A reprodução das relações de produção e a educação escolar capitalista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Vasconcelos, Paulo Henrique
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: dos Santos, Maria Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44390
Resumo: As discussões sobre o papel da escola como instrumento de reprodução da sociedade capitalista emergem com vigor na década de 1960, são alastradas pela área da educação ao longo dos anos e, então, retomadas pela chamada nova sociologia da educação e impregnadas pelo pós-estruturalismo e posteriormente pelo pós-modernismo. O objetivo deste texto é dar vida nova à categoria da reprodução e sua relação com a educação escolar, situando-a (novamente) no âmbito do materialismo dialético. Foi realizada uma análise conceitual ancorada principalmente nos pressupostos legados por Henri Lefebvre e pela pedagogia histórico-crítica. No momento histórico atual a reprodução toma à frente e culmina em um processo de desumanização programada no interior da escola, marcada pela promoção de um desenvolvimento psicológico intencionalmente deficiente.
id UFBA-10_98284c3155ce70f1ab89e00b355b7eab
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/44390
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling A reprodução das relações de produção e a educação escolar capitalistaVida cotidianaespaço socialpedagogia histórico-crítica.As discussões sobre o papel da escola como instrumento de reprodução da sociedade capitalista emergem com vigor na década de 1960, são alastradas pela área da educação ao longo dos anos e, então, retomadas pela chamada nova sociologia da educação e impregnadas pelo pós-estruturalismo e posteriormente pelo pós-modernismo. O objetivo deste texto é dar vida nova à categoria da reprodução e sua relação com a educação escolar, situando-a (novamente) no âmbito do materialismo dialético. Foi realizada uma análise conceitual ancorada principalmente nos pressupostos legados por Henri Lefebvre e pela pedagogia histórico-crítica. No momento histórico atual a reprodução toma à frente e culmina em um processo de desumanização programada no interior da escola, marcada pela promoção de um desenvolvimento psicológico intencionalmente deficiente.Universidade Federal da Bahia2021-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesAnálise conceitual-categorial.application/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/4439010.9771/gmed.v13i3.44390Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 3 (2021): América Latina, experiências socialistas e educação; 238-2582175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44390/25797Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Vasconcelos, Paulo Henriquedos Santos, Maria Cristina2021-12-27T22:25:55Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/44390Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-12-27T22:25:55Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv A reprodução das relações de produção e a educação escolar capitalista
title A reprodução das relações de produção e a educação escolar capitalista
spellingShingle A reprodução das relações de produção e a educação escolar capitalista
de Vasconcelos, Paulo Henrique
Vida cotidiana
espaço social
pedagogia histórico-crítica.
title_short A reprodução das relações de produção e a educação escolar capitalista
title_full A reprodução das relações de produção e a educação escolar capitalista
title_fullStr A reprodução das relações de produção e a educação escolar capitalista
title_full_unstemmed A reprodução das relações de produção e a educação escolar capitalista
title_sort A reprodução das relações de produção e a educação escolar capitalista
author de Vasconcelos, Paulo Henrique
author_facet de Vasconcelos, Paulo Henrique
dos Santos, Maria Cristina
author_role author
author2 dos Santos, Maria Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Vasconcelos, Paulo Henrique
dos Santos, Maria Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Vida cotidiana
espaço social
pedagogia histórico-crítica.
topic Vida cotidiana
espaço social
pedagogia histórico-crítica.
description As discussões sobre o papel da escola como instrumento de reprodução da sociedade capitalista emergem com vigor na década de 1960, são alastradas pela área da educação ao longo dos anos e, então, retomadas pela chamada nova sociologia da educação e impregnadas pelo pós-estruturalismo e posteriormente pelo pós-modernismo. O objetivo deste texto é dar vida nova à categoria da reprodução e sua relação com a educação escolar, situando-a (novamente) no âmbito do materialismo dialético. Foi realizada uma análise conceitual ancorada principalmente nos pressupostos legados por Henri Lefebvre e pela pedagogia histórico-crítica. No momento histórico atual a reprodução toma à frente e culmina em um processo de desumanização programada no interior da escola, marcada pela promoção de um desenvolvimento psicológico intencionalmente deficiente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Análise conceitual-categorial.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44390
10.9771/gmed.v13i3.44390
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44390
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v13i3.44390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/44390/25797
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 3 (2021): América Latina, experiências socialistas e educação; 238-258
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313519093907456