pública no Brasil. A influência dos EUA, através dos órgãos multilaterais tais como o FMI, o BM, o BID, entre outros, tem condicionado as políticas educacionais para o financiamento da educação pública no Brasil há décadas. Os efeitos mais intensos têm sido a forte presença do setor privado e os desinvestimentos na área. É importante analisar o financiamento da educação para além da sua pseudoconcreticidade e assim esgotar as determinações desse objeto com a finalidade de revelar como realmente as políticas de financiamento da educação têm se estruturado.Universidade Federal da Bahia2019-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesMaterialismo histórico e dialéticoapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/3291910.9771/gmed.v11i2.32919Germinal: marxismo e educação em debate; v. 11 n. 2 (2019): CRÍTICA DO FASCISMO; 171-1822175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/32919/20079Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Fábio Araujo de2019-11-27T09:14:27Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/32919Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-11-27T09:14:27Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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