Sobre gotas de chuva: a categoria consciência na obra de L.S. Vigotski como caminho para a formação humana para além da dicotomia corpo-mente
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Data de Publicação: | 2023 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52792 |
Resumo: | : O objetivo do presente artigo é situarmos a leitura de Vigotski sobre a categoria consciência a partir da crise na Psicologia que produz, no interior das teorias psicológicas, um imobilismo na compreensão da subjetividade humana, acarretando uma cisão no entendimento do indivíduo. Dessa forma, discutimos textos do autor no Tomo I das Obras Escolhidas que apontam para possibilidades de superação da crise de método instaurada e do dualismo que permeia e assombra a Psicologia até os dias atuais. Elegendo a categoria consciência como uma possibilidade de unidade corpo-mente, concluímos que Vigotski faz um esforço teórico para elaborar uma teoria que almeja a compreensão do ser humano enquanto ser social. |
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Sobre gotas de chuva: a categoria consciência na obra de L.S. Vigotski como caminho para a formação humana para além da dicotomia corpo-menteDualismoUnidadeConsciênciaFormação Humana: O objetivo do presente artigo é situarmos a leitura de Vigotski sobre a categoria consciência a partir da crise na Psicologia que produz, no interior das teorias psicológicas, um imobilismo na compreensão da subjetividade humana, acarretando uma cisão no entendimento do indivíduo. Dessa forma, discutimos textos do autor no Tomo I das Obras Escolhidas que apontam para possibilidades de superação da crise de método instaurada e do dualismo que permeia e assombra a Psicologia até os dias atuais. Elegendo a categoria consciência como uma possibilidade de unidade corpo-mente, concluímos que Vigotski faz um esforço teórico para elaborar uma teoria que almeja a compreensão do ser humano enquanto ser social.Universidade Federal da Bahia2023-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/5279210.9771/gmed.v15i1.52792Germinal: marxismo e educação em debate; v. 15 n. 1 (2023): Psicologia, educação e marxismo; 116-1392175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52792/29043Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZanela, JenniferMalina, AndréBarreto de Azevedo, Ângela Celestede Lima, José Milton2023-05-01T01:36:20Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/52792Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2023-05-01T01:36:20Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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