Os diversos aspectos da cultura corporal na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13159 |
Resumo: | É importante analisar a atual cultura corporal de movimento em complemento do histórico de acontecimentos nas instituições (antigas) voltadas para tal. O objetivo desse estudo foi explanar sobre a cultura corporal escolar atual, analisando o histórico das primeiras instituições voltadas a prática de atividade física e revisando seus benefícios na sociedade. Esse estudo é caracterizado como uma revisão de literatura, utilizando o banco de dados tais como: Google Acadêmico e SciELO para a obtenção dos artigos, por meio de leitura exploratória, seletiva, analítica e interpretativa acerca dos artigos escolhidos. A cultura corporal é entendida como uma “sub-cultura”, que aborda os mais diversos costumes corporais, visíveis e invisíveis, que hoje em dia tem um papel fundamental no campo físico e psicossocial, mas que podem ser influenciadas pela mídia, podendo causar malefícios para aqueles que a seguem. Entre os séculos XVII, XVIII e XIX podemos ver as práticas corporais com base apenas em técnicas, no fazer por fazer. Na virada do século XX, pode-se ver o começo da abertura para que pessoas comuns (não militarizadas) possam praticar em instituições técnicas e o começo do pensamento de formar o indivíduo por completo. Já no final do século XX, podemos ver uma incisiva influência sobre a importância psicossocial da educação física, não apenas na técnica, mas no âmbito conceitual e atitudinal, aperfeiçoando o procedimental. Observando tais influencias, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida, é visto o hegemônico movimento da prática de atividades físicas, que são importantes no dia-a-dia para os mais distintos objetivos corporais que o indivíduo possa ter (como emagrecer e ganhar peso). A importância da atual cultura corporal tem vários benefícios, como a preocupação com a saúde e a busca pela melhora da qualidade de vida, seja para problemas atuais como insônia e sobrepeso, ou para aperfeiçoamento profissional em algum esporte. |
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Esse estudo é caracterizado como uma revisão de literatura, utilizando o banco de dados tais como: Google Acadêmico e SciELO para a obtenção dos artigos, por meio de leitura exploratória, seletiva, analítica e interpretativa acerca dos artigos escolhidos. A cultura corporal é entendida como uma “sub-cultura”, que aborda os mais diversos costumes corporais, visíveis e invisíveis, que hoje em dia tem um papel fundamental no campo físico e psicossocial, mas que podem ser influenciadas pela mídia, podendo causar malefícios para aqueles que a seguem. Entre os séculos XVII, XVIII e XIX podemos ver as práticas corporais com base apenas em técnicas, no fazer por fazer. Na virada do século XX, pode-se ver o começo da abertura para que pessoas comuns (não militarizadas) possam praticar em instituições técnicas e o começo do pensamento de formar o indivíduo por completo. Já no final do século XX, podemos ver uma incisiva influência sobre a importância psicossocial da educação física, não apenas na técnica, mas no âmbito conceitual e atitudinal, aperfeiçoando o procedimental. Observando tais influencias, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida, é visto o hegemônico movimento da prática de atividades físicas, que são importantes no dia-a-dia para os mais distintos objetivos corporais que o indivíduo possa ter (como emagrecer e ganhar peso). 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É importante analisar a atual cultura corporal de movimento em complemento do histórico de acontecimentos nas instituições (antigas) voltadas para tal. O objetivo desse estudo foi explanar sobre a cultura corporal escolar atual, analisando o histórico das primeiras instituições voltadas a prática de atividade física e revisando seus benefícios na sociedade. Esse estudo é caracterizado como uma revisão de literatura, utilizando o banco de dados tais como: Google Acadêmico e SciELO para a obtenção dos artigos, por meio de leitura exploratória, seletiva, analítica e interpretativa acerca dos artigos escolhidos. A cultura corporal é entendida como uma “sub-cultura”, que aborda os mais diversos costumes corporais, visíveis e invisíveis, que hoje em dia tem um papel fundamental no campo físico e psicossocial, mas que podem ser influenciadas pela mídia, podendo causar malefícios para aqueles que a seguem. Entre os séculos XVII, XVIII e XIX podemos ver as práticas corporais com base apenas em técnicas, no fazer por fazer. Na virada do século XX, pode-se ver o começo da abertura para que pessoas comuns (não militarizadas) possam praticar em instituições técnicas e o começo do pensamento de formar o indivíduo por completo. Já no final do século XX, podemos ver uma incisiva influência sobre a importância psicossocial da educação física, não apenas na técnica, mas no âmbito conceitual e atitudinal, aperfeiçoando o procedimental. Observando tais influencias, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida, é visto o hegemônico movimento da prática de atividades físicas, que são importantes no dia-a-dia para os mais distintos objetivos corporais que o indivíduo possa ter (como emagrecer e ganhar peso). A importância da atual cultura corporal tem vários benefícios, como a preocupação com a saúde e a busca pela melhora da qualidade de vida, seja para problemas atuais como insônia e sobrepeso, ou para aperfeiçoamento profissional em algum esporte. |
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