A secundarização da Educação Física na reforma do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Gabriel Vielmo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Maristela da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/36056
Resumo: O presente estudo objetiva analisar os impactos da Lei 13.415 e da Base Nacional Comum Curricular para o ensino público da Cultura Corporal. Sob a luz do Materialismo Histórico Dialético, realizamos o diálogo entre a conjuntura política e educacional e a Educação Física, relacionando-as com a organização/reorganização do capital.  Constatamos que as reformas educacionais direcionam novamente a escola para atender as demandas do mercado produtivo, e coloca a Educação Física na área das Linguagens, que resulta na perda de sua verdadeira identidade e de seu verdadeiro objeto de estudo, a Cultura Corporal, alterando assim, seu papel pedagógico no ambiente escolar. 
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