CAPITALISMO, TRABALHO E EDUCAÇÃO: O CASO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Júnior, João dos Reis
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Pimenta, Alan Victor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13086
Resumo: Este texto elabora uma releitura teórica das formulações de Marx sobre Trabalho Produtivo, tendo como objetivo compreender melhor o trabalho do professor nas Instituições de Ensino Superior considerando o estágio atual do capitalismo. No contexto de emergência de novas indústrias, sob a mundialização do regime de predominância financeira, a multiplicação das formas de valorização do capital sinaliza o estratégico papel da educação e possibilita novos mecanismos de exploração da força de trabalho. Esta nova racionalidade torna a universidade parte constituinte da indústria de serviços ao modificar a natureza do trabalho docente, tomando-o como parte da cadeia do valor e a produção científica como instrumento de expropriação do saber do trabalhador e sua apropriação pelo capital.
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