Sentidos da coletividade : um estudo de caso sobre a influência do pensamento de Anton Makarenko na EMEF Porto Alegre - EPA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/139268 |
Resumo: | Esta pesquisa buscou analisar a influência do pensamento de Anton Makarenko no trabalho educativo da EPA. A EPA é uma escola da rede da EJA-Educação de Jovens e Adultos do município de Porto Alegre, que atende como público específico pessoas em situação de rua e/ou vulnerabilidade pessoal ou social. Ela tem como um de seus referenciais teóricos o trabalho de Makarenko, o qual desenvolveu uma teoria educativa que tem o princípio da coletividade como ponto central. Esta temática foi inspirada pelas reflexões após a experiência de estágio docente promovido pela disciplina do Estágio de Docência: Educação de Jovens e Adultos do 7º Semestre do curso de Pedagogia da UFRGS, realizado na EPA no ano de 2014. Caracterizado como um estudo intrínseco de caso, de interpretação qualitativa, buscou refletir e analisar na teoria educacional da EPA - através do estudo do PPP desta escola; e nas práticas educativas - a partir da revisão dos registros coletados durante o estágio docente; os novos sentidos dados ao princípio da coletividade, assim como entendido por Makarenko. A partir deste estudo foi possível afirmar o sentido da coletividade como provável consequênia do sentido de cidadania marcante incorporado pelos estudantes e incentivado pelos educadores da EPA. A importância da afetividade no coletivo escolar da EPA foi outra afirmação oriunda deste estudo. As explicações sobre “como” e “por que” esse sentido se destacou no desenrolar desta pesquisa é destacado nas considerações finais. |
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