A influência do Banco Mundial na educação brasileira na educação brasileira: a definição de um ajuste injusto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Franciel Coelho Luz de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Leite, Maria Jorge dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/31889
Resumo: O artigo analisa as definições e orientações do Banco Mundial nas políticas educacionais brasileiras e identifica as novas orientações propostas por esse organismo a partir da imposição de um ajuste considerado “justo” pelo Banco Mundial à educação brasileira. Para tanto, balizamos a revisão de literatura nas evidências de atuação do órgão com as políticas de educação nacionais, dando suporte a análise de dois documentos: “Atingindo uma educação de nível mundial no Brasil: Próximos Passos” e em “Um Ajuste Justo - Análise da Eficiência e Equidade do Gasto Público no Brasil”, no qual o Banco traça, na última parte, as linhas gerais das principais reformas de educação que o país necessita adotar para seguir seu papel periférico na esteira do neoliberalismo, enxugando os gastos do Estado, mediante reformas que abrem caminho à privatização da educação pública.
id UFBA-10_a459caa04ab940b1a28bca81645f64e9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/31889
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling A influência do Banco Mundial na educação brasileira na educação brasileira: a definição de um ajuste injustoBanco MundialPolíticas EducacionaisPrivatizaçãoBrasil.O artigo analisa as definições e orientações do Banco Mundial nas políticas educacionais brasileiras e identifica as novas orientações propostas por esse organismo a partir da imposição de um ajuste considerado “justo” pelo Banco Mundial à educação brasileira. Para tanto, balizamos a revisão de literatura nas evidências de atuação do órgão com as políticas de educação nacionais, dando suporte a análise de dois documentos: “Atingindo uma educação de nível mundial no Brasil: Próximos Passos” e em “Um Ajuste Justo - Análise da Eficiência e Equidade do Gasto Público no Brasil”, no qual o Banco traça, na última parte, as linhas gerais das principais reformas de educação que o país necessita adotar para seguir seu papel periférico na esteira do neoliberalismo, enxugando os gastos do Estado, mediante reformas que abrem caminho à privatização da educação pública.Universidade Federal da Bahia2019-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literatura (inclusa análise documental)application/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/3188910.9771/gmed.v11i1.31889Germinal: marxismo e educação em debate; v. 11 n. 1 (2019): O CAPITAL CONTRA A EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA; 28-412175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/31889/19366Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Franciel Coelho Luz deLeite, Maria Jorge dos Santos2019-09-16T17:53:38Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/31889Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-09-16T17:53:38Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência do Banco Mundial na educação brasileira na educação brasileira: a definição de um ajuste injusto
title A influência do Banco Mundial na educação brasileira na educação brasileira: a definição de um ajuste injusto
spellingShingle A influência do Banco Mundial na educação brasileira na educação brasileira: a definição de um ajuste injusto
Amorim, Franciel Coelho Luz de
Banco Mundial
Políticas Educacionais
Privatização
Brasil.
title_short A influência do Banco Mundial na educação brasileira na educação brasileira: a definição de um ajuste injusto
title_full A influência do Banco Mundial na educação brasileira na educação brasileira: a definição de um ajuste injusto
title_fullStr A influência do Banco Mundial na educação brasileira na educação brasileira: a definição de um ajuste injusto
title_full_unstemmed A influência do Banco Mundial na educação brasileira na educação brasileira: a definição de um ajuste injusto
title_sort A influência do Banco Mundial na educação brasileira na educação brasileira: a definição de um ajuste injusto
author Amorim, Franciel Coelho Luz de
author_facet Amorim, Franciel Coelho Luz de
Leite, Maria Jorge dos Santos
author_role author
author2 Leite, Maria Jorge dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Franciel Coelho Luz de
Leite, Maria Jorge dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Banco Mundial
Políticas Educacionais
Privatização
Brasil.
topic Banco Mundial
Políticas Educacionais
Privatização
Brasil.
description O artigo analisa as definições e orientações do Banco Mundial nas políticas educacionais brasileiras e identifica as novas orientações propostas por esse organismo a partir da imposição de um ajuste considerado “justo” pelo Banco Mundial à educação brasileira. Para tanto, balizamos a revisão de literatura nas evidências de atuação do órgão com as políticas de educação nacionais, dando suporte a análise de dois documentos: “Atingindo uma educação de nível mundial no Brasil: Próximos Passos” e em “Um Ajuste Justo - Análise da Eficiência e Equidade do Gasto Público no Brasil”, no qual o Banco traça, na última parte, as linhas gerais das principais reformas de educação que o país necessita adotar para seguir seu papel periférico na esteira do neoliberalismo, enxugando os gastos do Estado, mediante reformas que abrem caminho à privatização da educação pública.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de Literatura (inclusa análise documental)
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/31889
10.9771/gmed.v11i1.31889
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/31889
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v11i1.31889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/31889/19366
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 11 n. 1 (2019): O CAPITAL CONTRA A EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA; 28-41
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313518000242688