A educação russa no período revolucionário: reflexões introdutórias acerca das tarefas táticas do professor hoje

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Greycianne Felix Cavalcante
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barroso, Maria Cleide da Silva, Holanda, Francisca Helena de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/42161
Resumo: Esta pesquisa traz para o centro do debate a discussão da educação russa no período revolucionário, destacando-se Krupskaia, a pedagogia socialista e a reflexão tática do professor inspirada nesse momento histórico. Para tanto, tem-se como objetivo geral: analisar a importância da educação russa na história da educação, a importância de pesquisas e análises de textos que mostrem a educação de outro tipo, como também, pensar táticas que os docentes podem utilizar para a educação. A metodologia foi constituída de um estudo teórico com revisão bibliográfica de autores citados no corpo do texto. Por fim, apresenta-se ao final do texto, após incursão histórica, a importância do papel social do professor crítico e suas possibilidades de atuação em uma prática com táticas/ações revolucionárias.
id UFBA-10_80800cd65e49978137eec72df64deed4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/42161
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling A educação russa no período revolucionário: reflexões introdutórias acerca das tarefas táticas do professor hojeeducação russarevoluçãoKrupskayaLenintáticas do professorEsta pesquisa traz para o centro do debate a discussão da educação russa no período revolucionário, destacando-se Krupskaia, a pedagogia socialista e a reflexão tática do professor inspirada nesse momento histórico. Para tanto, tem-se como objetivo geral: analisar a importância da educação russa na história da educação, a importância de pesquisas e análises de textos que mostrem a educação de outro tipo, como também, pensar táticas que os docentes podem utilizar para a educação. A metodologia foi constituída de um estudo teórico com revisão bibliográfica de autores citados no corpo do texto. Por fim, apresenta-se ao final do texto, após incursão histórica, a importância do papel social do professor crítico e suas possibilidades de atuação em uma prática com táticas/ações revolucionárias.Universidade Federal da Bahia2021-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/4216110.9771/gmed.v13i2.42161Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 2 (2021): Marxismo e a questão ambiental; 819-8322175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/42161/25254Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLuz, Greycianne Felix CavalcanteBarroso, Maria Cleide da SilvaHolanda, Francisca Helena de Oliveira2021-11-28T23:06:22Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/42161Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-11-28T23:06:22Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação russa no período revolucionário: reflexões introdutórias acerca das tarefas táticas do professor hoje
title A educação russa no período revolucionário: reflexões introdutórias acerca das tarefas táticas do professor hoje
spellingShingle A educação russa no período revolucionário: reflexões introdutórias acerca das tarefas táticas do professor hoje
Luz, Greycianne Felix Cavalcante
educação russa
revolução
Krupskaya
Lenin
táticas do professor
title_short A educação russa no período revolucionário: reflexões introdutórias acerca das tarefas táticas do professor hoje
title_full A educação russa no período revolucionário: reflexões introdutórias acerca das tarefas táticas do professor hoje
title_fullStr A educação russa no período revolucionário: reflexões introdutórias acerca das tarefas táticas do professor hoje
title_full_unstemmed A educação russa no período revolucionário: reflexões introdutórias acerca das tarefas táticas do professor hoje
title_sort A educação russa no período revolucionário: reflexões introdutórias acerca das tarefas táticas do professor hoje
author Luz, Greycianne Felix Cavalcante
author_facet Luz, Greycianne Felix Cavalcante
Barroso, Maria Cleide da Silva
Holanda, Francisca Helena de Oliveira
author_role author
author2 Barroso, Maria Cleide da Silva
Holanda, Francisca Helena de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Greycianne Felix Cavalcante
Barroso, Maria Cleide da Silva
Holanda, Francisca Helena de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv educação russa
revolução
Krupskaya
Lenin
táticas do professor
topic educação russa
revolução
Krupskaya
Lenin
táticas do professor
description Esta pesquisa traz para o centro do debate a discussão da educação russa no período revolucionário, destacando-se Krupskaia, a pedagogia socialista e a reflexão tática do professor inspirada nesse momento histórico. Para tanto, tem-se como objetivo geral: analisar a importância da educação russa na história da educação, a importância de pesquisas e análises de textos que mostrem a educação de outro tipo, como também, pensar táticas que os docentes podem utilizar para a educação. A metodologia foi constituída de um estudo teórico com revisão bibliográfica de autores citados no corpo do texto. Por fim, apresenta-se ao final do texto, após incursão histórica, a importância do papel social do professor crítico e suas possibilidades de atuação em uma prática com táticas/ações revolucionárias.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/42161
10.9771/gmed.v13i2.42161
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/42161
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v13i2.42161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/42161/25254
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 2 (2021): Marxismo e a questão ambiental; 819-832
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313518769897472