Desenvolvimento do pensamento algébrico nos cadernos de matemática do ciclo de alfabetização do Programa Soma
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47029 |
Resumo: | Considerando a pertinência do ensino da álgebra desde os primeiros anos de escolaridade, para o desenvolvimento do pensamento algébrico dos estudantes, das compreensões dos futuros estudos em álgebra e das apreensões dos conhecimentos matemáticos. Além de ser uma temática em emergente crescimento, no âmbito da elaboração de currículos, de práticas e de pesquisas acadêmicas educacionais. A presente pesquisa doutoral estudou analiticamente os Cadernos de Matemática para os professores, da Coleção Práticas de Letramentos no Ciclo de alfabetização, do Programa SOMA. Tendo por objetivo geral, a partir da compreensão de que o desenvolvimento do pensamento algébrico se dá numa perspectiva relacional, analisar como as tarefas/sugestões didáticas propostas nos Cadernos de Matemática para o Ciclo de alfabetização do SOMA, podem contribuir para o trabalho do professor na promoção do desenvolvimento do pensamento algébrico. Sendo os nossos objetivos específicos: evidenciar se e como as tarefas/sugestões didáticas abrangem os conhecimentos e habilidades previstos para cada um dos anos de ensino contemplados pelo SOMA, considerando a versão atual da BNCC; indicar, quando necessário, abordagens/estratégias que possibilitem ao professor ampliar o potencial das tarefas para promoção do desenvolvimento do pensamento algébrico. Na organização teórico-epistemológica deste estudo, nossa fundamentação parte da concepção de Fonseca (2014), no que trata sobre a alfabetização matemática. No que concerne ao desenvolvimento do pensamento algébrico, nos apoiamos nos estudos de Kieran (2004, 2007, 2011), Kieran, Pang, Schifter e Ng (2016), Blanton e Kaput (2005), Carraher, Schliemann, Brizuela e Earnest (2006), Cai e Knuth (2011), Mason (2008), e, especificamente, para o estudo de padrões, em Vale, Palhares, Cabrita e Borralho (2006), Vale e Pimentel (2011, 2013), Pimentel e Vale (2011). Na abordagem do pensamento relacional nos apoiamos em Carpenter, Levi, Franke e Zeringue (2005), Jacobs, Franke, Carpenter, Levi e Battey (2007), Franke, Carpenter e Battey (2008), Empson, Linda e Carpenter (2011). Esta é uma investigação do tipo documental, pois levantamos e analisamos dados nos Cadernos de Matemática para o Ciclo de alfabetização do Programa SOMA. Para o tratamento analítico dos dados levantados, estabelecemos como método de análise inferências, ou seja, interpretando e refletindo acerca das tarefas/sugestões didáticas. Nas análises reflexivas verificamos que as tarefas/sugestões didáticas dos Cadernos de Matemática para o Ciclo de alfabetização do SOMA abrangem a realização de classificações, mediante atributos numéricos e geométricos e, em especial, os Cadernos dos 2º e 3º anos, que englobam o estabelecimento de relações, o descobrimento/elaboração de padrões, a identificação dos próximos/ausentes elementos e o desenvolvimento de generalizações, em sequências numéricas e figurais. Estes aspectos são integrantes do modo de pensar algebricamente. |
id |
UFRN_d0312b4f4907b6b75d7cf9cb00f51b90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47029 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Sheila Valéria Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/2534046929224383https://orcid.org/0000-0002-4238-065Xhttp://lattes.cnpq.br/3258090174478169Parente, Claudia Pereira de LimaNoronha, Glaucianny AmorimBorowsky, Halana Garcez02190645042Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves91013577434Gomes, Luanna Priscila da Silvahttps://orcid.org/0000-0002-7157-6870http://lattes.cnpq.br/8876754933365521Barbosa, Tatyana Mabel Nobrehttp://lattes.cnpq.br/6982452047842223https://orcid.org/ 0000-0002-7864-1065Noronha, Claudianny Amorim2022-04-20T21:13:42Z2022-04-20T21:13:42Z2021-12-13SILVA, Sheila Valéria Pereira da. Desenvolvimento do pensamento algébrico nos cadernos de matemática do ciclo de alfabetização do Programa Soma. 2021. 