A interlocução entre estado e mercado na elaboração da Base Nacional Comum Curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/36877 |
Resumo: | Nosso objetivo é problematizar o caráter democrático do processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, apresentamos o processo histórico de sua construção, seus proponentes, signatários e apoiadores. Analisamos a elaboração da Base e o que representou a exclusão das organizações representativas dos/as trabalhadores/as e pesquisadores/as da educação do processo. Concluímos que um processo que pretende ser democrático não pode privilegiar um seguimento da sociedade em detrimento de outros. Estabelecer o mercado como principal interlocutor no processo de reforma curricular, o Ministério da Educação negligencia as entidades do setor público e confere caráter privatista e mercantil à educação. |
id |
UFBA-10_7a565e6da922e077ea668fa428b5825f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/36877 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
A interlocução entre estado e mercado na elaboração da Base Nacional Comum CurricularEducação. Aparelhos privados de hegemonia. BNCCNosso objetivo é problematizar o caráter democrático do processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, apresentamos o processo histórico de sua construção, seus proponentes, signatários e apoiadores. Analisamos a elaboração da Base e o que representou a exclusão das organizações representativas dos/as trabalhadores/as e pesquisadores/as da educação do processo. Concluímos que um processo que pretende ser democrático não pode privilegiar um seguimento da sociedade em detrimento de outros. Estabelecer o mercado como principal interlocutor no processo de reforma curricular, o Ministério da Educação negligencia as entidades do setor público e confere caráter privatista e mercantil à educação.Universidade Federal da Bahia2020-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisa Históricaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/3687710.9771/gmed.v12i1.36877Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 1 (2020): Marxismo – a contribuição das mulheres; 337-3472175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/36877/21838Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreire, Jacqueline LopesBorges Netto, Mario2020-08-16T23:55:05Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/36877Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2020-08-16T23:55:05Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A interlocução entre estado e mercado na elaboração da Base Nacional Comum Curricular |
title |
A interlocução entre estado e mercado na elaboração da Base Nacional Comum Curricular |
spellingShingle |
A interlocução entre estado e mercado na elaboração da Base Nacional Comum Curricular Freire, Jacqueline Lopes Educação. Aparelhos privados de hegemonia. BNCC |
title_short |
A interlocução entre estado e mercado na elaboração da Base Nacional Comum Curricular |
title_full |
A interlocução entre estado e mercado na elaboração da Base Nacional Comum Curricular |
title_fullStr |
A interlocução entre estado e mercado na elaboração da Base Nacional Comum Curricular |
title_full_unstemmed |
A interlocução entre estado e mercado na elaboração da Base Nacional Comum Curricular |
title_sort |
A interlocução entre estado e mercado na elaboração da Base Nacional Comum Curricular |
author |
Freire, Jacqueline Lopes |
author_facet |
Freire, Jacqueline Lopes Borges Netto, Mario |
author_role |
author |
author2 |
Borges Netto, Mario |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire, Jacqueline Lopes Borges Netto, Mario |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Aparelhos privados de hegemonia. BNCC |
topic |
Educação. Aparelhos privados de hegemonia. BNCC |
description |
Nosso objetivo é problematizar o caráter democrático do processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, apresentamos o processo histórico de sua construção, seus proponentes, signatários e apoiadores. Analisamos a elaboração da Base e o que representou a exclusão das organizações representativas dos/as trabalhadores/as e pesquisadores/as da educação do processo. Concluímos que um processo que pretende ser democrático não pode privilegiar um seguimento da sociedade em detrimento de outros. Estabelecer o mercado como principal interlocutor no processo de reforma curricular, o Ministério da Educação negligencia as entidades do setor público e confere caráter privatista e mercantil à educação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Pesquisa Histórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/36877 10.9771/gmed.v12i1.36877 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/36877 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v12i1.36877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/36877/21838 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 1 (2020): Marxismo – a contribuição das mulheres; 337-347 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313518353612800 |