Materialismo histórico-dialético e interdisciplinaridade: por uma leitura ontometodológica na pesquisa em educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, César Augusto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Loureiro, Carlos Frederico
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45145
Resumo: O debate sobre a interdisciplinaridade com base no materialismo histórico-dialético para a pesquisa em Educação Ambiental (EA) torna-se fundamental para a compreensão da realidade, cujo processo denominamos de leitura ontometodológica. Refletir sobre a interdisciplinaridade, supõe também considerar a configuração histórica da pesquisa em EA, a qual é composta, de um lado, por múltiplos segmentos, grupos e classes sociais que compõem a sociedade contemporânea e, de outro, por pesquisadores no campo que compartilham perspectivas teórico-metodológicas comuns. A questão central, é que tais pesquisadores também se diferenciam em suas concepções sobre a questão ambiental e nas posições políticas, ideológicas, pedagógicas e epistêmicas que defendem ao realizarem o enfrentamento dos problemas ambientais sob a égide do projeto societário capitalista. Nesse cenário de disputa epistêmica no campo, organizamos o artigo em três momentos articulados: em seu momento inicial, abordaremos as relações entre totalidade, materialismo histórico-dialético e pesquisa em EA; no segundo, elencaremos a crítica ontometodológica a partir da interdisciplinaridade na pesquisa em EA. Por fim, nas reflexões finais, sustentaremos que a interdisciplinaridade não deve ser apregoada de maneira homogênea e apolítica em seu fazer educativo, pois tal compreensão silencia ou nega que há diferenças epistêmicas e políticas no campo.
id UFBA-10_a671bf1a42921084dcb60a68c27ca313
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/45145
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Materialismo histórico-dialético e interdisciplinaridade: por uma leitura ontometodológica na pesquisa em educação ambientalinterdisciplinaridadematerialismo histórico-dialéticopesquisa em educação ambientalO debate sobre a interdisciplinaridade com base no materialismo histórico-dialético para a pesquisa em Educação Ambiental (EA) torna-se fundamental para a compreensão da realidade, cujo processo denominamos de leitura ontometodológica. Refletir sobre a interdisciplinaridade, supõe também considerar a configuração histórica da pesquisa em EA, a qual é composta, de um lado, por múltiplos segmentos, grupos e classes sociais que compõem a sociedade contemporânea e, de outro, por pesquisadores no campo que compartilham perspectivas teórico-metodológicas comuns. A questão central, é que tais pesquisadores também se diferenciam em suas concepções sobre a questão ambiental e nas posições políticas, ideológicas, pedagógicas e epistêmicas que defendem ao realizarem o enfrentamento dos problemas ambientais sob a égide do projeto societário capitalista. Nesse cenário de disputa epistêmica no campo, organizamos o artigo em três momentos articulados: em seu momento inicial, abordaremos as relações entre totalidade, materialismo histórico-dialético e pesquisa em EA; no segundo, elencaremos a crítica ontometodológica a partir da interdisciplinaridade na pesquisa em EA. Por fim, nas reflexões finais, sustentaremos que a interdisciplinaridade não deve ser apregoada de maneira homogênea e apolítica em seu fazer educativo, pois tal compreensão silencia ou nega que há diferenças epistêmicas e políticas no campo.Universidade Federal da Bahia2021-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/4514510.9771/gmed.v13i2.45145Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 2 (2021): Marxismo e a questão ambiental; 575-5912175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45145/25398Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, César AugustoLoureiro, Carlos Frederico2021-11-28T23:06:22Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/45145Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-11-28T23:06:22Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Materialismo histórico-dialético e interdisciplinaridade: por uma leitura ontometodológica na pesquisa em educação ambiental
title Materialismo histórico-dialético e interdisciplinaridade: por uma leitura ontometodológica na pesquisa em educação ambiental
spellingShingle Materialismo histórico-dialético e interdisciplinaridade: por uma leitura ontometodológica na pesquisa em educação ambiental
Costa, César Augusto
interdisciplinaridade
materialismo histórico-dialético
pesquisa em educação ambiental
title_short Materialismo histórico-dialético e interdisciplinaridade: por uma leitura ontometodológica na pesquisa em educação ambiental
title_full Materialismo histórico-dialético e interdisciplinaridade: por uma leitura ontometodológica na pesquisa em educação ambiental
title_fullStr Materialismo histórico-dialético e interdisciplinaridade: por uma leitura ontometodológica na pesquisa em educação ambiental
title_full_unstemmed Materialismo histórico-dialético e interdisciplinaridade: por uma leitura ontometodológica na pesquisa em educação ambiental
title_sort Materialismo histórico-dialético e interdisciplinaridade: por uma leitura ontometodológica na pesquisa em educação ambiental
author Costa, César Augusto
author_facet Costa, César Augusto
Loureiro, Carlos Frederico
author_role author
author2 Loureiro, Carlos Frederico
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, César Augusto
Loureiro, Carlos Frederico
dc.subject.por.fl_str_mv interdisciplinaridade
materialismo histórico-dialético
pesquisa em educação ambiental
topic interdisciplinaridade
materialismo histórico-dialético
pesquisa em educação ambiental
description O debate sobre a interdisciplinaridade com base no materialismo histórico-dialético para a pesquisa em Educação Ambiental (EA) torna-se fundamental para a compreensão da realidade, cujo processo denominamos de leitura ontometodológica. Refletir sobre a interdisciplinaridade, supõe também considerar a configuração histórica da pesquisa em EA, a qual é composta, de um lado, por múltiplos segmentos, grupos e classes sociais que compõem a sociedade contemporânea e, de outro, por pesquisadores no campo que compartilham perspectivas teórico-metodológicas comuns. A questão central, é que tais pesquisadores também se diferenciam em suas concepções sobre a questão ambiental e nas posições políticas, ideológicas, pedagógicas e epistêmicas que defendem ao realizarem o enfrentamento dos problemas ambientais sob a égide do projeto societário capitalista. Nesse cenário de disputa epistêmica no campo, organizamos o artigo em três momentos articulados: em seu momento inicial, abordaremos as relações entre totalidade, materialismo histórico-dialético e pesquisa em EA; no segundo, elencaremos a crítica ontometodológica a partir da interdisciplinaridade na pesquisa em EA. Por fim, nas reflexões finais, sustentaremos que a interdisciplinaridade não deve ser apregoada de maneira homogênea e apolítica em seu fazer educativo, pois tal compreensão silencia ou nega que há diferenças epistêmicas e políticas no campo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45145
10.9771/gmed.v13i2.45145
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45145
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v13i2.45145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45145/25398
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 2 (2021): Marxismo e a questão ambiental; 575-591
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313519138996224