Sociedade pós-industrial, sociedade do conhecimento e educação: a luta ideológica pela eternização do modo de produção capitalista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzalez, Jeferson Anibal
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51324
Resumo: O objetivo do presente artigo é discutir duas concepções utilizadas pela classe dominante na luta ideológica pela eternização do modo de produção capitalista e suas influências no campo educacional. Dessa forma, discute as concepções de sociedade pós-industrial e sociedade do conhecimento que alimentam a visão de mundo pós-moderna, reduzindo o trabalho educativo à aprendizagem de conhecimentos imediatamente úteis à reprodução do capital. Conclui que essas concepções e sua aderência ao campo educacional compõem a luta ideológica pelo convencimento dos seres humanos de que o capitalismo é um modo de produção insuperável, eterno, posicionamento corroborado pela afirmação pós-moderna do fim das ideologias e da história.
id UFBA-10_a647ba3bf6297f17773dbf78887c1df6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/51324
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Sociedade pós-industrial, sociedade do conhecimento e educação: a luta ideológica pela eternização do modo de produção capitalistaSociedade pós-industrialSociedade do conhecimentoPós-modernismoTrabalho educativoCapitalismoO objetivo do presente artigo é discutir duas concepções utilizadas pela classe dominante na luta ideológica pela eternização do modo de produção capitalista e suas influências no campo educacional. Dessa forma, discute as concepções de sociedade pós-industrial e sociedade do conhecimento que alimentam a visão de mundo pós-moderna, reduzindo o trabalho educativo à aprendizagem de conhecimentos imediatamente úteis à reprodução do capital. Conclui que essas concepções e sua aderência ao campo educacional compõem a luta ideológica pelo convencimento dos seres humanos de que o capitalismo é um modo de produção insuperável, eterno, posicionamento corroborado pela afirmação pós-moderna do fim das ideologias e da história.Universidade Federal da Bahia2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51324Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 113-1252175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51324/28269Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonzalez, Jeferson Anibal2022-12-30T02:09:25Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/51324Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2022-12-30T02:09:25Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Sociedade pós-industrial, sociedade do conhecimento e educação: a luta ideológica pela eternização do modo de produção capitalista
title Sociedade pós-industrial, sociedade do conhecimento e educação: a luta ideológica pela eternização do modo de produção capitalista
spellingShingle Sociedade pós-industrial, sociedade do conhecimento e educação: a luta ideológica pela eternização do modo de produção capitalista
Gonzalez, Jeferson Anibal
Sociedade pós-industrial
Sociedade do conhecimento
Pós-modernismo
Trabalho educativo
Capitalismo
title_short Sociedade pós-industrial, sociedade do conhecimento e educação: a luta ideológica pela eternização do modo de produção capitalista
title_full Sociedade pós-industrial, sociedade do conhecimento e educação: a luta ideológica pela eternização do modo de produção capitalista
title_fullStr Sociedade pós-industrial, sociedade do conhecimento e educação: a luta ideológica pela eternização do modo de produção capitalista
title_full_unstemmed Sociedade pós-industrial, sociedade do conhecimento e educação: a luta ideológica pela eternização do modo de produção capitalista
title_sort Sociedade pós-industrial, sociedade do conhecimento e educação: a luta ideológica pela eternização do modo de produção capitalista
author Gonzalez, Jeferson Anibal
author_facet Gonzalez, Jeferson Anibal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzalez, Jeferson Anibal
dc.subject.por.fl_str_mv Sociedade pós-industrial
Sociedade do conhecimento
Pós-modernismo
Trabalho educativo
Capitalismo
topic Sociedade pós-industrial
Sociedade do conhecimento
Pós-modernismo
Trabalho educativo
Capitalismo
description O objetivo do presente artigo é discutir duas concepções utilizadas pela classe dominante na luta ideológica pela eternização do modo de produção capitalista e suas influências no campo educacional. Dessa forma, discute as concepções de sociedade pós-industrial e sociedade do conhecimento que alimentam a visão de mundo pós-moderna, reduzindo o trabalho educativo à aprendizagem de conhecimentos imediatamente úteis à reprodução do capital. Conclui que essas concepções e sua aderência ao campo educacional compõem a luta ideológica pelo convencimento dos seres humanos de que o capitalismo é um modo de produção insuperável, eterno, posicionamento corroborado pela afirmação pós-moderna do fim das ideologias e da história.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51324
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51324/28269
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 113-125
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313519584641024