149f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47029Considerando a pertinência do ensino da álgebra desde os primeiros anos de escolaridade, para o desenvolvimento do pensamento algébrico dos estudantes, das compreensões dos futuros estudos em álgebra e das apreensões dos conhecimentos matemáticos. Além de ser uma temática em emergente crescimento, no âmbito da elaboração de currículos, de práticas e de pesquisas acadêmicas educacionais. A presente pesquisa doutoral estudou analiticamente os Cadernos de Matemática para os professores, da Coleção Práticas de Letramentos no Ciclo de alfabetização, do Programa SOMA. Tendo por objetivo geral, a partir da compreensão de que o desenvolvimento do pensamento algébrico se dá numa perspectiva relacional, analisar como as tarefas/sugestões didáticas propostas nos Cadernos de Matemática para o Ciclo de alfabetização do SOMA, podem contribuir para o trabalho do professor na promoção do desenvolvimento do pensamento algébrico. Sendo os nossos objetivos específicos: evidenciar se e como as tarefas/sugestões didáticas abrangem os conhecimentos e habilidades previstos para cada um dos anos de ensino contemplados pelo SOMA, considerando a versão atual da BNCC; indicar, quando necessário, abordagens/estratégias que possibilitem ao professor ampliar o potencial das tarefas para promoção do desenvolvimento do pensamento algébrico. Na organização teórico-epistemológica deste estudo, nossa fundamentação parte da concepção de Fonseca (2014), no que trata sobre a alfabetização matemática. No que concerne ao desenvolvimento do pensamento algébrico, nos apoiamos nos estudos de Kieran (2004, 2007, 2011), Kieran, Pang, Schifter e Ng (2016), Blanton e Kaput (2005), Carraher, Schliemann, Brizuela e Earnest (2006), Cai e Knuth (2011), Mason (2008), e, especificamente, para o estudo de padrões, em Vale, Palhares, Cabrita e Borralho (2006), Vale e Pimentel (2011, 2013), Pimentel e Vale (2011). Na abordagem do pensamento relacional nos apoiamos em Carpenter, Levi, Franke e Zeringue (2005), Jacobs, Franke, Carpenter, Levi e Battey (2007), Franke, Carpenter e Battey (2008), Empson, Linda e Carpenter (2011). Esta é uma investigação do tipo documental, pois levantamos e analisamos dados nos Cadernos de Matemática para o Ciclo de alfabetização do Programa SOMA. Para o tratamento analítico dos dados levantados, estabelecemos como método de análise inferências, ou seja, interpretando e refletindo acerca das tarefas/sugestões didáticas. Nas análises reflexivas verificamos que as tarefas/sugestões didáticas dos Cadernos de Matemática para o Ciclo de alfabetização do SOMA abrangem a realização de classificações, mediante atributos numéricos e geométricos e, em especial, os Cadernos dos 2º e 3º anos, que englobam o estabelecimento de relações, o descobrimento/elaboração de padrões, a identificação dos próximos/ausentes elementos e o desenvolvimento de generalizações, em sequências numéricas e figurais. Estes aspectos são integrantes do modo de pensar algebricamente.Considering the relevance of teaching algebra from the early years of schooling, for the development of students' algebraic thinking, understandings of future studies in algebra and apprehensions of mathematical knowledge. It is also an emerging theme, in curriculum elaboration, practic and academic educational research. The present doctoral research analytically studied the Mathematics Notebooks for teachers, from the Collection of Literacy Practices in the literacy Cycle, of the SOMA Program. The general objective, is to start from the understanding that the development of algebraic thinking takes place in a relational perspective, to analyze how the didactic tasks/suggestions proposed in the Math Notebooks for the SOMA literacy Cycle, can contribute to the teacher's work in promoting the development of algebraic thinking. Our specific objectives are: show whether and how the didactic tasks/suggestions cover the knowledge and skills foreseen for each of the years of education covered by SOMA, considering the current version of the Common National Curricular Base; indicate, when necessary, approachs/strategies that enable the teacher to extend the potential of the tasks to promote the development of algebraic thinking. In the theoretical and epistemological organization of this study, our foundation is based on the conception of Fonseca (2014), when it comes to mathematical literacy. Regarding the development of algebraic thinking, we draw on the studies of Kieran (2004, 2007, 2011), Kieran, Pang, Schifter and Ng (2016), Blanton and