Reflexões sobre o fascismo e a violência no Brasil: a situação das classes trabalhadoras no momento de crise orgânica do capital.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schlesener, Anita Helena
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mezzaroba, Gilson, Garcia de Almeida, Tariani Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/33949
Resumo: Este artigo tem o objetivo de fazer algumas observações sobre o fenômeno mundial de ascensão de movimentos reacionários que retomam símbolos fascistas e nazistas e como estas ideologias se apresentam no Brasil, nas várias formas que assume a violência urbana e rural. Retomamos alguns aspectos da atual fase da luta de classes, que entendemos como uma ostentação de um comportamento violento e preconceituoso, enquanto parte de uma política conservadora e repressiva num momento de grave crise financeira, que se estendeu dos centros capitalistas para a periferia, acompanhando as vias de internacionalização do capitalismo. Fazemos um esboço das raízes clássicas do fascismo para explicitar suas formas no atual momento histórico.
id UFBA-10_af849e542ecee5fe7988b89de83a015f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/33949
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Reflexões sobre o fascismo e a violência no Brasil: a situação das classes trabalhadoras no momento de crise orgânica do capital.fascismoviolênciahistóriaeducaçãoEste artigo tem o objetivo de fazer algumas observações sobre o fenômeno mundial de ascensão de movimentos reacionários que retomam símbolos fascistas e nazistas e como estas ideologias se apresentam no Brasil, nas várias formas que assume a violência urbana e rural. Retomamos alguns aspectos da atual fase da luta de classes, que entendemos como uma ostentação de um comportamento violento e preconceituoso, enquanto parte de uma política conservadora e repressiva num momento de grave crise financeira, que se estendeu dos centros capitalistas para a periferia, acompanhando as vias de internacionalização do capitalismo. Fazemos um esboço das raízes clássicas do fascismo para explicitar suas formas no atual momento histórico.Universidade Federal da Bahia2019-11-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEstudos conjunturaisapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/3394910.9771/gmed.v11i2.33949Germinal: marxismo e educação em debate; v. 11 n. 2 (2019): CRÍTICA DO FASCISMO; 25-352175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/33949/20064Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchlesener, Anita HelenaMezzaroba, GilsonGarcia de Almeida, Tariani Maria2019-11-27T09:14:27Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/33949Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-11-27T09:14:27Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o fascismo e a violência no Brasil: a situação das classes trabalhadoras no momento de crise orgânica do capital.
title Reflexões sobre o fascismo e a violência no Brasil: a situação das classes trabalhadoras no momento de crise orgânica do capital.
spellingShingle Reflexões sobre o fascismo e a violência no Brasil: a situação das classes trabalhadoras no momento de crise orgânica do capital.
Schlesener, Anita Helena
fascismo
violência
história
educação
title_short Reflexões sobre o fascismo e a violência no Brasil: a situação das classes trabalhadoras no momento de crise orgânica do capital.
title_full Reflexões sobre o fascismo e a violência no Brasil: a situação das classes trabalhadoras no momento de crise orgânica do capital.
title_fullStr Reflexões sobre o fascismo e a violência no Brasil: a situação das classes trabalhadoras no momento de crise orgânica do capital.
title_full_unstemmed Reflexões sobre o fascismo e a violência no Brasil: a situação das classes trabalhadoras no momento de crise orgânica do capital.
title_sort Reflexões sobre o fascismo e a violência no Brasil: a situação das classes trabalhadoras no momento de crise orgânica do capital.
author Schlesener, Anita Helena
author_facet Schlesener, Anita Helena
Mezzaroba, Gilson
Garcia de Almeida, Tariani Maria
author_role author
author2 Mezzaroba, Gilson
Garcia de Almeida, Tariani Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schlesener, Anita Helena
Mezzaroba, Gilson
Garcia de Almeida, Tariani Maria
dc.subject.por.fl_str_mv fascismo
violência
história
educação
topic fascismo
violência
história
educação
description Este artigo tem o objetivo de fazer algumas observações sobre o fenômeno mundial de ascensão de movimentos reacionários que retomam símbolos fascistas e nazistas e como estas ideologias se apresentam no Brasil, nas várias formas que assume a violência urbana e rural. Retomamos alguns aspectos da atual fase da luta de classes, que entendemos como uma ostentação de um comportamento violento e preconceituoso, enquanto parte de uma política conservadora e repressiva num momento de grave crise financeira, que se estendeu dos centros capitalistas para a periferia, acompanhando as vias de internacionalização do capitalismo. Fazemos um esboço das raízes clássicas do fascismo para explicitar suas formas no atual momento histórico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Estudos conjunturais
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/33949
10.9771/gmed.v11i2.33949
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/33949
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v11i2.33949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/33949/20064
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 11 n. 2 (2019): CRÍTICA DO FASCISMO; 25-35
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313518290698240