A educação sob a lógica do capital: constituição e consolidação das políticas educacionais em países periféricos do capitalismo mundial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/26393 |
Resumo: | Este artigo visa discutir os impactos da consolidação do Capitalismo como sistema econômico hegemônico mundial no final do século XX nas políticas educacionais dos países periféricos. Para isso, analisou a constituição das organizações financeiras multilaterais e a sua atuação nos países, especialmente na América Latina e no Brasil. O trabalho buscou apontar como o discurso tecnicista se apresenta de maneira supraclassista e como ele oculta elementos ideológicos. Concluiu-se que, apesar do que se apresenta, existem alternativas viáveis para o modelo estabelecido, e que estas alternativas se concatenam com àquelas que buscam superar não só a proposta de educação sob a lógica do capital, como a própria sociedade capitalista. |
id |
UFBA-10_9f1c97ed17d292670b6a1c67d0c640e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/26393 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação sob a lógica do capital: constituição e consolidação das políticas educacionais em países periféricos do capitalismo mundialpolíticas públicas educacionaisorganismos multilateraisfinanciamento da educaçãocapitalismoEste artigo visa discutir os impactos da consolidação do Capitalismo como sistema econômico hegemônico mundial no final do século XX nas políticas educacionais dos países periféricos. Para isso, analisou a constituição das organizações financeiras multilaterais e a sua atuação nos países, especialmente na América Latina e no Brasil. O trabalho buscou apontar como o discurso tecnicista se apresenta de maneira supraclassista e como ele oculta elementos ideológicos. Concluiu-se que, apesar do que se apresenta, existem alternativas viáveis para o modelo estabelecido, e que estas alternativas se concatenam com àquelas que buscam superar não só a proposta de educação sob a lógica do capital, como a própria sociedade capitalista.Universidade Federal da Bahia2019-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudos conjunturais de políticas educacionaisapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2639310.9771/gmed.v11i1.26393Germinal: marxismo e educação em debate; v. 11 n. 1 (2019): O CAPITAL CONTRA A EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA; 17-272175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/26393/19365Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Daniel SantosLopes, Túlio César Dias2019-09-16T17:53:38Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/26393Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-09-16T17:53:38Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação sob a lógica do capital: constituição e consolidação das políticas educacionais em países periféricos do capitalismo mundial |
title |
A educação sob a lógica do capital: constituição e consolidação das políticas educacionais em países periféricos do capitalismo mundial |
spellingShingle |
A educação sob a lógica do capital: constituição e consolidação das políticas educacionais em países periféricos do capitalismo mundial Braga, Daniel Santos políticas públicas educacionais organismos multilaterais financiamento da educação capitalismo |
title_short |
A educação sob a lógica do capital: constituição e consolidação das políticas educacionais em países periféricos do capitalismo mundial |
title_full |
A educação sob a lógica do capital: constituição e consolidação das políticas educacionais em países periféricos do capitalismo mundial |
title_fullStr |
A educação sob a lógica do capital: constituição e consolidação das políticas educacionais em países periféricos do capitalismo mundial |
title_full_unstemmed |
A educação sob a lógica do capital: constituição e consolidação das políticas educacionais em países periféricos do capitalismo mundial |
title_sort |
A educação sob a lógica do capital: constituição e consolidação das políticas educacionais em países periféricos do capitalismo mundial |
author |
Braga, Daniel Santos |
author_facet |
Braga, Daniel Santos Lopes, Túlio César Dias |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Túlio César Dias |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Daniel Santos Lopes, Túlio César Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
políticas públicas educacionais organismos multilaterais financiamento da educação capitalismo |
topic |
políticas públicas educacionais organismos multilaterais financiamento da educação capitalismo |
description |
Este artigo visa discutir os impactos da consolidação do Capitalismo como sistema econômico hegemônico mundial no final do século XX nas políticas educacionais dos países periféricos. Para isso, analisou a constituição das organizações financeiras multilaterais e a sua atuação nos países, especialmente na América Latina e no Brasil. O trabalho buscou apontar como o discurso tecnicista se apresenta de maneira supraclassista e como ele oculta elementos ideológicos. Concluiu-se que, apesar do que se apresenta, existem alternativas viáveis para o modelo estabelecido, e que estas alternativas se concatenam com àquelas que buscam superar não só a proposta de educação sob a lógica do capital, como a própria sociedade capitalista. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Estudos conjunturais de políticas educacionais |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/26393 10.9771/gmed.v11i1.26393 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/26393 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v11i1.26393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/26393/19365 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 11 n. 1 (2019): O CAPITAL CONTRA A EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA; 17-27 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313517884899328 |