Emancipação e educação em Boaventura de Sousa Santos: uma análise a partir de uma perspectiva marxista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Fernanda Bartoly Gonçalves de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
DOI: 10.9771/gmed.v14i3.50013
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/50013
Resumo: Propõe-se uma análise da compreensão de emancipação a partir das contribuições de Boaventura de Sousa Santos, com foco em sua inserção no contexto do desenvolvimento de processos educacionais, problematizando-a à luz da teoria marxiana. Realiza-se, assim, um levantamento das obras de Santos que tratam dessa temática. Conclui-se que a perspectiva de Santos, apesar de perceber a problemática social capitalista, por focar no desenvolvimento subjetivo para o alcance da emancipação, acaba por realizar uma proposta reformista. Porém, considera-se relevante elencar as contribuições da perspectiva de Santos para se pensar, estrategicamente, uma educação que possa contribuir para o processo de emancipação humana.
id UFBA-10_87d4a46fa17b372666e2dfa34d083fc9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/50013
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
spelling Emancipação e educação em Boaventura de Sousa Santos: uma análise a partir de uma perspectiva marxistaEmancipação.Conhecimento.Capitalismo.Concepção pós-moderna.Educação.Propõe-se uma análise da compreensão de emancipação a partir das contribuições de Boaventura de Sousa Santos, com foco em sua inserção no contexto do desenvolvimento de processos educacionais, problematizando-a à luz da teoria marxiana. Realiza-se, assim, um levantamento das obras de Santos que tratam dessa temática. Conclui-se que a perspectiva de Santos, apesar de perceber a problemática social capitalista, por focar no desenvolvimento subjetivo para o alcance da emancipação, acaba por realizar uma proposta reformista. Porém, considera-se relevante elencar as contribuições da perspectiva de Santos para se pensar, estrategicamente, uma educação que possa contribuir para o processo de emancipação humana.Universidade Federal da Bahia2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/5001310.9771/gmed.v14i3.50013Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 329-3452175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/50013/28280Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Fernanda Bartoly Gonçalves de2022-12-30T02:09:25Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/50013Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2022-12-30T02:09:25Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Emancipação e educação em Boaventura de Sousa Santos: uma análise a partir de uma perspectiva marxista
title Emancipação e educação em Boaventura de Sousa Santos: uma análise a partir de uma perspectiva marxista
spellingShingle Emancipação e educação em Boaventura de Sousa Santos: uma análise a partir de uma perspectiva marxista
Emancipação e educação em Boaventura de Sousa Santos: uma análise a partir de uma perspectiva marxista
Lima, Fernanda Bartoly Gonçalves de
Emancipação.
Conhecimento.
Capitalismo.
Concepção pós-moderna.
Educação.
Lima, Fernanda Bartoly Gonçalves de
Emancipação.
Conhecimento.
Capitalismo.
Concepção pós-moderna.
Educação.
title_short Emancipação e educação em Boaventura de Sousa Santos: uma análise a partir de uma perspectiva marxista
title_full Emancipação e educação em Boaventura de Sousa Santos: uma análise a partir de uma perspectiva marxista
title_fullStr Emancipação e educação em Boaventura de Sousa Santos: uma análise a partir de uma perspectiva marxista
Emancipação e educação em Boaventura de Sousa Santos: uma análise a partir de uma perspectiva marxista
title_full_unstemmed Emancipação e educação em Boaventura de Sousa Santos: uma análise a partir de uma perspectiva marxista
Emancipação e educação em Boaventura de Sousa Santos: uma análise a partir de uma perspectiva marxista
title_sort Emancipação e educação em Boaventura de Sousa Santos: uma análise a partir de uma perspectiva marxista
author Lima, Fernanda Bartoly Gonçalves de
author_facet Lima, Fernanda Bartoly Gonçalves de
Lima, Fernanda Bartoly Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Fernanda Bartoly Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Emancipação.
Conhecimento.
Capitalismo.
Concepção pós-moderna.
Educação.
topic Emancipação.
Conhecimento.
Capitalismo.
Concepção pós-moderna.
Educação.
description Propõe-se uma análise da compreensão de emancipação a partir das contribuições de Boaventura de Sousa Santos, com foco em sua inserção no contexto do desenvolvimento de processos educacionais, problematizando-a à luz da teoria marxiana. Realiza-se, assim, um levantamento das obras de Santos que tratam dessa temática. Conclui-se que a perspectiva de Santos, apesar de perceber a problemática social capitalista, por focar no desenvolvimento subjetivo para o alcance da emancipação, acaba por realizar uma proposta reformista. Porém, considera-se relevante elencar as contribuições da perspectiva de Santos para se pensar, estrategicamente, uma educação que possa contribuir para o processo de emancipação humana.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/50013
10.9771/gmed.v14i3.50013
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/50013
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v14i3.50013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/50013/28280
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 329-345
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1822181196394659840
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.9771/gmed.v14i3.50013