Trabalho, linguagem e o processo de humanização do homem: a influência de Engels para a psicologia histórico-cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes Junior, Antonio Dário
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gonçalves, Ruth Maria de Paula, Moraes, Betânea Moreira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/39116
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar a apropriação feita, dentro da Psicologia Histórico-Cultural, das categorias trabalho e linguagem, evidenciando como estas atuam no processo de humanização do homem. Trata-se de um estudo de natureza teórica, realizado mediante pesquisa bibliográfica, sendo dividido em dois momentos. No primeiro, iremos sinalizar o aspecto da essência humana dentro do arcabouço teórico marxiano e engelsiano para, no segundo momento, ressaltar a influência destes autores na perspectiva de humanização proposta pela Escola de Vigotski.
id UFBA-10_80bc6b0e7f76d5ec61ce5ab959d6f4d6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/39116
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Trabalho, linguagem e o processo de humanização do homem: a influência de Engels para a psicologia histórico-culturalTrabalhoLinguagemHumanizaçãoEngelsEscola de VigotskiO presente estudo tem por objetivo analisar a apropriação feita, dentro da Psicologia Histórico-Cultural, das categorias trabalho e linguagem, evidenciando como estas atuam no processo de humanização do homem. Trata-se de um estudo de natureza teórica, realizado mediante pesquisa bibliográfica, sendo dividido em dois momentos. No primeiro, iremos sinalizar o aspecto da essência humana dentro do arcabouço teórico marxiano e engelsiano para, no segundo momento, ressaltar a influência destes autores na perspectiva de humanização proposta pela Escola de Vigotski.Universidade Federal da Bahia2021-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisa Bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/3911610.9771/gmed.v13i1.39116Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 1 (2021): Determinações do capital, empresariamento e educação pública no Brasil; 492-5032175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/39116/24628Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes Junior, Antonio DárioGonçalves, Ruth Maria de PaulaMoraes, Betânea Moreira de2021-05-05T03:36:41Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/39116Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-05-05T03:36:41Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho, linguagem e o processo de humanização do homem: a influência de Engels para a psicologia histórico-cultural
title Trabalho, linguagem e o processo de humanização do homem: a influência de Engels para a psicologia histórico-cultural
spellingShingle Trabalho, linguagem e o processo de humanização do homem: a influência de Engels para a psicologia histórico-cultural
Lopes Junior, Antonio Dário
Trabalho
Linguagem
Humanização
Engels
Escola de Vigotski
title_short Trabalho, linguagem e o processo de humanização do homem: a influência de Engels para a psicologia histórico-cultural
title_full Trabalho, linguagem e o processo de humanização do homem: a influência de Engels para a psicologia histórico-cultural
title_fullStr Trabalho, linguagem e o processo de humanização do homem: a influência de Engels para a psicologia histórico-cultural
title_full_unstemmed Trabalho, linguagem e o processo de humanização do homem: a influência de Engels para a psicologia histórico-cultural
title_sort Trabalho, linguagem e o processo de humanização do homem: a influência de Engels para a psicologia histórico-cultural
author Lopes Junior, Antonio Dário
author_facet Lopes Junior, Antonio Dário
Gonçalves, Ruth Maria de Paula
Moraes, Betânea Moreira de
author_role author
author2 Gonçalves, Ruth Maria de Paula
Moraes, Betânea Moreira de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes Junior, Antonio Dário
Gonçalves, Ruth Maria de Paula
Moraes, Betânea Moreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho
Linguagem
Humanização
Engels
Escola de Vigotski
topic Trabalho
Linguagem
Humanização
Engels
Escola de Vigotski
description O presente estudo tem por objetivo analisar a apropriação feita, dentro da Psicologia Histórico-Cultural, das categorias trabalho e linguagem, evidenciando como estas atuam no processo de humanização do homem. Trata-se de um estudo de natureza teórica, realizado mediante pesquisa bibliográfica, sendo dividido em dois momentos. No primeiro, iremos sinalizar o aspecto da essência humana dentro do arcabouço teórico marxiano e engelsiano para, no segundo momento, ressaltar a influência destes autores na perspectiva de humanização proposta pela Escola de Vigotski.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Pesquisa Bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/39116
10.9771/gmed.v13i1.39116
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/39116
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v13i1.39116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/39116/24628
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 1 (2021): Determinações do capital, empresariamento e educação pública no Brasil; 492-503
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313518752071680