Kaput (2005), Carraher, Schliemann, Brizuela and Earnest (2006), Cai and Knuth (2011), Mason (2008), and, specifically, for the study of patterns, in Vale, Palhares, Cabrita and Borralho (2006), Vale and Pimentel (2011, 2013), Pimentel and Vale (2011). In the relational thinking approach we draw on Carpenter, Levi, Franke and Zeringue (2005), Jacobs, Franke, Carpenter, Levi and Battey (2007), Franke, Carpenter and Battey (2008), Empson, Linda and Carpenter (2011). This is a documentarytype investigation, as we surveyed and analyzed data in the Math Notebooks for the literacy Cycle of the SOMA Program. For the analytical treatment of the data collected, we established as method of analysis inferences, that is, interpreting and reflecting on the didactic tasks/suggestions. In the reflective analyses we verified that the didactic tasks/suggestions of the Math Notebooks for the SOMA literacy Cycle cover the realization of classifications, by means of numerical and geometrical atributes, and, especially, the 2nd and 3rd Year Notebooks, which encompass the establishment of relations, the discovery/elaboration of patterns, the identification of the next/absent elements, and the development of generalizations, in numerical and figurative sequences. These aspects are integral to the way of thinking algebraically.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilPensamento algébricoPensamento relacionalCiclo de alfabetizaçãoPrograma SomaDesenvolvimento do pensamento algébrico nos cadernos de matemática do ciclo de alfabetização do Programa Somainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesenvolvimentopensamentoalgebrico_Silva_2021.pdfapplication/pdf4764938https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47029/1/Desenvolvimentopensamentoalgebrico_Silva_2021.pdf5ec527fd33a025a2796f2224ce6649c6MD51123456789/470292022-04-20 18:14:25.272oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47029Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-20T21:14:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenvolvimento do pensamento algébrico nos cadernos de matemática do ciclo de alfabetização do Programa Soma |
title |
Desenvolvimento do pensamento algébrico nos cadernos de matemática do ciclo de alfabetização do Programa Soma |
spellingShingle |
Desenvolvimento do pensamento algébrico nos cadernos de matemática do ciclo de alfabetização do Programa Soma Silva, Sheila Valéria Pereira da Pensamento algébrico Pensamento relacional Ciclo de alfabetização Programa Soma |
title_short |
Desenvolvimento do pensamento algébrico nos cadernos de matemática do ciclo de alfabetização do Programa Soma |
title_full |
Desenvolvimento do pensamento algébrico nos cadernos de matemática do ciclo de alfabetização do Programa Soma |
title_fullStr |
Desenvolvimento do pensamento algébrico nos cadernos de matemática do ciclo de alfabetização do Programa Soma |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento do pensamento algébrico nos cadernos de matemática do ciclo de alfabetização do Programa Soma |
title_sort |
Desenvolvimento do pensamento algébrico nos cadernos de matemática do ciclo de alfabetização do Programa Soma |
author |
Silva, Sheila Valéria Pereira da |
author_facet |
Silva, Sheila Valéria Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2534046929224383 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-4238-065X |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3258090174478169 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Parente, Claudia Pereira de Lima |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Noronha, Glaucianny Amorim |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Borowsky, Halana Garcez |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
02190645042 |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
91013577434 |
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv |
Gomes, Luanna Priscila da Silva |
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-7157-6870 |
dc.contributor.referees5Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8876754933365521 |
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv |
Barbosa, Tatyana Mabel Nobre |
dc.contributor.referees6Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6982452047842223 |
