O conceito de imitação em Vigotski e a educação escolar infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Anjos, Ricardo Eleutério
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Zocoler, Juliane Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27723
Resumo: O artigo discute o conceito de imitação em Vigotski como uma atividade especificamente humana que, mediante a diretividade do adulto, é considerada uma das principais formas em que se leva a cabo a influência do ensino sobre o desenvolvimento psíquico. Para tanto, distingue a imitação do ser humano da dos demais animais, superando a concepção de imitação como algo mecânico e sem sentido. Ao relacionar a mimese com o conceito de zona de desenvolvimento iminente, apresenta aportes teóricos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica à educação escolar, notadamente no que tange à relação entre ensino e desenvolvimento na etapa da primeira infância.
id UFBA-10_75be62c8ca2c2fba66882011db7698f9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/27723
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling O conceito de imitação em Vigotski e a educação escolar infantilImitaçãoZona de Desenvolvimento IminenteEducação Infantil.O artigo discute o conceito de imitação em Vigotski como uma atividade especificamente humana que, mediante a diretividade do adulto, é considerada uma das principais formas em que se leva a cabo a influência do ensino sobre o desenvolvimento psíquico. Para tanto, distingue a imitação do ser humano da dos demais animais, superando a concepção de imitação como algo mecânico e sem sentido. Ao relacionar a mimese com o conceito de zona de desenvolvimento iminente, apresenta aportes teóricos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica à educação escolar, notadamente no que tange à relação entre ensino e desenvolvimento na etapa da primeira infância.Universidade Federal da Bahia2019-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2772310.9771/gmed.v11i2.27723Germinal: marxismo e educação em debate; v. 11 n. 2 (2019): CRÍTICA DO FASCISMO; 71-802175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27723/20093Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Anjos, Ricardo EleutérioZocoler, Juliane Cristina2019-11-27T09:14:27Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/27723Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-11-27T09:14:27Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv O conceito de imitação em Vigotski e a educação escolar infantil
title O conceito de imitação em Vigotski e a educação escolar infantil
spellingShingle O conceito de imitação em Vigotski e a educação escolar infantil
dos Anjos, Ricardo Eleutério
Imitação
Zona de Desenvolvimento Iminente
Educação Infantil.
title_short O conceito de imitação em Vigotski e a educação escolar infantil
title_full O conceito de imitação em Vigotski e a educação escolar infantil
title_fullStr O conceito de imitação em Vigotski e a educação escolar infantil
title_full_unstemmed O conceito de imitação em Vigotski e a educação escolar infantil
title_sort O conceito de imitação em Vigotski e a educação escolar infantil
author dos Anjos, Ricardo Eleutério
author_facet dos Anjos, Ricardo Eleutério
Zocoler, Juliane Cristina
author_role author
author2 Zocoler, Juliane Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Anjos, Ricardo Eleutério
Zocoler, Juliane Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Imitação
Zona de Desenvolvimento Iminente
Educação Infantil.
topic Imitação
Zona de Desenvolvimento Iminente
Educação Infantil.
description O artigo discute o conceito de imitação em Vigotski como uma atividade especificamente humana que, mediante a diretividade do adulto, é considerada uma das principais formas em que se leva a cabo a influência do ensino sobre o desenvolvimento psíquico. Para tanto, distingue a imitação do ser humano da dos demais animais, superando a concepção de imitação como algo mecânico e sem sentido. Ao relacionar a mimese com o conceito de zona de desenvolvimento iminente, apresenta aportes teóricos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica à educação escolar, notadamente no que tange à relação entre ensino e desenvolvimento na etapa da primeira infância.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27723
10.9771/gmed.v11i2.27723
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27723
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v11i2.27723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27723/20093
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 11 n. 2 (2019): CRÍTICA DO FASCISMO; 71-80
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313517921599488