Educação em tempos de pandemia e o fortalecimento da educação a distância no ensino superior: as oportunidades do lucrativo mercado educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Luciane da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Cruz, Andreia Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43565
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar os dados sobre a expansão Educação a Distância (EAD) nos cursos de graduação, com ênfase nas licenciaturas. Entende-se que o debate acerca da formação de intelectuais organizadores da cultura está, cada vez mais, disputado pelas bases econômicas e seus aparelhos privados de hegemonia. No atual cenário de pandemia, observa-se o avanço de propostas educacionais que seguem a tendência de massificação da EAD. Essa tendência se acentou mesmo antes da pandemia, quando houve um crescimento robusto das modalidades de EAD nos cursos de licenciaturas (públicas e privadas) pelo país.
id UFBA-10_815218cef574cf1070dfd599f76d35b5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/43565
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Educação em tempos de pandemia e o fortalecimento da educação a distância no ensino superior: as oportunidades do lucrativo mercado educacionalEducação SuperiorEducação a DistânciaFinanceirização da EducaçãoPandemiaFormação de ProfessoresEste artigo tem como objetivo analisar os dados sobre a expansão Educação a Distância (EAD) nos cursos de graduação, com ênfase nas licenciaturas. Entende-se que o debate acerca da formação de intelectuais organizadores da cultura está, cada vez mais, disputado pelas bases econômicas e seus aparelhos privados de hegemonia. No atual cenário de pandemia, observa-se o avanço de propostas educacionais que seguem a tendência de massificação da EAD. Essa tendência se acentou mesmo antes da pandemia, quando houve um crescimento robusto das modalidades de EAD nos cursos de licenciaturas (públicas e privadas) pelo país.Universidade Federal da Bahia2021-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudos Conjunturaisapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/4356510.9771/gmed.v13i1.43565Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 1 (2021): Determinações do capital, empresariamento e educação pública no Brasil; 258-2762175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43565/24613Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Luciane da Silvada Cruz, Andreia Gomes2021-05-05T03:36:41Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/43565Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-05-05T03:36:41Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em tempos de pandemia e o fortalecimento da educação a distância no ensino superior: as oportunidades do lucrativo mercado educacional
title Educação em tempos de pandemia e o fortalecimento da educação a distância no ensino superior: as oportunidades do lucrativo mercado educacional
spellingShingle Educação em tempos de pandemia e o fortalecimento da educação a distância no ensino superior: as oportunidades do lucrativo mercado educacional
Nascimento, Luciane da Silva
Educação Superior
Educação a Distância
Financeirização da Educação
Pandemia
Formação de Professores
title_short Educação em tempos de pandemia e o fortalecimento da educação a distância no ensino superior: as oportunidades do lucrativo mercado educacional
title_full Educação em tempos de pandemia e o fortalecimento da educação a distância no ensino superior: as oportunidades do lucrativo mercado educacional
title_fullStr Educação em tempos de pandemia e o fortalecimento da educação a distância no ensino superior: as oportunidades do lucrativo mercado educacional
title_full_unstemmed Educação em tempos de pandemia e o fortalecimento da educação a distância no ensino superior: as oportunidades do lucrativo mercado educacional
title_sort Educação em tempos de pandemia e o fortalecimento da educação a distância no ensino superior: as oportunidades do lucrativo mercado educacional
author Nascimento, Luciane da Silva
author_facet Nascimento, Luciane da Silva
da Cruz, Andreia Gomes
author_role author
author2 da Cruz, Andreia Gomes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Luciane da Silva
da Cruz, Andreia Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Educação a Distância
Financeirização da Educação
Pandemia
Formação de Professores
topic Educação Superior
Educação a Distância
Financeirização da Educação
Pandemia
Formação de Professores
description Este artigo tem como objetivo analisar os dados sobre a expansão Educação a Distância (EAD) nos cursos de graduação, com ênfase nas licenciaturas. Entende-se que o debate acerca da formação de intelectuais organizadores da cultura está, cada vez mais, disputado pelas bases econômicas e seus aparelhos privados de hegemonia. No atual cenário de pandemia, observa-se o avanço de propostas educacionais que seguem a tendência de massificação da EAD. Essa tendência se acentou mesmo antes da pandemia, quando houve um crescimento robusto das modalidades de EAD nos cursos de licenciaturas (públicas e privadas) pelo país.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudos Conjunturais
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43565
10.9771/gmed.v13i1.43565
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43565
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v13i1.43565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/43565/24613
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 1 (2021): Determinações do capital, empresariamento e educação pública no Brasil; 258-276
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313518801354752