A educação sob a lógica do capital: constituição e consolidação das políticas educacionais em países periféricos do capitalismo mundial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Daniel Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lopes, Túlio César Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/26393
Resumo: Este artigo visa discutir os impactos da consolidação do Capitalismo como sistema econômico hegemônico mundial no final do século XX nas políticas educacionais dos países periféricos. Para isso, analisou a constituição das organizações financeiras multilaterais e a sua atuação nos países, especialmente na América Latina e no Brasil. O trabalho buscou apontar como o discurso tecnicista se apresenta de maneira supraclassista e como ele oculta elementos ideológicos. Concluiu-se que, apesar do que se apresenta, existem alternativas viáveis para o modelo estabelecido, e que estas alternativas se concatenam com àquelas que buscam superar não só a proposta de educação sob a lógica do capital, como a própria sociedade capitalista.
id UFBA-10_9f1c97ed17d292670b6a1c67d0c640e1
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/26393
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling A educação sob a lógica do capital: constituição e consolidação das políticas educacionais em países periféricos do capitalismo mundialpolíticas públicas educacionaisorganismos multilateraisfinanciamento da educaçãocapitalismoEste artigo visa discutir os impactos da consolidação do Capitalismo como sistema econômico hegemônico mundial no final do século XX nas políticas educacionais dos países periféricos. Para isso, analisou a constituição das organizações financeiras multilaterais e a sua atuação nos países, especialmente na América Latina e no Brasil. O trabalho buscou apontar como o discurso tecnicista se apresenta de maneira supraclassista e como ele oculta elementos ideológicos. Concluiu-se que, apesar do que se apresenta, existem alternativas viáveis para o modelo estabelecido, e que estas alternativas se concatenam com àquelas que buscam superar não só a proposta de educação sob a lógica do capital, como a própria sociedade capitalista.Universidade Federal da Bahia2019-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudos conjunturais de políticas educacionaisapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2639310.9771/gmed.v11i1.26393Germinal: marxismo e educação em debate; v. 11 n. 1 (2019): O CAPITAL CONTRA A EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA; 17-272175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/26393/19365Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Daniel SantosLopes, Túlio César Dias2019-09-16T17:53:38Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/26393Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-09-16T17:53:38Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação sob a lógica do capital: constituição e consolidação das políticas educacionais em países periféricos do capitalismo mundial
title A educação sob a lógica do capital: constituição e consolidação das políticas educacionais em países periféricos do capitalismo mundial
spellingShingle A educação sob a lógica do capital: constituição e consolidação das políticas educacionais em países periféricos do capitalismo mundial
Braga, Daniel Santos
políticas públicas educacionais
organismos multilaterais
financiamento da educação
capitalismo
title_short A educação sob a lógica do capital: constituição e consolidação das políticas educacionais em países periféricos do capitalismo mundial
title_full A educação sob a lógica do capital: constituição e consolidação das políticas educacionais em países periféricos do capitalismo mundial
title_fullStr A educação sob a lógica do capital: constituição e consolidação das políticas educacionais em países periféricos do capitalismo mundial
title_full_unstemmed A educação sob a lógica do capital: constituição e consolidação das políticas educacionais em países periféricos do capitalismo mundial
title_sort A educação sob a lógica do capital: constituição e consolidação das políticas educacionais em países periféricos do capitalismo mundial
author Braga, Daniel Santos
author_facet Braga, Daniel Santos
Lopes, Túlio César Dias
author_role author
author2 Lopes, Túlio César Dias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Daniel Santos
Lopes, Túlio César Dias
dc.subject.por.fl_str_mv políticas públicas educacionais
organismos multilaterais
financiamento da educação
capitalismo
topic políticas públicas educacionais
organismos multilaterais
financiamento da educação
capitalismo
description Este artigo visa discutir os impactos da consolidação do Capitalismo como sistema econômico hegemônico mundial no final do século XX nas políticas educacionais dos países periféricos. Para isso, analisou a constituição das organizações financeiras multilaterais e a sua atuação nos países, especialmente na América Latina e no Brasil. O trabalho buscou apontar como o discurso tecnicista se apresenta de maneira supraclassista e como ele oculta elementos ideológicos. Concluiu-se que, apesar do que se apresenta, existem alternativas viáveis para o modelo estabelecido, e que estas alternativas se concatenam com àquelas que buscam superar não só a proposta de educação sob a lógica do capital, como a própria sociedade capitalista.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudos conjunturais de políticas educacionais
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/26393
10.9771/gmed.v11i1.26393
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/26393
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v11i1.26393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/26393/19365
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 11 n. 1 (2019): O CAPITAL CONTRA A EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA; 17-27
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313517884899328