Materialismo histórico-dialético e interdisciplinaridade: por uma leitura ontometodológica na pesquisa em educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45145 |
Resumo: | O debate sobre a interdisciplinaridade com base no materialismo histórico-dialético para a pesquisa em Educação Ambiental (EA) torna-se fundamental para a compreensão da realidade, cujo processo denominamos de leitura ontometodológica. Refletir sobre a interdisciplinaridade, supõe também considerar a configuração histórica da pesquisa em EA, a qual é composta, de um lado, por múltiplos segmentos, grupos e classes sociais que compõem a sociedade contemporânea e, de outro, por pesquisadores no campo que compartilham perspectivas teórico-metodológicas comuns. A questão central, é que tais pesquisadores também se diferenciam em suas concepções sobre a questão ambiental e nas posições políticas, ideológicas, pedagógicas e epistêmicas que defendem ao realizarem o enfrentamento dos problemas ambientais sob a égide do projeto societário capitalista. Nesse cenário de disputa epistêmica no campo, organizamos o artigo em três momentos articulados: em seu momento inicial, abordaremos as relações entre totalidade, materialismo histórico-dialético e pesquisa em EA; no segundo, elencaremos a crítica ontometodológica a partir da interdisciplinaridade na pesquisa em EA. Por fim, nas reflexões finais, sustentaremos que a interdisciplinaridade não deve ser apregoada de maneira homogênea e apolítica em seu fazer educativo, pois tal compreensão silencia ou nega que há diferenças epistêmicas e políticas no campo. |
id |
UFBA-10_a671bf1a42921084dcb60a68c27ca313 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/45145 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Materialismo histórico-dialético e interdisciplinaridade: por uma leitura ontometodológica na pesquisa em educação ambientalinterdisciplinaridadematerialismo histórico-dialéticopesquisa em educação ambientalO debate sobre a interdisciplinaridade com base no materialismo histórico-dialético para a pesquisa em Educação Ambiental (EA) torna-se fundamental para a compreensão da realidade, cujo processo denominamos de leitura ontometodológica. Refletir sobre a interdisciplinaridade, supõe também considerar a configuração histórica da pesquisa em EA, a qual é composta, de um lado, por múltiplos segmentos, grupos e classes sociais que compõem a sociedade contemporânea e, de outro, por pesquisadores no campo que compartilham perspectivas teórico-metodológicas comuns. A questão central, é que tais pesquisadores também se diferenciam em suas concepções sobre a questão ambiental e nas posições políticas, ideológicas, pedagógicas e epistêmicas que defendem ao realizarem o enfrentamento dos problemas ambientais sob a égide do projeto societário capitalista. Nesse cenário de disputa epistêmica no campo, organizamos o artigo em três momentos articulados: em seu momento inicial, abordaremos as relações entre totalidade, materialismo histórico-dialético e pesquisa em EA; no segundo, elencaremos a crítica ontometodológica a partir da interdisciplinaridade na pesquisa em EA. Por fim, nas reflexões finais, sustentaremos que a interdisciplinaridade não deve ser apregoada de maneira homogênea e apolítica em seu fazer educativo, pois tal compreensão silencia ou nega que há diferenças epistêmicas e políticas no campo.Universidade Federal da Bahia2021-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/4514510.9771/gmed.v13i2.45145Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 2 (2021): Marxismo e a questão ambiental; 575-5912175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45145/25398Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, César AugustoLoureiro, Carlos Frederico2021-11-28T23:06:22Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/45145Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2021-11-28T23:06:22Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Materialismo histórico-dialético e interdisciplinaridade: por uma leitura ontometodológica na pesquisa em educação ambiental |
title |
Materialismo histórico-dialético e interdisciplinaridade: por uma leitura ontometodológica na pesquisa em educação ambiental |
spellingShingle |
Materialismo histórico-dialético e interdisciplinaridade: por uma leitura ontometodológica na pesquisa em educação ambiental Costa, César Augusto interdisciplinaridade materialismo histórico-dialético pesquisa em educação ambiental |
title_short |
Materialismo histórico-dialético e interdisciplinaridade: por uma leitura ontometodológica na pesquisa em educação ambiental |
title_full |
Materialismo histórico-dialético e interdisciplinaridade: por uma leitura ontometodológica na pesquisa em educação ambiental |
title_fullStr |
Materialismo histórico-dialético e interdisciplinaridade: por uma leitura ontometodológica na pesquisa em educação ambiental |
title_full_unstemmed |
Materialismo histórico-dialético e interdisciplinaridade: por uma leitura ontometodológica na pesquisa em educação ambiental |
title_sort |
Materialismo histórico-dialético e interdisciplinaridade: por uma leitura ontometodológica na pesquisa em educação ambiental |
author |
Costa, César Augusto |
author_facet |
Costa, César Augusto Loureiro, Carlos Frederico |
author_role |
author |
author2 |
Loureiro, Carlos Frederico |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, César Augusto Loureiro, Carlos Frederico |
dc.subject.por.fl_str_mv |
interdisciplinaridade materialismo histórico-dialético pesquisa em educação ambiental |
topic |
interdisciplinaridade materialismo histórico-dialético pesquisa em educação ambiental |
description |
O debate sobre a interdisciplinaridade com base no materialismo histórico-dialético para a pesquisa em Educação Ambiental (EA) torna-se fundamental para a compreensão da realidade, cujo processo denominamos de leitura ontometodológica. Refletir sobre a interdisciplinaridade, supõe também considerar a configuração histórica da pesquisa em EA, a qual é composta, de um lado, por múltiplos segmentos, grupos e classes sociais que compõem a sociedade contemporânea e, de outro, por pesquisadores no campo que compartilham perspectivas teórico-metodológicas comuns. A questão central, é que tais pesquisadores também se diferenciam em suas concepções sobre a questão ambiental e nas posições políticas, ideológicas, pedagógicas e epistêmicas que defendem ao realizarem o enfrentamento dos problemas ambientais sob a égide do projeto societário capitalista. Nesse cenário de disputa epistêmica no campo, organizamos o artigo em três momentos articulados: em seu momento inicial, abordaremos as relações entre totalidade, materialismo histórico-dialético e pesquisa em EA; no segundo, elencaremos a crítica ontometodológica a partir da interdisciplinaridade na pesquisa em EA. Por fim, nas reflexões finais, sustentaremos que a interdisciplinaridade não deve ser apregoada de maneira homogênea e apolítica em seu fazer educativo, pois tal compreensão silencia ou nega que há diferenças epistêmicas e políticas no campo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45145 10.9771/gmed.v13i2.45145 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45145 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v13i2.45145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/45145/25398 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 13 n. 2 (2021): Marxismo e a questão ambiental; 575-591 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313519138996224 |