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/ 0000-0002-7864-1065 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sheila Valéria Pereira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Noronha, Claudianny Amorim |
contributor_str_mv |
Noronha, Claudianny Amorim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento algébrico Pensamento relacional Ciclo de alfabetização Programa Soma |
topic |
Pensamento algébrico Pensamento relacional Ciclo de alfabetização Programa Soma |
description |
Considerando a pertinência do ensino da álgebra desde os primeiros anos de escolaridade, para o desenvolvimento do pensamento algébrico dos estudantes, das compreensões dos futuros estudos em álgebra e das apreensões dos conhecimentos matemáticos. Além de ser uma temática em emergente crescimento, no âmbito da elaboração de currículos, de práticas e de pesquisas acadêmicas educacionais. A presente pesquisa doutoral estudou analiticamente os Cadernos de Matemática para os professores, da Coleção Práticas de Letramentos no Ciclo de alfabetização, do Programa SOMA. Tendo por objetivo geral, a partir da compreensão de que o desenvolvimento do pensamento algébrico se dá numa perspectiva relacional, analisar como as tarefas/sugestões didáticas propostas nos Cadernos de Matemática para o Ciclo de alfabetização do SOMA, podem contribuir para o trabalho do professor na promoção do desenvolvimento do pensamento algébrico. Sendo os nossos objetivos específicos: evidenciar se e como as tarefas/sugestões didáticas abrangem os conhecimentos e habilidades previstos para cada um dos anos de ensino contemplados pelo SOMA, considerando a versão atual da BNCC; indicar, quando necessário, abordagens/estratégias que possibilitem ao professor ampliar o potencial das tarefas para promoção do desenvolvimento do pensamento algébrico. Na organização teórico-epistemológica deste estudo, nossa fundamentação parte da concepção de Fonseca (2014), no que trata sobre a alfabetização matemática. No que concerne ao desenvolvimento do pensamento algébrico, nos apoiamos nos estudos de Kieran (2004, 2007, 2011), Kieran, Pang, Schifter e Ng (2016), Blanton e Kaput (2005), Carraher, Schliemann, Brizuela e Earnest (2006), Cai e Knuth (2011), Mason (2008), e, especificamente, para o estudo de padrões, em Vale, Palhares, Cabrita e Borralho (2006), Vale e Pimentel (2011, 2013), Pimentel e Vale (2011). Na abordagem do pensamento relacional nos apoiamos em Carpenter, Levi, Franke e Zeringue (2005), Jacobs, Franke, Carpenter, Levi e Battey (2007), Franke, Carpenter e Battey (2008), Empson, Linda e Carpenter (2011). Esta é uma investigação do tipo documental, pois levantamos e analisamos dados nos Cadernos de Matemática para o Ciclo de alfabetização do Programa SOMA. Para o tratamento analítico dos dados levantados, estabelecemos como método de análise inferências, ou seja, interpretando e refletindo acerca das tarefas/sugestões didáticas. Nas análises reflexivas verificamos que as tarefas/sugestões didáticas dos Cadernos de Matemática para o Ciclo de alfabetização do SOMA abrangem a realização de classificações, mediante atributos numéricos e geométricos e, em especial, os Cadernos dos 2º e 3º anos, que englobam o estabelecimento de relações, o descobrimento/elaboração de padrões, a identificação dos próximos/ausentes elementos e o desenvolvimento de generalizações, em sequências numéricas e figurais. Estes aspectos são integrantes do modo de pensar algebricamente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-12-13 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-04-20T21:13:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-04-20T21:13:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Sheila Valéria Pereira da. Desenvolvimento do pensamento algébrico nos cadernos de matemática do ciclo de alfabetização do Programa Soma. 2021. 149f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47029 |
identifier_str_mv |
SILVA, Sheila Valéria Pereira da. Desenvolvimento do pensamento algébrico nos cadernos de matemática do ciclo de alfabetização do Programa Soma. 2021. 149f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47029/1/Desenvolvimentopensamentoalgebrico_Silva_2021.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5ec527fd33a025a2796f2224ce6649c6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117570263777280 |