O legado conceitual da Teoria Histórico-Cultural no pensamento de Carl Ratner: entrevista ao laboratório de Psicologia Histórico-Cultural da Universidade Estadual de Maringá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/54182 |
Resumo: | O presente texto representa o trabalho de formação de protagonistas na Psicologia Histórico-Cultural. Este protagonismo se inicia com a formação de alunos do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá que participam do Laboratório de Psicologia Histórico-Cultural, um projeto de ensino e extensão, em que os professores coordenadores mobilizam ações formativas para os futuros profissionais. Com fundamentos no materialismo histórico-dialético, é proporcionado aos alunos processos de autogestão e desenvolvimento de ações em que a prática-teórica metodológica se faz presente. Nesse caminho, uma das ações que se sobressai é a administração do legado de conhecimentos produzidos por diferentes autores consagrados na Psicologia Histórico-Cultural mediante a produção de entrevistas sobre os caminhos produtivos desses autores. Este texto apresenta o resultado do trabalho teórico e conceitual produzido pelo prof. Carl Ratner, durante entrevista produzida e gerida pelos alunos do laboratório. Pretende-se, dessa forma, manter viva a produção e a memória desses grandes pensadores da teoria. |
id |
UFBA-10_85a4878016973a758408c7d805cbe0d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/54182 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
O legado conceitual da Teoria Histórico-Cultural no pensamento de Carl Ratner: entrevista ao laboratório de Psicologia Histórico-Cultural da Universidade Estadual de MaringáPsicologia Histórico-CulturalMaterialismo Histórico-DialéticoFormação OmnilateralO presente texto representa o trabalho de formação de protagonistas na Psicologia Histórico-Cultural. Este protagonismo se inicia com a formação de alunos do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá que participam do Laboratório de Psicologia Histórico-Cultural, um projeto de ensino e extensão, em que os professores coordenadores mobilizam ações formativas para os futuros profissionais. Com fundamentos no materialismo histórico-dialético, é proporcionado aos alunos processos de autogestão e desenvolvimento de ações em que a prática-teórica metodológica se faz presente. Nesse caminho, uma das ações que se sobressai é a administração do legado de conhecimentos produzidos por diferentes autores consagrados na Psicologia Histórico-Cultural mediante a produção de entrevistas sobre os caminhos produtivos desses autores. Este texto apresenta o resultado do trabalho teórico e conceitual produzido pelo prof. Carl Ratner, durante entrevista produzida e gerida pelos alunos do laboratório. Pretende-se, dessa forma, manter viva a produção e a memória desses grandes pensadores da teoria.Universidade Federal da Bahia2023-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEntrevista encomendadaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/5418210.9771/gmed.v15i1.54182Germinal: marxismo e educação em debate; v. 15 n. 1 (2023): Psicologia, educação e marxismo; 14-292175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/54182/29004Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessWolff Mendonça, FernandoHenrique, Eduarda Martins Hernandes, Julia Ratner, Carl2023-05-01T01:36:20Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/54182Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2023-05-01T01:36:20Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O legado conceitual da Teoria Histórico-Cultural no pensamento de Carl Ratner: entrevista ao laboratório de Psicologia Histórico-Cultural da Universidade Estadual de Maringá |
title |
O legado conceitual da Teoria Histórico-Cultural no pensamento de Carl Ratner: entrevista ao laboratório de Psicologia Histórico-Cultural da Universidade Estadual de Maringá |
spellingShingle |
O legado conceitual da Teoria Histórico-Cultural no pensamento de Carl Ratner: entrevista ao laboratório de Psicologia Histórico-Cultural da Universidade Estadual de Maringá Wolff Mendonça, Fernando Psicologia Histórico-Cultural Materialismo Histórico-Dialético Formação Omnilateral |
title_short |
O legado conceitual da Teoria Histórico-Cultural no pensamento de Carl Ratner: entrevista ao laboratório de Psicologia Histórico-Cultural da Universidade Estadual de Maringá |
title_full |
O legado conceitual da Teoria Histórico-Cultural no pensamento de Carl Ratner: entrevista ao laboratório de Psicologia Histórico-Cultural da Universidade Estadual de Maringá |
title_fullStr |
O legado conceitual da Teoria Histórico-Cultural no pensamento de Carl Ratner: entrevista ao laboratório de Psicologia Histórico-Cultural da Universidade Estadual de Maringá |
title_full_unstemmed |
O legado conceitual da Teoria Histórico-Cultural no pensamento de Carl Ratner: entrevista ao laboratório de Psicologia Histórico-Cultural da Universidade Estadual de Maringá |
title_sort |
O legado conceitual da Teoria Histórico-Cultural no pensamento de Carl Ratner: entrevista ao laboratório de Psicologia Histórico-Cultural da Universidade Estadual de Maringá |
author |
Wolff Mendonça, Fernando |
author_facet |
Wolff Mendonça, Fernando Henrique, Eduarda Martins Hernandes, Julia Ratner, Carl |
author_role |
author |
author2 |
Henrique, Eduarda Martins Hernandes, Julia Ratner, Carl |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wolff Mendonça, Fernando Henrique, Eduarda Martins Hernandes, Julia Ratner, Carl |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Histórico-Cultural Materialismo Histórico-Dialético Formação Omnilateral |
topic |
Psicologia Histórico-Cultural Materialismo Histórico-Dialético Formação Omnilateral |
description |
O presente texto representa o trabalho de formação de protagonistas na Psicologia Histórico-Cultural. Este protagonismo se inicia com a formação de alunos do curso de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá que participam do Laboratório de Psicologia Histórico-Cultural, um projeto de ensino e extensão, em que os professores coordenadores mobilizam ações formativas para os futuros profissionais. Com fundamentos no materialismo histórico-dialético, é proporcionado aos alunos processos de autogestão e desenvolvimento de ações em que a prática-teórica metodológica se faz presente. Nesse caminho, uma das ações que se sobressai é a administração do legado de conhecimentos produzidos por diferentes autores consagrados na Psicologia Histórico-Cultural mediante a produção de entrevistas sobre os caminhos produtivos desses autores. Este texto apresenta o resultado do trabalho teórico e conceitual produzido pelo prof. Carl Ratner, durante entrevista produzida e gerida pelos alunos do laboratório. Pretende-se, dessa forma, manter viva a produção e a memória desses grandes pensadores da teoria. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Entrevista encomendada |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/54182 10.9771/gmed.v15i1.54182 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/54182 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v15i1.54182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/54182/29004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 15 n. 1 (2023): Psicologia, educação e marxismo; 14-29 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313515354685440 |