Interdisciplinaridade e educação ambiental crítica: questões epistemológicas a partir do materialismo histórico-dialético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa,César Augusto Soares da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Loureiro,Carlos Frederico Bernardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência & Educação (Bauru. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000300011
Resumo: Resumo:O ensaio discute a relação entre interdisciplinaridade e Educação Ambiental (EA) crítica à luz das questões epistêmicas sob o foco do materialismo histórico-dialético, o qual está organizado em três momentos: na introdução, indicamos o cenário da discussão ambiental em face do debate contemporâneo, e suas formulações teóricas que propõem dimensionar a EA a partir do conhecimento crítico, histórico e complexo. No segundo, situamos, à luz do materialismo histórico-dialético, as bases conceituais e metodológicas da educação ambiental e seus vínculos com a interdisciplinaridade. No terceiro e último, apontamos quais implicações epistemológicas o método materialista histórico-dialético pode conferir à interdisciplinaridade e à EA crítica. É preciso considerar os componentes ontológicos e históricos de intervenção humana no ambiente, cabendo aos processos de EA crítica refletirem sobre a dinâmica da relação sociedade-natureza, os quais, sem esta dimensão, tornam o debate ambiental simplificado, fragmentado e despolitizado pela negação da materialidade contida nas relações sociais.
id UNESP-22_4de4b22316bedab8449231e691bbc94a
oai_identifier_str oai:scielo:S1516-73132015000300011
network_acronym_str UNESP-22
network_name_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository_id_str
spelling Interdisciplinaridade e educação ambiental crítica: questões epistemológicas a partir do materialismo histórico-dialéticoEducação Ambiental críticaInterdisciplinaridadeMaterialismo histórico-dialéticoResumo:O ensaio discute a relação entre interdisciplinaridade e Educação Ambiental (EA) crítica à luz das questões epistêmicas sob o foco do materialismo histórico-dialético, o qual está organizado em três momentos: na introdução, indicamos o cenário da discussão ambiental em face do debate contemporâneo, e suas formulações teóricas que propõem dimensionar a EA a partir do conhecimento crítico, histórico e complexo. No segundo, situamos, à luz do materialismo histórico-dialético, as bases conceituais e metodológicas da educação ambiental e seus vínculos com a interdisciplinaridade. No terceiro e último, apontamos quais implicações epistemológicas o método materialista histórico-dialético pode conferir à interdisciplinaridade e à EA crítica. É preciso considerar os componentes ontológicos e históricos de intervenção humana no ambiente, cabendo aos processos de EA crítica refletirem sobre a dinâmica da relação sociedade-natureza, os quais, sem esta dimensão, tornam o debate ambiental simplificado, fragmentado e despolitizado pela negação da materialidade contida nas relações sociais.Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.2015-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000300011Ciência & Educação (Bauru) v.21 n.3 2015reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1516-731320150030011info:eu-repo/semantics/openAccessCosta,César Augusto Soares daLoureiro,Carlos Frederico Bernardopor2015-10-27T00:00:00Zoai:scielo:S1516-73132015000300011Revistahttp://www.scielo.br/cieduPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br1980-850X1516-7313opendoar:2022-11-08T16:30:56.225315Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)true
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade e educação ambiental crítica: questões epistemológicas a partir do materialismo histórico-dialético
title Interdisciplinaridade e educação ambiental crítica: questões epistemológicas a partir do materialismo histórico-dialético
spellingShingle Interdisciplinaridade e educação ambiental crítica: questões epistemológicas a partir do materialismo histórico-dialético
Costa,César Augusto Soares da
Educação Ambiental crítica
Interdisciplinaridade
Materialismo histórico-dialético
title_short Interdisciplinaridade e educação ambiental crítica: questões epistemológicas a partir do materialismo histórico-dialético
title_full Interdisciplinaridade e educação ambiental crítica: questões epistemológicas a partir do materialismo histórico-dialético
title_fullStr Interdisciplinaridade e educação ambiental crítica: questões epistemológicas a partir do materialismo histórico-dialético
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade e educação ambiental crítica: questões epistemológicas a partir do materialismo histórico-dialético
title_sort Interdisciplinaridade e educação ambiental crítica: questões epistemológicas a partir do materialismo histórico-dialético
author Costa,César Augusto Soares da
author_facet Costa,César Augusto Soares da
Loureiro,Carlos Frederico Bernardo
author_role author
author2 Loureiro,Carlos Frederico Bernardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa,César Augusto Soares da
Loureiro,Carlos Frederico Bernardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental crítica
Interdisciplinaridade
Materialismo histórico-dialético
topic Educação Ambiental crítica
Interdisciplinaridade
Materialismo histórico-dialético
description Resumo:O ensaio discute a relação entre interdisciplinaridade e Educação Ambiental (EA) crítica à luz das questões epistêmicas sob o foco do materialismo histórico-dialético, o qual está organizado em três momentos: na introdução, indicamos o cenário da discussão ambiental em face do debate contemporâneo, e suas formulações teóricas que propõem dimensionar a EA a partir do conhecimento crítico, histórico e complexo. No segundo, situamos, à luz do materialismo histórico-dialético, as bases conceituais e metodológicas da educação ambiental e seus vínculos com a interdisciplinaridade. No terceiro e último, apontamos quais implicações epistemológicas o método materialista histórico-dialético pode conferir à interdisciplinaridade e à EA crítica. É preciso considerar os componentes ontológicos e históricos de intervenção humana no ambiente, cabendo aos processos de EA crítica refletirem sobre a dinâmica da relação sociedade-natureza, os quais, sem esta dimensão, tornam o debate ambiental simplificado, fragmentado e despolitizado pela negação da materialidade contida nas relações sociais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000300011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132015000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1516-731320150030011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.source.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru) v.21 n.3 2015
reponame:Ciência & Educação (Bauru. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Ciência & Educação (Bauru. Online)
collection Ciência & Educação (Bauru. Online)
repository.name.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv revista@fc.unesp.br||nardi@fc.unesp.br|| fatimab@bauru.unesp.br
_version_ 1788170957515390976