EDUCAÇÃO SUPERIOR E CAPITAL: QUAIS INFLUÊNCIAS? QUAIS CONSEQUÊNCIAS?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Andreliza Cristina
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/16622
Resumo: Este ensaio tem por objetivo subsidiar as reflexões sobre a relação existente entre capital, trabalho e educação superior. As questões fundamentais que norteiam a discussão são: qual o papel que a educação superior tem representado no atual contexto da sociedade capitalista? Como é possível pensar uma educação superior para além dos interesses do capital? Na primeira parte do trabalho fazemos uma discussão sobre a educação superior no contexto da sociedade capitalista, em seguida realizamos alguns apontamentos sobre como é possível pensar em uma educação para além dos interesses do capital. Entendemos que o advento do capitalismo e da sociedade de classes atribuiu novos sentidos à educação, sendo que a educação superior se tornou o espaço onde a cultura e os conhecimentos são transmitidos conforme as necessidades produtivas, mantendo e alimentando o sistema capitalista. É nesse contexto contraditório das relações sociais que pretendemos estabelecer uma breve reflexão sobre o tema. 
id UFBA-10_801f679fe3d9a0a18602365bd50a71ec
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/16622
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO SUPERIOR E CAPITAL: QUAIS INFLUÊNCIAS? QUAIS CONSEQUÊNCIAS?Educação superior. Trabalho. Capital.Este ensaio tem por objetivo subsidiar as reflexões sobre a relação existente entre capital, trabalho e educação superior. As questões fundamentais que norteiam a discussão são: qual o papel que a educação superior tem representado no atual contexto da sociedade capitalista? Como é possível pensar uma educação superior para além dos interesses do capital? Na primeira parte do trabalho fazemos uma discussão sobre a educação superior no contexto da sociedade capitalista, em seguida realizamos alguns apontamentos sobre como é possível pensar em uma educação para além dos interesses do capital. Entendemos que o advento do capitalismo e da sociedade de classes atribuiu novos sentidos à educação, sendo que a educação superior se tornou o espaço onde a cultura e os conhecimentos são transmitidos conforme as necessidades produtivas, mantendo e alimentando o sistema capitalista. É nesse contexto contraditório das relações sociais que pretendemos estabelecer uma breve reflexão sobre o tema. Universidade Federal da Bahia2016-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1662210.9771/gmed.v8i1.16622Germinal: marxismo e educação em debate; v. 8 n. 1 (2016): CONJUNTURA, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO; 126-1352175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/16622/11681Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Andreliza Cristina2017-10-19T15:53:06Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/16622Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:53:06Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO SUPERIOR E CAPITAL: QUAIS INFLUÊNCIAS? QUAIS CONSEQUÊNCIAS?
title EDUCAÇÃO SUPERIOR E CAPITAL: QUAIS INFLUÊNCIAS? QUAIS CONSEQUÊNCIAS?
spellingShingle EDUCAÇÃO SUPERIOR E CAPITAL: QUAIS INFLUÊNCIAS? QUAIS CONSEQUÊNCIAS?
Souza, Andreliza Cristina
Educação superior. Trabalho. Capital.
title_short EDUCAÇÃO SUPERIOR E CAPITAL: QUAIS INFLUÊNCIAS? QUAIS CONSEQUÊNCIAS?
title_full EDUCAÇÃO SUPERIOR E CAPITAL: QUAIS INFLUÊNCIAS? QUAIS CONSEQUÊNCIAS?
title_fullStr EDUCAÇÃO SUPERIOR E CAPITAL: QUAIS INFLUÊNCIAS? QUAIS CONSEQUÊNCIAS?
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO SUPERIOR E CAPITAL: QUAIS INFLUÊNCIAS? QUAIS CONSEQUÊNCIAS?
title_sort EDUCAÇÃO SUPERIOR E CAPITAL: QUAIS INFLUÊNCIAS? QUAIS CONSEQUÊNCIAS?
author Souza, Andreliza Cristina
author_facet Souza, Andreliza Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Andreliza Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior. Trabalho. Capital.
topic Educação superior. Trabalho. Capital.
description Este ensaio tem por objetivo subsidiar as reflexões sobre a relação existente entre capital, trabalho e educação superior. As questões fundamentais que norteiam a discussão são: qual o papel que a educação superior tem representado no atual contexto da sociedade capitalista? Como é possível pensar uma educação superior para além dos interesses do capital? Na primeira parte do trabalho fazemos uma discussão sobre a educação superior no contexto da sociedade capitalista, em seguida realizamos alguns apontamentos sobre como é possível pensar em uma educação para além dos interesses do capital. Entendemos que o advento do capitalismo e da sociedade de classes atribuiu novos sentidos à educação, sendo que a educação superior se tornou o espaço onde a cultura e os conhecimentos são transmitidos conforme as necessidades produtivas, mantendo e alimentando o sistema capitalista. É nesse contexto contraditório das relações sociais que pretendemos estabelecer uma breve reflexão sobre o tema. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/16622
10.9771/gmed.v8i1.16622
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/16622
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v8i1.16622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/16622/11681
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 8 n. 1 (2016): CONJUNTURA, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO; 126-135
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313517126778880