A influência do Banco Mundial na educação brasileira na educação brasileira: a definição de um ajuste injusto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/31889 |
Resumo: | O artigo analisa as definições e orientações do Banco Mundial nas políticas educacionais brasileiras e identifica as novas orientações propostas por esse organismo a partir da imposição de um ajuste considerado “justo” pelo Banco Mundial à educação brasileira. Para tanto, balizamos a revisão de literatura nas evidências de atuação do órgão com as políticas de educação nacionais, dando suporte a análise de dois documentos: “Atingindo uma educação de nível mundial no Brasil: Próximos Passos” e em “Um Ajuste Justo - Análise da Eficiência e Equidade do Gasto Público no Brasil”, no qual o Banco traça, na última parte, as linhas gerais das principais reformas de educação que o país necessita adotar para seguir seu papel periférico na esteira do neoliberalismo, enxugando os gastos do Estado, mediante reformas que abrem caminho à privatização da educação pública. |
id |
UFBA-10_a459caa04ab940b1a28bca81645f64e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/31889 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência do Banco Mundial na educação brasileira na educação brasileira: a definição de um ajuste injustoBanco MundialPolíticas EducacionaisPrivatizaçãoBrasil.O artigo analisa as definições e orientações do Banco Mundial nas políticas educacionais brasileiras e identifica as novas orientações propostas por esse organismo a partir da imposição de um ajuste considerado “justo” pelo Banco Mundial à educação brasileira. Para tanto, balizamos a revisão de literatura nas evidências de atuação do órgão com as políticas de educação nacionais, dando suporte a análise de dois documentos: “Atingindo uma educação de nível mundial no Brasil: Próximos Passos” e em “Um Ajuste Justo - Análise da Eficiência e Equidade do Gasto Público no Brasil”, no qual o Banco traça, na última parte, as linhas gerais das principais reformas de educação que o país necessita adotar para seguir seu papel periférico na esteira do neoliberalismo, enxugando os gastos do Estado, mediante reformas que abrem caminho à privatização da educação pública.Universidade Federal da Bahia2019-09-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de Literatura (inclusa análise documental)application/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/3188910.9771/gmed.v11i1.31889Germinal: marxismo e educação em debate; v. 11 n. 1 (2019): O CAPITAL CONTRA A EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA; 28-412175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/31889/19366Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Franciel Coelho Luz deLeite, Maria Jorge dos Santos2019-09-16T17:53:38Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/31889Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-09-16T17:53:38Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência do Banco Mundial na educação brasileira na educação brasileira: a definição de um ajuste injusto |
title |
A influência do Banco Mundial na educação brasileira na educação brasileira: a definição de um ajuste injusto |
spellingShingle |
A influência do Banco Mundial na educação brasileira na educação brasileira: a definição de um ajuste injusto Amorim, Franciel Coelho Luz de Banco Mundial Políticas Educacionais Privatização Brasil. |
title_short |
A influência do Banco Mundial na educação brasileira na educação brasileira: a definição de um ajuste injusto |
title_full |
A influência do Banco Mundial na educação brasileira na educação brasileira: a definição de um ajuste injusto |
title_fullStr |
A influência do Banco Mundial na educação brasileira na educação brasileira: a definição de um ajuste injusto |
title_full_unstemmed |
A influência do Banco Mundial na educação brasileira na educação brasileira: a definição de um ajuste injusto |
title_sort |
A influência do Banco Mundial na educação brasileira na educação brasileira: a definição de um ajuste injusto |
author |
Amorim, Franciel Coelho Luz de |
author_facet |
Amorim, Franciel Coelho Luz de Leite, Maria Jorge dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Maria Jorge dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Franciel Coelho Luz de Leite, Maria Jorge dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Banco Mundial Políticas Educacionais Privatização Brasil. |
topic |
Banco Mundial Políticas Educacionais Privatização Brasil. |
description |
O artigo analisa as definições e orientações do Banco Mundial nas políticas educacionais brasileiras e identifica as novas orientações propostas por esse organismo a partir da imposição de um ajuste considerado “justo” pelo Banco Mundial à educação brasileira. Para tanto, balizamos a revisão de literatura nas evidências de atuação do órgão com as políticas de educação nacionais, dando suporte a análise de dois documentos: “Atingindo uma educação de nível mundial no Brasil: Próximos Passos” e em “Um Ajuste Justo - Análise da Eficiência e Equidade do Gasto Público no Brasil”, no qual o Banco traça, na última parte, as linhas gerais das principais reformas de educação que o país necessita adotar para seguir seu papel periférico na esteira do neoliberalismo, enxugando os gastos do Estado, mediante reformas que abrem caminho à privatização da educação pública. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de Literatura (inclusa análise documental) |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/31889 10.9771/gmed.v11i1.31889 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/31889 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v11i1.31889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/31889/19366 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 11 n. 1 (2019): O CAPITAL CONTRA A EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA; 28-41 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313518000242688 |