A educação russa no período revolucionário: reflexões introdutórias acerca das tarefas táticas do professor hoje
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/42161 |
Resumo: | Esta pesquisa traz para o centro do debate a discussão da educação russa no período revolucionário, destacando-se Krupskaia, a pedagogia socialista e a reflexão tática do professor inspirada nesse momento histórico. Para tanto, tem-se como objetivo geral: analisar a importância da educação russa na história da educação, a importância de pesquisas e análises de textos que mostrem a educação de outro tipo, como também, pensar táticas que os docentes podem utilizar para a educação. A metodologia foi constituída de um estudo teórico com revisão bibliográfica de autores citados no corpo do texto. Por fim, apresenta-se ao final do texto, após incursão histórica, a importância do papel social do professor crítico e suas possibilidades de atuação em uma prática com táticas/ações revolucionárias. |
id |
UFBA-10_80800cd65e49978137eec72df64deed4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/42161 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação russa no período revolucionário: reflexões introdutórias acerca das tarefas táticas do professor hojeeducação russarevoluçãoKrupskayaLenintáticas do professorEsta pesquisa traz para o centro do debate a discussão da educação russa no período revolucionário, destacando-se Krupskaia, a pedagogia socialista e a reflexão tática do professor inspirada nesse momento histórico. Para tanto, tem-se como objetivo geral: analisar a importância da educação russa na história da educação, a importância de pesquisas e análises de textos que mostrem a educação de outro tipo, como também, pensar táticas que os docentes podem utilizar para a educação. A metodologia foi constituída de um estudo teórico com revisão bibliográfica de autores citados no corpo do texto. Por fim, apresenta-se ao final do texto, após incursão histórica, a importância do papel social do professor crítico e suas possibilidades de atuação em uma prática com táticas/ações revolucionárias.Universidade Federal da Bahia2021-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/4216110.9771/gmed.v13i2.42161Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 2 (2021): Marxismo e a questão ambiental; 819-8322175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/42161/25254Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLuz, Greycianne Felix CavalcanteBarroso, Maria Cleide da SilvaHolanda, Francisca Helena de Oliveira2021-11-28T23:06:22Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/42161Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-11-28T23:06:22Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação russa no período revolucionário: reflexões introdutórias acerca das tarefas táticas do professor hoje |
title |
A educação russa no período revolucionário: reflexões introdutórias acerca das tarefas táticas do professor hoje |
spellingShingle |
A educação russa no período revolucionário: reflexões introdutórias acerca das tarefas táticas do professor hoje Luz, Greycianne Felix Cavalcante educação russa revolução Krupskaya Lenin táticas do professor |
title_short |
A educação russa no período revolucionário: reflexões introdutórias acerca das tarefas táticas do professor hoje |
title_full |
A educação russa no período revolucionário: reflexões introdutórias acerca das tarefas táticas do professor hoje |
title_fullStr |
A educação russa no período revolucionário: reflexões introdutórias acerca das tarefas táticas do professor hoje |
title_full_unstemmed |
A educação russa no período revolucionário: reflexões introdutórias acerca das tarefas táticas do professor hoje |
title_sort |
A educação russa no período revolucionário: reflexões introdutórias acerca das tarefas táticas do professor hoje |
author |
Luz, Greycianne Felix Cavalcante |
author_facet |
Luz, Greycianne Felix Cavalcante Barroso, Maria Cleide da Silva Holanda, Francisca Helena de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Barroso, Maria Cleide da Silva Holanda, Francisca Helena de Oliveira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luz, Greycianne Felix Cavalcante Barroso, Maria Cleide da Silva Holanda, Francisca Helena de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação russa revolução Krupskaya Lenin táticas do professor |
topic |
educação russa revolução Krupskaya Lenin táticas do professor |
description |
Esta pesquisa traz para o centro do debate a discussão da educação russa no período revolucionário, destacando-se Krupskaia, a pedagogia socialista e a reflexão tática do professor inspirada nesse momento histórico. Para tanto, tem-se como objetivo geral: analisar a importância da educação russa na história da educação, a importância de pesquisas e análises de textos que mostrem a educação de outro tipo, como também, pensar táticas que os docentes podem utilizar para a educação. A metodologia foi constituída de um estudo teórico com revisão bibliográfica de autores citados no corpo do texto. Por fim, apresenta-se ao final do texto, após incursão histórica, a importância do papel social do professor crítico e suas possibilidades de atuação em uma prática com táticas/ações revolucionárias. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/42161 10.9771/gmed.v13i2.42161 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/42161 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v13i2.42161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/42161/25254 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 2 (2021): Marxismo e a questão ambiental; 819-832 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313518769897472 |