O conceito de imitação em Vigotski e a educação escolar infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27723 |
Resumo: | O artigo discute o conceito de imitação em Vigotski como uma atividade especificamente humana que, mediante a diretividade do adulto, é considerada uma das principais formas em que se leva a cabo a influência do ensino sobre o desenvolvimento psíquico. Para tanto, distingue a imitação do ser humano da dos demais animais, superando a concepção de imitação como algo mecânico e sem sentido. Ao relacionar a mimese com o conceito de zona de desenvolvimento iminente, apresenta aportes teóricos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica à educação escolar, notadamente no que tange à relação entre ensino e desenvolvimento na etapa da primeira infância. |
id |
UFBA-10_75be62c8ca2c2fba66882011db7698f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/27723 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
O conceito de imitação em Vigotski e a educação escolar infantilImitaçãoZona de Desenvolvimento IminenteEducação Infantil.O artigo discute o conceito de imitação em Vigotski como uma atividade especificamente humana que, mediante a diretividade do adulto, é considerada uma das principais formas em que se leva a cabo a influência do ensino sobre o desenvolvimento psíquico. Para tanto, distingue a imitação do ser humano da dos demais animais, superando a concepção de imitação como algo mecânico e sem sentido. Ao relacionar a mimese com o conceito de zona de desenvolvimento iminente, apresenta aportes teóricos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica à educação escolar, notadamente no que tange à relação entre ensino e desenvolvimento na etapa da primeira infância.Universidade Federal da Bahia2019-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2772310.9771/gmed.v11i2.27723Germinal: marxismo e educação em debate; v. 11 n. 2 (2019): CRÍTICA DO FASCISMO; 71-802175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27723/20093Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Anjos, Ricardo EleutérioZocoler, Juliane Cristina2019-11-27T09:14:27Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/27723Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-11-27T09:14:27Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conceito de imitação em Vigotski e a educação escolar infantil |
title |
O conceito de imitação em Vigotski e a educação escolar infantil |
spellingShingle |
O conceito de imitação em Vigotski e a educação escolar infantil dos Anjos, Ricardo Eleutério Imitação Zona de Desenvolvimento Iminente Educação Infantil. |
title_short |
O conceito de imitação em Vigotski e a educação escolar infantil |
title_full |
O conceito de imitação em Vigotski e a educação escolar infantil |
title_fullStr |
O conceito de imitação em Vigotski e a educação escolar infantil |
title_full_unstemmed |
O conceito de imitação em Vigotski e a educação escolar infantil |
title_sort |
O conceito de imitação em Vigotski e a educação escolar infantil |
author |
dos Anjos, Ricardo Eleutério |
author_facet |
dos Anjos, Ricardo Eleutério Zocoler, Juliane Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Zocoler, Juliane Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Anjos, Ricardo Eleutério Zocoler, Juliane Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imitação Zona de Desenvolvimento Iminente Educação Infantil. |
topic |
Imitação Zona de Desenvolvimento Iminente Educação Infantil. |
description |
O artigo discute o conceito de imitação em Vigotski como uma atividade especificamente humana que, mediante a diretividade do adulto, é considerada uma das principais formas em que se leva a cabo a influência do ensino sobre o desenvolvimento psíquico. Para tanto, distingue a imitação do ser humano da dos demais animais, superando a concepção de imitação como algo mecânico e sem sentido. Ao relacionar a mimese com o conceito de zona de desenvolvimento iminente, apresenta aportes teóricos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica à educação escolar, notadamente no que tange à relação entre ensino e desenvolvimento na etapa da primeira infância. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27723 10.9771/gmed.v11i2.27723 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27723 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v11i2.27723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27723/20093 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 11 n. 2 (2019): CRÍTICA DO FASCISMO; 71-80 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313517921599488 |