Desenvolvimento do pensamento algébrico nos cadernos de matemática do ciclo de alfabetização do Programa Soma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sheila Valéria Pereira da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47029
Resumo: Considerando a pertinência do ensino da álgebra desde os primeiros anos de escolaridade, para o desenvolvimento do pensamento algébrico dos estudantes, das compreensões dos futuros estudos em álgebra e das apreensões dos conhecimentos matemáticos. Além de ser uma temática em emergente crescimento, no âmbito da elaboração de currículos, de práticas e de pesquisas acadêmicas educacionais. A presente pesquisa doutoral estudou analiticamente os Cadernos de Matemática para os professores, da Coleção Práticas de Letramentos no Ciclo de alfabetização, do Programa SOMA. Tendo por objetivo geral, a partir da compreensão de que o desenvolvimento do pensamento algébrico se dá numa perspectiva relacional, analisar como as tarefas/sugestões didáticas propostas nos Cadernos de Matemática para o Ciclo de alfabetização do SOMA, podem contribuir para o trabalho do professor na promoção do desenvolvimento do pensamento algébrico. Sendo os nossos objetivos específicos: evidenciar se e como as tarefas/sugestões didáticas abrangem os conhecimentos e habilidades previstos para cada um dos anos de ensino contemplados pelo SOMA, considerando a versão atual da BNCC; indicar, quando necessário, abordagens/estratégias que possibilitem ao professor ampliar o potencial das tarefas para promoção do desenvolvimento do pensamento algébrico. Na organização teórico-epistemológica deste estudo, nossa fundamentação parte da concepção de Fonseca (2014), no que trata sobre a alfabetização matemática. No que concerne ao desenvolvimento do pensamento algébrico, nos apoiamos nos estudos de Kieran (2004, 2007, 2011), Kieran, Pang, Schifter e Ng (2016), Blanton e Kaput (2005), Carraher, Schliemann, Brizuela e Earnest (2006), Cai e Knuth (2011), Mason (2008), e, especificamente, para o estudo de padrões, em Vale, Palhares, Cabrita e Borralho (2006), Vale e Pimentel (2011, 2013), Pimentel e Vale (2011). Na abordagem do pensamento relacional nos apoiamos em Carpenter, Levi, Franke e Zeringue (2005), Jacobs, Franke, Carpenter, Levi e Battey (2007), Franke, Carpenter e Battey (2008), Empson, Linda e Carpenter (2011). Esta é uma investigação do tipo documental, pois levantamos e analisamos dados nos Cadernos de Matemática para o Ciclo de alfabetização do Programa SOMA. Para o tratamento analítico dos dados levantados, estabelecemos como método de análise inferências, ou seja, interpretando e refletindo acerca das tarefas/sugestões didáticas. Nas análises reflexivas verificamos que as tarefas/sugestões didáticas dos Cadernos de Matemática para o Ciclo de alfabetização do SOMA abrangem a realização de classificações, mediante atributos numéricos e geométricos e, em especial, os Cadernos dos 2º e 3º anos, que englobam o estabelecimento de relações, o descobrimento/elaboração de padrões, a identificação dos próximos/ausentes elementos e o desenvolvimento de generalizações, em sequências numéricas e figurais. Estes aspectos são integrantes do modo de pensar algebricamente.
