A CONCEPÇÃO HISTÓRICO-CULTURAL DE ALFABETIZAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dangió, Meire dos Santos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Martins, Ligia Marcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13214
Resumo: O artigo em tela coloca em questão a concepção histórico-cultural de alfabetização tendo em vista apontar as relações entre ela e o processo de desenvolvimento psíquico dos indivíduos, postulando – em conformidade com os pressupostos teóricos da psicologia histórico-cultural, que a alfabetização se realiza no seio de um processo amplo de desenvolvimento cultural e, consequentemente, de um ensino desenvolvente desde a mais tenra idade. Destarte, defendemos a tese segundo a qual o professor alfabetizador carece conhecer as articulações internas entre alfabetização, desenvolvimento da linguagem oral e o salto abstrativo requerido à sua conversão em linguagem escrita.
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