Trabalho, linguagem e o processo de humanização do homem: a influência de Engels para a psicologia histórico-cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/39116 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo analisar a apropriação feita, dentro da Psicologia Histórico-Cultural, das categorias trabalho e linguagem, evidenciando como estas atuam no processo de humanização do homem. Trata-se de um estudo de natureza teórica, realizado mediante pesquisa bibliográfica, sendo dividido em dois momentos. No primeiro, iremos sinalizar o aspecto da essência humana dentro do arcabouço teórico marxiano e engelsiano para, no segundo momento, ressaltar a influência destes autores na perspectiva de humanização proposta pela Escola de Vigotski. |
id |
UFBA-10_80bc6b0e7f76d5ec61ce5ab959d6f4d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/39116 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Trabalho, linguagem e o processo de humanização do homem: a influência de Engels para a psicologia histórico-culturalTrabalhoLinguagemHumanizaçãoEngelsEscola de VigotskiO presente estudo tem por objetivo analisar a apropriação feita, dentro da Psicologia Histórico-Cultural, das categorias trabalho e linguagem, evidenciando como estas atuam no processo de humanização do homem. Trata-se de um estudo de natureza teórica, realizado mediante pesquisa bibliográfica, sendo dividido em dois momentos. No primeiro, iremos sinalizar o aspecto da essência humana dentro do arcabouço teórico marxiano e engelsiano para, no segundo momento, ressaltar a influência destes autores na perspectiva de humanização proposta pela Escola de Vigotski.Universidade Federal da Bahia2021-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisa Bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/3911610.9771/gmed.v13i1.39116Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 1 (2021): Determinações do capital, empresariamento e educação pública no Brasil; 492-5032175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/39116/24628Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes Junior, Antonio DárioGonçalves, Ruth Maria de PaulaMoraes, Betânea Moreira de2021-05-05T03:36:41Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/39116Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-05-05T03:36:41Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trabalho, linguagem e o processo de humanização do homem: a influência de Engels para a psicologia histórico-cultural |
title |
Trabalho, linguagem e o processo de humanização do homem: a influência de Engels para a psicologia histórico-cultural |
spellingShingle |
Trabalho, linguagem e o processo de humanização do homem: a influência de Engels para a psicologia histórico-cultural Lopes Junior, Antonio Dário Trabalho Linguagem Humanização Engels Escola de Vigotski |
title_short |
Trabalho, linguagem e o processo de humanização do homem: a influência de Engels para a psicologia histórico-cultural |
title_full |
Trabalho, linguagem e o processo de humanização do homem: a influência de Engels para a psicologia histórico-cultural |
title_fullStr |
Trabalho, linguagem e o processo de humanização do homem: a influência de Engels para a psicologia histórico-cultural |
title_full_unstemmed |
Trabalho, linguagem e o processo de humanização do homem: a influência de Engels para a psicologia histórico-cultural |
title_sort |
Trabalho, linguagem e o processo de humanização do homem: a influência de Engels para a psicologia histórico-cultural |
author |
Lopes Junior, Antonio Dário |
author_facet |
Lopes Junior, Antonio Dário Gonçalves, Ruth Maria de Paula Moraes, Betânea Moreira de |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Ruth Maria de Paula Moraes, Betânea Moreira de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes Junior, Antonio Dário Gonçalves, Ruth Maria de Paula Moraes, Betânea Moreira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho Linguagem Humanização Engels Escola de Vigotski |
topic |
Trabalho Linguagem Humanização Engels Escola de Vigotski |
description |
O presente estudo tem por objetivo analisar a apropriação feita, dentro da Psicologia Histórico-Cultural, das categorias trabalho e linguagem, evidenciando como estas atuam no processo de humanização do homem. Trata-se de um estudo de natureza teórica, realizado mediante pesquisa bibliográfica, sendo dividido em dois momentos. No primeiro, iremos sinalizar o aspecto da essência humana dentro do arcabouço teórico marxiano e engelsiano para, no segundo momento, ressaltar a influência destes autores na perspectiva de humanização proposta pela Escola de Vigotski. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Pesquisa Bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/39116 10.9771/gmed.v13i1.39116 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/39116 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v13i1.39116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/39116/24628 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 1 (2021): Determinações do capital, empresariamento e educação pública no Brasil; 492-503 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313518752071680 |