id UFRN_d0312b4f4907b6b75d7cf9cb00f51b90
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47029
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Sheila Valéria Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/2534046929224383https://orcid.org/0000-0002-4238-065Xhttp://lattes.cnpq.br/3258090174478169Parente, Claudia Pereira de LimaNoronha, Glaucianny AmorimBorowsky, Halana Garcez02190645042Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves91013577434Gomes, Luanna Priscila da Silvahttps://orcid.org/0000-0002-7157-6870http://lattes.cnpq.br/8876754933365521Barbosa, Tatyana Mabel Nobrehttp://lattes.cnpq.br/6982452047842223https://orcid.org/ 0000-0002-7864-1065Noronha, Claudianny Amorim2022-04-20T21:13:42Z2022-04-20T21:13:42Z2021-12-13SILVA, Sheila Valéria Pereira da. Desenvolvimento do pensamento algébrico nos cadernos de matemática do ciclo de alfabetização do Programa Soma. 2021. 149f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47029Considerando a pertinência do ensino da álgebra desde os primeiros anos de escolaridade, para o desenvolvimento do pensamento algébrico dos estudantes, das compreensões dos futuros estudos em álgebra e das apreensões dos conhecimentos matemáticos. Além de ser uma temática em emergente crescimento, no âmbito da elaboração de currículos, de práticas e de pesquisas acadêmicas educacionais. A presente pesquisa doutoral estudou analiticamente os Cadernos de Matemática para os professores, da Coleção Práticas de Letramentos no Ciclo de alfabetização, do Programa SOMA. Tendo por objetivo geral, a partir da compreensão de que o desenvolvimento do pensamento algébrico se dá numa perspectiva relacional, analisar como as tarefas/sugestões didáticas propostas nos Cadernos de Matemática para o Ciclo de alfabetização do SOMA, podem contribuir para o trabalho do professor na promoção do desenvolvimento do pensamento algébrico. Sendo os nossos objetivos específicos: evidenciar se e como as tarefas/sugestões didáticas abrangem os conhecimentos e habilidades previstos para cada um dos anos de ensino contemplados pelo SOMA, considerando a versão atual da BNCC; indicar, quando necessário, abordagens/estratégias que possibilitem ao professor ampliar o potencial das tarefas para promoção do desenvolvimento do pensamento algébrico. Na organização teórico-epistemológica deste estudo, nossa fundamentação parte da concepção de Fonseca (2014), no que trata sobre a alfabetização matemática. No que concerne ao desenvolvimento do pensamento algébrico, nos apoiamos nos estudos de Kieran (2004, 2007, 2011), Kieran, Pang, Schifter e Ng (2016), Blanton e Kaput (2005), Carraher, Schliemann, Brizuela e Earnest (2006), Cai e Knuth (2011), Mason (2008), e, especificamente, para o estudo de padrões, em Vale, Palhares, Cabrita e Borralho (2006), Vale e Pimentel (2011, 2013), Pimentel e Vale (2011). Na abordagem do pensamento relacional nos apoiamos em Carpenter, Levi, Franke e Zeringue (2005), Jacobs, Franke, Carpenter, Levi e Battey (2007), Franke, Carpenter e Battey (2008), Empson, Linda e Carpenter (2011). Esta é uma investigação do tipo documental, pois levantamos e analisamos dados nos Cadernos de Matemática para o Ciclo de alfabetização do Programa SOMA. Para o tratamento analítico dos dados levantados, estabelecemos como método de análise inferências, ou seja, interpretando e refletindo acerca das tarefas/sugestões didáticas. Nas análises reflexivas verificamos que as tarefas/sugestões didáticas dos Cadernos de Matemática para o Ciclo de alfabetização do SOMA abrangem a realização de classificações, mediante atributos numéricos e geométricos e, em especial, os Cadernos dos 2º e 3º anos, que englobam o estabelecimento de relações, o descobrimento/elaboração de padrões, a identificação dos próximos/ausentes elementos e o desenvolvimento de generalizações, em sequências numéricas e figurais. Estes aspectos são integrantes do modo de pensar algebricamente.Considering the relevance of teaching algebra from the early years of schooling, for the development of students' algebraic thinking, understandings of future studies in algebra and apprehensions of mathematical knowledge. It is also an emerging theme, in curriculum elaboration, practic and academic educational research. The present doctoral research analytically studied the Mathematics Notebooks for teachers, from the Collection of Literacy Practices in the literacy Cycle, of the SOMA Program. The general objective, is to start from the understanding that the development of algebraic thinking takes place in a relational perspective, to analyze how the didactic tasks/suggestions proposed in the Math Notebooks for the SOMA