Divisão da formação em educação física: “crônica de uma morte anunciada”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frizzo, Giovanni
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9591
Resumo: O objetivo deste artigo é sistematizar o processo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Física (EF), que promoveu a divisão da formação de professores de EF em Licenciatura e Bacharelado e que, atualmente, vem sendo questionada em diversas Universidades que estão realizando processos de reestruturações curriculares. Partimos de um pressuposto que as mudanças nos currículos de EF são a expressão de um projeto de sociedade que necessita formar um novo modelo de trabalhador para atender as demandas do capital, que passa por um processo de crise estrutural.
id UFBA-10_c086dec29bf43a6c61066dfe3da105c5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9591
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Divisão da formação em educação física: “crônica de uma morte anunciada”Formação de ProfessoresEducação FísicaCrise do CapitalismoReestruturação CurricularEducaçãoO objetivo deste artigo é sistematizar o processo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Física (EF), que promoveu a divisão da formação de professores de EF em Licenciatura e Bacharelado e que, atualmente, vem sendo questionada em diversas Universidades que estão realizando processos de reestruturações curriculares. Partimos de um pressuposto que as mudanças nos currículos de EF são a expressão de um projeto de sociedade que necessita formar um novo modelo de trabalhador para atender as demandas do capital, que passa por um processo de crise estrutural.Universidade Federal da Bahia2010-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/959110.9771/gmed.v2i2.9591Germinal: marxismo e educação em debate; v. 2 n. 2 (2010): PROJETO HISTÓRICO COMUNISTA E EDUCAÇÃO; 163-1732175-560410.9771/gmed.v2i2reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9591/7015Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrizzo, Giovanni2017-10-19T15:49:07Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9591Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:49:07Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Divisão da formação em educação física: “crônica de uma morte anunciada”
title Divisão da formação em educação física: “crônica de uma morte anunciada”
spellingShingle Divisão da formação em educação física: “crônica de uma morte anunciada”
Frizzo, Giovanni
Formação de Professores
Educação Física
Crise do Capitalismo
Reestruturação Curricular
Educação
title_short Divisão da formação em educação física: “crônica de uma morte anunciada”
title_full Divisão da formação em educação física: “crônica de uma morte anunciada”
title_fullStr Divisão da formação em educação física: “crônica de uma morte anunciada”
title_full_unstemmed Divisão da formação em educação física: “crônica de uma morte anunciada”
title_sort Divisão da formação em educação física: “crônica de uma morte anunciada”
author Frizzo, Giovanni
author_facet Frizzo, Giovanni
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frizzo, Giovanni
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Educação Física
Crise do Capitalismo
Reestruturação Curricular
Educação
topic Formação de Professores
Educação Física
Crise do Capitalismo
Reestruturação Curricular
Educação
description O objetivo deste artigo é sistematizar o processo de implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Física (EF), que promoveu a divisão da formação de professores de EF em Licenciatura e Bacharelado e que, atualmente, vem sendo questionada em diversas Universidades que estão realizando processos de reestruturações curriculares. Partimos de um pressuposto que as mudanças nos currículos de EF são a expressão de um projeto de sociedade que necessita formar um novo modelo de trabalhador para atender as demandas do capital, que passa por um processo de crise estrutural.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9591
10.9771/gmed.v2i2.9591
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9591
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v2i2.9591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9591/7015
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 2 n. 2 (2010): PROJETO HISTÓRICO COMUNISTA E EDUCAÇÃO; 163-173
2175-5604
10.9771/gmed.v2i2
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313516206129152