Educação em tempos de pandemia e o fortalecimento da educação a distância no ensino superior: as oportunidades do lucrativo mercado educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43565 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar os dados sobre a expansão Educação a Distância (EAD) nos cursos de graduação, com ênfase nas licenciaturas. Entende-se que o debate acerca da formação de intelectuais organizadores da cultura está, cada vez mais, disputado pelas bases econômicas e seus aparelhos privados de hegemonia. No atual cenário de pandemia, observa-se o avanço de propostas educacionais que seguem a tendência de massificação da EAD. Essa tendência se acentou mesmo antes da pandemia, quando houve um crescimento robusto das modalidades de EAD nos cursos de licenciaturas (públicas e privadas) pelo país. |
id |
UFBA-10_815218cef574cf1070dfd599f76d35b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/43565 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação em tempos de pandemia e o fortalecimento da educação a distância no ensino superior: as oportunidades do lucrativo mercado educacionalEducação SuperiorEducação a DistânciaFinanceirização da EducaçãoPandemiaFormação de ProfessoresEste artigo tem como objetivo analisar os dados sobre a expansão Educação a Distância (EAD) nos cursos de graduação, com ênfase nas licenciaturas. Entende-se que o debate acerca da formação de intelectuais organizadores da cultura está, cada vez mais, disputado pelas bases econômicas e seus aparelhos privados de hegemonia. No atual cenário de pandemia, observa-se o avanço de propostas educacionais que seguem a tendência de massificação da EAD. Essa tendência se acentou mesmo antes da pandemia, quando houve um crescimento robusto das modalidades de EAD nos cursos de licenciaturas (públicas e privadas) pelo país.Universidade Federal da Bahia2021-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudos Conjunturaisapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/4356510.9771/gmed.v13i1.43565Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 1 (2021): Determinações do capital, empresariamento e educação pública no Brasil; 258-2762175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43565/24613Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Luciane da Silvada Cruz, Andreia Gomes2021-05-05T03:36:41Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/43565Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-05-05T03:36:41Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em tempos de pandemia e o fortalecimento da educação a distância no ensino superior: as oportunidades do lucrativo mercado educacional |
title |
Educação em tempos de pandemia e o fortalecimento da educação a distância no ensino superior: as oportunidades do lucrativo mercado educacional |
spellingShingle |
Educação em tempos de pandemia e o fortalecimento da educação a distância no ensino superior: as oportunidades do lucrativo mercado educacional Nascimento, Luciane da Silva Educação Superior Educação a Distância Financeirização da Educação Pandemia Formação de Professores |
title_short |
Educação em tempos de pandemia e o fortalecimento da educação a distância no ensino superior: as oportunidades do lucrativo mercado educacional |
title_full |
Educação em tempos de pandemia e o fortalecimento da educação a distância no ensino superior: as oportunidades do lucrativo mercado educacional |
title_fullStr |
Educação em tempos de pandemia e o fortalecimento da educação a distância no ensino superior: as oportunidades do lucrativo mercado educacional |
title_full_unstemmed |
Educação em tempos de pandemia e o fortalecimento da educação a distância no ensino superior: as oportunidades do lucrativo mercado educacional |
title_sort |
Educação em tempos de pandemia e o fortalecimento da educação a distância no ensino superior: as oportunidades do lucrativo mercado educacional |
author |
Nascimento, Luciane da Silva |
author_facet |
Nascimento, Luciane da Silva da Cruz, Andreia Gomes |
author_role |
author |
author2 |
da Cruz, Andreia Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Luciane da Silva da Cruz, Andreia Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior Educação a Distância Financeirização da Educação Pandemia Formação de Professores |
topic |
Educação Superior Educação a Distância Financeirização da Educação Pandemia Formação de Professores |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar os dados sobre a expansão Educação a Distância (EAD) nos cursos de graduação, com ênfase nas licenciaturas. Entende-se que o debate acerca da formação de intelectuais organizadores da cultura está, cada vez mais, disputado pelas bases econômicas e seus aparelhos privados de hegemonia. No atual cenário de pandemia, observa-se o avanço de propostas educacionais que seguem a tendência de massificação da EAD. Essa tendência se acentou mesmo antes da pandemia, quando houve um crescimento robusto das modalidades de EAD nos cursos de licenciaturas (públicas e privadas) pelo país. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudos Conjunturais |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43565 10.9771/gmed.v13i1.43565 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43565 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v13i1.43565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43565/24613 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 1 (2021): Determinações do capital, empresariamento e educação pública no Brasil; 258-276 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313518801354752 |