literacy Cycle, can contribute to the teacher's work in promoting the development of algebraic thinking. Our specific objectives are: show whether and how the didactic tasks/suggestions cover the knowledge and skills foreseen for each of the years of education covered by SOMA, considering the current version of the Common National Curricular Base; indicate, when necessary, approachs/strategies that enable the teacher to extend the potential of the tasks to promote the development of algebraic thinking. In the theoretical and epistemological organization of this study, our foundation is based on the conception of Fonseca (2014), when it comes to mathematical literacy. Regarding the development of algebraic thinking, we draw on the studies of Kieran (2004, 2007, 2011), Kieran, Pang, Schifter and Ng (2016), Blanton and Kaput (2005), Carraher, Schliemann, Brizuela and Earnest (2006), Cai and Knuth (2011), Mason (2008), and, specifically, for the study of patterns, in Vale, Palhares, Cabrita and Borralho (2006), Vale and Pimentel (2011, 2013), Pimentel and Vale (2011). In the relational thinking approach we draw on Carpenter, Levi, Franke and Zeringue (2005), Jacobs, Franke, Carpenter, Levi and Battey (2007), Franke, Carpenter and Battey (2008), Empson, Linda and Carpenter (2011). This is a documentarytype investigation, as we surveyed and analyzed data in the Math Notebooks for the literacy Cycle of the SOMA Program. For the analytical treatment of the data collected, we established as method of analysis inferences, that is, interpreting and reflecting on the didactic tasks/suggestions. In the reflective analyses we verified that the didactic tasks/suggestions of the Math Notebooks for the SOMA literacy Cycle cover the realization of classifications, by means of numerical and geometrical atributes, and, especially, the 2nd and 3rd Year Notebooks, which encompass the establishment of relations, the discovery/elaboration of patterns, the identification of the next/absent elements, and the development of generalizations, in numerical and figurative sequences. These aspects are integral to the way of thinking algebraically.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilPensamento algébricoPensamento relacionalCiclo de alfabetizaçãoPrograma SomaDesenvolvimento do pensamento algébrico nos cadernos de matemática do ciclo de alfabetização do Programa Somainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesenvolvimentopensamentoalgebrico_Silva_2021.pdfapplication/pdf4764938https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47029/1/Desenvolvimentopensamentoalgebrico_Silva_2021.pdf5ec527fd33a025a2796f2224ce6649c6MD51123456789/470292022-04-20 18:14:25.272oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47029Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-20T21:14:25Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desenvolvimento do pensamento algébrico nos cadernos de matemática do ciclo de alfabetização do Programa Soma
title Desenvolvimento do pensamento algébrico nos cadernos de matemática do ciclo de alfabetização do Programa Soma
spellingShingle Desenvolvimento do pensamento algébrico nos cadernos de matemática do ciclo de alfabetização do Programa Soma
Silva, Sheila Valéria Pereira da
Pensamento algébrico
Pensamento relacional
Ciclo de alfabetização
Programa Soma
title_short Desenvolvimento do pensamento algébrico nos cadernos de matemática do ciclo de alfabetização do Programa Soma
title_full Desenvolvimento do pensamento algébrico nos cadernos de matemática do ciclo de alfabetização do Programa Soma
title_fullStr Desenvolvimento do pensamento algébrico nos cadernos de matemática do ciclo de alfabetização do Programa Soma
title_full_unstemmed Desenvolvimento do pensamento algébrico nos cadernos de matemática do ciclo de alfabetização do Programa Soma
title_sort Desenvolvimento do pensamento algébrico nos cadernos de matemática do ciclo de alfabetização do Programa Soma
author Silva, Sheila Valéria Pereira da
author_facet Silva, Sheila Valéria Pereira da
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2534046929224383
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4238-065X
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3258090174478169
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Parente, Claudia Pereira de Lima
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Noronha, Glaucianny Amorim
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Borowsky, Halana Garcez
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv 02190645042
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv 91013577434
dc.contributor.referees5.none.fl_str_mv Gomes, Luanna Priscila da Silva
