Sociedade pós-industrial, sociedade do conhecimento e educação: a luta ideológica pela eternização do modo de produção capitalista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51324 |
Resumo: | O objetivo do presente artigo é discutir duas concepções utilizadas pela classe dominante na luta ideológica pela eternização do modo de produção capitalista e suas influências no campo educacional. Dessa forma, discute as concepções de sociedade pós-industrial e sociedade do conhecimento que alimentam a visão de mundo pós-moderna, reduzindo o trabalho educativo à aprendizagem de conhecimentos imediatamente úteis à reprodução do capital. Conclui que essas concepções e sua aderência ao campo educacional compõem a luta ideológica pelo convencimento dos seres humanos de que o capitalismo é um modo de produção insuperável, eterno, posicionamento corroborado pela afirmação pós-moderna do fim das ideologias e da história. |
id |
UFBA-10_a647ba3bf6297f17773dbf78887c1df6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/51324 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Sociedade pós-industrial, sociedade do conhecimento e educação: a luta ideológica pela eternização do modo de produção capitalistaSociedade pós-industrialSociedade do conhecimentoPós-modernismoTrabalho educativoCapitalismoO objetivo do presente artigo é discutir duas concepções utilizadas pela classe dominante na luta ideológica pela eternização do modo de produção capitalista e suas influências no campo educacional. Dessa forma, discute as concepções de sociedade pós-industrial e sociedade do conhecimento que alimentam a visão de mundo pós-moderna, reduzindo o trabalho educativo à aprendizagem de conhecimentos imediatamente úteis à reprodução do capital. Conclui que essas concepções e sua aderência ao campo educacional compõem a luta ideológica pelo convencimento dos seres humanos de que o capitalismo é um modo de produção insuperável, eterno, posicionamento corroborado pela afirmação pós-moderna do fim das ideologias e da história.Universidade Federal da Bahia2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51324Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 113-1252175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51324/28269Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGonzalez, Jeferson Anibal2022-12-30T02:09:25Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/51324Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2022-12-30T02:09:25Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sociedade pós-industrial, sociedade do conhecimento e educação: a luta ideológica pela eternização do modo de produção capitalista |
title |
Sociedade pós-industrial, sociedade do conhecimento e educação: a luta ideológica pela eternização do modo de produção capitalista |
spellingShingle |
Sociedade pós-industrial, sociedade do conhecimento e educação: a luta ideológica pela eternização do modo de produção capitalista Gonzalez, Jeferson Anibal Sociedade pós-industrial Sociedade do conhecimento Pós-modernismo Trabalho educativo Capitalismo |
title_short |
Sociedade pós-industrial, sociedade do conhecimento e educação: a luta ideológica pela eternização do modo de produção capitalista |
title_full |
Sociedade pós-industrial, sociedade do conhecimento e educação: a luta ideológica pela eternização do modo de produção capitalista |
title_fullStr |
Sociedade pós-industrial, sociedade do conhecimento e educação: a luta ideológica pela eternização do modo de produção capitalista |
title_full_unstemmed |
Sociedade pós-industrial, sociedade do conhecimento e educação: a luta ideológica pela eternização do modo de produção capitalista |
title_sort |
Sociedade pós-industrial, sociedade do conhecimento e educação: a luta ideológica pela eternização do modo de produção capitalista |
author |
Gonzalez, Jeferson Anibal |
author_facet |
Gonzalez, Jeferson Anibal |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonzalez, Jeferson Anibal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociedade pós-industrial Sociedade do conhecimento Pós-modernismo Trabalho educativo Capitalismo |
topic |
Sociedade pós-industrial Sociedade do conhecimento Pós-modernismo Trabalho educativo Capitalismo |
description |
O objetivo do presente artigo é discutir duas concepções utilizadas pela classe dominante na luta ideológica pela eternização do modo de produção capitalista e suas influências no campo educacional. Dessa forma, discute as concepções de sociedade pós-industrial e sociedade do conhecimento que alimentam a visão de mundo pós-moderna, reduzindo o trabalho educativo à aprendizagem de conhecimentos imediatamente úteis à reprodução do capital. Conclui que essas concepções e sua aderência ao campo educacional compõem a luta ideológica pelo convencimento dos seres humanos de que o capitalismo é um modo de produção insuperável, eterno, posicionamento corroborado pela afirmação pós-moderna do fim das ideologias e da história. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51324 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51324 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51324/28269 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 14 n. 3 (2022): Educação marxista e a agenda pós-moderna: críticas e proposições; 113-125 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313519584641024 |