A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM TEMPOS DE AJUSTE FISCAL
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/16565 |
Resumo: | A democratização da educação pública e gratuita ocupa a agenda das lutas pela educação a longa data. Diante disso o artigo tem por objetivo abordar a questão da democratização da educação, considerando o contexto da crise atual do capitalismo, que aponta para a necessidade de ajustes fiscais. Rememora a luta dos trabalhadores pela manutenção de seus direitos, no Estado do Paraná, tendo em vista as medidas de austeridade econômica. Utiliza a referência do materialismo histórico e como procedimento de estudo a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Conclui que a resistência dos trabalhadores traz o anúncio de mudanças qualitativas na sociedade e amplia a possibilidade de uma vida mais digna e justa para todos, o que não é possível enquanto persistir a sociedade de classes. |
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A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA EM TEMPOS DE AJUSTE FISCALDemocratização da educaçãoLuta de classesAjuste fiscalEducação pública.A democratização da educação pública e gratuita ocupa a agenda das lutas pela educação a longa data. Diante disso o artigo tem por objetivo abordar a questão da democratização da educação, considerando o contexto da crise atual do capitalismo, que aponta para a necessidade de ajustes fiscais. Rememora a luta dos trabalhadores pela manutenção de seus direitos, no Estado do Paraná, tendo em vista as medidas de austeridade econômica. Utiliza a referência do materialismo histórico e como procedimento de estudo a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Conclui que a resistência dos trabalhadores traz o anúncio de mudanças qualitativas na sociedade e amplia a possibilidade de uma vida mais digna e justa para todos, o que não é possível enquanto persistir a sociedade de classes.Universidade Federal da Bahia2017-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisa.application/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1656510.9771/gmed.v9i1.16565Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 1 (2017): CRÍTICA DA POLÍTICA EDUCACIONAL; 132-1412175-560410.9771/gmed.v9i1reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/16565/14345Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessRuiz, Maria José FerreiraSilva, Ana Lucia Ferreira daBatistão, Marci2017-10-19T15:53:50Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/16565Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:53:50Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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