dc.contributor.referees5ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-7157-6870
dc.contributor.referees5Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8876754933365521
dc.contributor.referees6.none.fl_str_mv Barbosa, Tatyana Mabel Nobre
dc.contributor.referees6Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6982452047842223
dc.contributor.referees6ID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/ 0000-0002-7864-1065
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Sheila Valéria Pereira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Noronha, Claudianny Amorim
contributor_str_mv Noronha, Claudianny Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento algébrico
Pensamento relacional
Ciclo de alfabetização
Programa Soma
topic Pensamento algébrico
Pensamento relacional
Ciclo de alfabetização
Programa Soma
description Considerando a pertinência do ensino da álgebra desde os primeiros anos de escolaridade, para o desenvolvimento do pensamento algébrico dos estudantes, das compreensões dos futuros estudos em álgebra e das apreensões dos conhecimentos matemáticos. Além de ser uma temática em emergente crescimento, no âmbito da elaboração de currículos, de práticas e de pesquisas acadêmicas educacionais. A presente pesquisa doutoral estudou analiticamente os Cadernos de Matemática para os professores, da Coleção Práticas de Letramentos no Ciclo de alfabetização, do Programa SOMA. Tendo por objetivo geral, a partir da compreensão de que o desenvolvimento do pensamento algébrico se dá numa perspectiva relacional, analisar como as tarefas/sugestões didáticas propostas nos Cadernos de Matemática para o Ciclo de alfabetização do SOMA, podem contribuir para o trabalho do professor na promoção do desenvolvimento do pensamento algébrico. Sendo os nossos objetivos específicos: evidenciar se e como as tarefas/sugestões didáticas abrangem os conhecimentos e habilidades previstos para cada um dos anos de ensino contemplados pelo SOMA, considerando a versão atual da BNCC; indicar, quando necessário, abordagens/estratégias que possibilitem ao professor ampliar o potencial das tarefas para promoção do desenvolvimento do pensamento algébrico. Na organização teórico-epistemológica deste estudo, nossa fundamentação parte da concepção de Fonseca (2014), no que trata sobre a alfabetização matemática. No que concerne ao desenvolvimento do pensamento algébrico, nos apoiamos nos estudos de Kieran (2004, 2007, 2011), Kieran, Pang, Schifter e Ng (2016), Blanton e Kaput (2005), Carraher, Schliemann, Brizuela e Earnest (2006), Cai e Knuth (2011), Mason (2008), e, especificamente, para o estudo de padrões, em Vale, Palhares, Cabrita e Borralho (2006), Vale e Pimentel (2011, 2013), Pimentel e Vale (2011). Na abordagem do pensamento relacional nos apoiamos em Carpenter, Levi, Franke e Zeringue (2005), Jacobs, Franke, Carpenter, Levi e Battey (2007), Franke, Carpenter e Battey (2008), Empson, Linda e Carpenter (2011). Esta é uma investigação do tipo documental, pois levantamos e analisamos dados nos Cadernos de Matemática para o Ciclo de alfabetização do Programa SOMA. Para o tratamento analítico dos dados levantados, estabelecemos como método de análise inferências, ou seja, interpretando e refletindo acerca das tarefas/sugestões didáticas. Nas análises reflexivas verificamos que as tarefas/sugestões didáticas dos Cadernos de Matemática para o Ciclo de alfabetização do SOMA abrangem a realização de classificações, mediante atributos numéricos e geométricos e, em especial, os Cadernos dos 2º e 3º anos, que englobam o estabelecimento de relações, o descobrimento/elaboração de padrões, a identificação dos próximos/ausentes elementos e o desenvolvimento de generalizações, em sequências numéricas e figurais. Estes aspectos são integrantes do modo de pensar algebricamente.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-20T21:13:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-20T21:13:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Sheila Valéria Pereira da. Desenvolvimento do pensamento algébrico nos cadernos de matemática do ciclo de alfabetização do Programa Soma. 2021. 149f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47029
identifier_str_mv SILVA, Sheila Valéria Pereira da. Desenvolvimento do pensamento algébrico nos cadernos de matemática do ciclo de alfabetização do Programa Soma. 2021. 149f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47029/1/Desenvolvimentopensamentoalgebrico_Silva_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5ec527fd33a025a2796f2224ce6649c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117570263777280