O empoderamento e a subversão: a cultura corporal e autoafirmação das(os) estudantes negras(os) na escola
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/36361 |
Resumo: | Neste trabalho, busca-se refletir de que modo o desenvolvimento das aulas de Educação Física pode dialogar com a Lei 10693/03. Para tanto, o relato exposto apresenta como os estudantes se comportaram ao se apropriarem dos conhecimentos desenvolvidos nas aulas de Educação Física. O trabalho aborda elementos de uma prática pedagógica desenvolvido no âmbito de uma escola pública, a prática pedagógica foi desenvolvida com base em uma perspectiva crítica de ensino. Portanto, o objetivo é notificar a prática pedagógica que teve como conteúdos os elementos da cultura corporal de matriz africana. Por meio desse estudo, foi possível confirmar que a Educação Física, deve propor suas ações com base na Lei 10.693/03, pois a sua especificidade se relaciona de forma direta com a função social da escola. |
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O empoderamento e a subversão: a cultura corporal e autoafirmação das(os) estudantes negras(os) na escolaEducação FísicaCultura CorporalEmpoderamentoNeste trabalho, busca-se refletir de que modo o desenvolvimento das aulas de Educação Física pode dialogar com a Lei 10693/03. Para tanto, o relato exposto apresenta como os estudantes se comportaram ao se apropriarem dos conhecimentos desenvolvidos nas aulas de Educação Física. O trabalho aborda elementos de uma prática pedagógica desenvolvido no âmbito de uma escola pública, a prática pedagógica foi desenvolvida com base em uma perspectiva crítica de ensino. Portanto, o objetivo é notificar a prática pedagógica que teve como conteúdos os elementos da cultura corporal de matriz africana. Por meio desse estudo, foi possível confirmar que a Educação Física, deve propor suas ações com base na Lei 10.693/03, pois a sua especificidade se relaciona de forma direta com a função social da escola.Universidade Federal da Bahia2020-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/3636110.9771/gmed.v12i1.36361Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 1 (2020): Marxismo – a contribuição das mulheres; 379-3882175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/36361/21834Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Marlon Messias SantanaCarvalho, Sebastião Carlos dos Santos2020-08-16T23:55:05Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/36361Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2020-08-16T23:55:05Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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