Política educacional de Pernambuco, regulação e gerencialismo: criando nexos psicofísicos para modificar o trabalho docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38279 |
Resumo: | Este artigo busca debater relações de articulação entre a política educacional pernambucana e o gerencialismo como técnica de trabalho, enquanto nexos psicofísicos (GRAMSCI, 1978), ou seja, formas de comportamento para adequar os docentes à nova fase de acumulação capitalista. O campo de estudo é a política educacional de Pernambuco, que vem implementando estratégias de regulação do trabalho docente através de avaliação externa, bônus do desempenho educacional e metas para as escolas. Pautando-se no materialismo histórico-dialético, a pesquisa aplicou entrevistas e analisou documentos. Os resultados apontam a cisão dos trabalhadores pela perda do sentido teleológico do seu trabalho expresso nas subcategorias “precarização”, “proletarização” e “intensificação do trabalho docente”. |
id |
UFBA-10_a64ec401bb04afba426cfbf9e27e934f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/38279 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Política educacional de Pernambuco, regulação e gerencialismo: criando nexos psicofísicos para modificar o trabalho docentePolítica EducacionalRegulaçãoNexos PsicofísicosTrabalho DocentePernambuco.Este artigo busca debater relações de articulação entre a política educacional pernambucana e o gerencialismo como técnica de trabalho, enquanto nexos psicofísicos (GRAMSCI, 1978), ou seja, formas de comportamento para adequar os docentes à nova fase de acumulação capitalista. O campo de estudo é a política educacional de Pernambuco, que vem implementando estratégias de regulação do trabalho docente através de avaliação externa, bônus do desempenho educacional e metas para as escolas. Pautando-se no materialismo histórico-dialético, a pesquisa aplicou entrevistas e analisou documentos. Os resultados apontam a cisão dos trabalhadores pela perda do sentido teleológico do seu trabalho expresso nas subcategorias “precarização”, “proletarização” e “intensificação do trabalho docente”.Universidade Federal da Bahia2021-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/3827910.9771/gmed.v12i3.38279Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 3 (2020): Friedrich Engels – 200 anos!!; 536-5482175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38279/23946Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessLindoso, Rosângela Cely Brancodos Santos, Ana Lucia Felix2021-01-19T15:57:06Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/38279Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-01-19T15:57:06Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Política educacional de Pernambuco, regulação e gerencialismo: criando nexos psicofísicos para modificar o trabalho docente |
title |
Política educacional de Pernambuco, regulação e gerencialismo: criando nexos psicofísicos para modificar o trabalho docente |
spellingShingle |
Política educacional de Pernambuco, regulação e gerencialismo: criando nexos psicofísicos para modificar o trabalho docente Lindoso, Rosângela Cely Branco Política Educacional Regulação Nexos Psicofísicos Trabalho Docente Pernambuco. |
title_short |
Política educacional de Pernambuco, regulação e gerencialismo: criando nexos psicofísicos para modificar o trabalho docente |
title_full |
Política educacional de Pernambuco, regulação e gerencialismo: criando nexos psicofísicos para modificar o trabalho docente |
title_fullStr |
Política educacional de Pernambuco, regulação e gerencialismo: criando nexos psicofísicos para modificar o trabalho docente |
title_full_unstemmed |
Política educacional de Pernambuco, regulação e gerencialismo: criando nexos psicofísicos para modificar o trabalho docente |
title_sort |
Política educacional de Pernambuco, regulação e gerencialismo: criando nexos psicofísicos para modificar o trabalho docente |
author |
Lindoso, Rosângela Cely Branco |
author_facet |
Lindoso, Rosângela Cely Branco dos Santos, Ana Lucia Felix |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Ana Lucia Felix |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lindoso, Rosângela Cely Branco dos Santos, Ana Lucia Felix |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política Educacional Regulação Nexos Psicofísicos Trabalho Docente Pernambuco. |
topic |
Política Educacional Regulação Nexos Psicofísicos Trabalho Docente Pernambuco. |
description |
Este artigo busca debater relações de articulação entre a política educacional pernambucana e o gerencialismo como técnica de trabalho, enquanto nexos psicofísicos (GRAMSCI, 1978), ou seja, formas de comportamento para adequar os docentes à nova fase de acumulação capitalista. O campo de estudo é a política educacional de Pernambuco, que vem implementando estratégias de regulação do trabalho docente através de avaliação externa, bônus do desempenho educacional e metas para as escolas. Pautando-se no materialismo histórico-dialético, a pesquisa aplicou entrevistas e analisou documentos. Os resultados apontam a cisão dos trabalhadores pela perda do sentido teleológico do seu trabalho expresso nas subcategorias “precarização”, “proletarização” e “intensificação do trabalho docente”. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38279 10.9771/gmed.v12i3.38279 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38279 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v12i3.38279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/38279/23946 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 3 (2020): Friedrich Engels – 200 anos!!; 536-548 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313518714322944 |