Conhecimentos e percepções de estudantes do Curso de Educação Física da Universidade Federal de São Paulo: uma análise a partir da divisão do currículo em licenciatura e bacharelado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terrão, Felipe Lopes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7395
Resumo: A divisão do curso de educação física em dois currículos distintos, licenciatura e bacharelado, impõe ao estudante a escolha pelo campo de atuação profissional. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo transversal com abordagem qualitativa é investigar os conhecimentos e percepções de estudantes do curso de educação física sobre a divisão do currículo e a influência dessa mudança na escolha pelo curso da Universidade Federal de São Paulo. Para tanto, a metodologia se fundamenta no emprego de um questionário socioeconômico junto a 21 estudantes do curso para caracterizá-los e investigar o perfil socioeconômico dos mesmos e na realização de 12 entrevistas semiestruturadas com ingressantes e concluintes utilizando para análise os conceitos de capital cultural e habitus. As análises das entrevistas, a luz do referencial teórico proposto, mostram uma postura critica com relação a divisão do currículo de educação física. Por outro lado, as respostas sobre a escolha pela Universidade Federal de São Paulo indicam que o reconhecimento acadêmico e o prestigio social da Universidade influenciaram na escolha pelo curso de educação física desta instituição.Palavras-chave: Capital Cultural. Educação Física. Currículo.Course from Federal University of São Paulo: an analysis based on the division of the curriculum in licentiate and bachelor degreeABSTRACTThe division of the physical education course into two distinct curriculums, licentiate and bachelor degree, enforces the students to choose the field of professional activities. Into this perspective, the objective of this transversal study with qualitative approach is to investigate the knowledges and perceptions of the students from the physical education course about the curriculum division and the influence of this change over the choice for the course from the Federal University of São Paulo. For this purpose, the methodology is based on the utilization of a socioeconomic questionnaire with 21 students from the course to characterize them, and investigate their socioeconomic profile with the realization of 12 semi-structured interviews with the entrants and graduates, using the concepts of cultural capital and habitus for the analyses. The interview analyses, under the light of the theoretical referential that was purposed, shows a critical posture related to the division of the physical education curriculum. On the other hand, the answers about the choice for the Federal University of São Paulo, indicates that the academic recognition and the social prestige has influenced the choice for the physical education course from this institution.Keywords: Cultural capital. Physical Education. Curriculum.Conocimientos y percepciones de estudiantes del Curso de Educación Física de la Universidad Federal de São Paulo: um análisis a partir de la división del currículo en licenciatura y bachilleratoRESUMENLa división del curso de educación física en dos currículos distintos, licenciatura y bachillerato, impone al estudiante la elección por el campo de actuación profesional. En esta perspectiva, el objetivo de este estudio transversal con abordaje cualitativo es investigar los conocimientos y percepciones de estudiantes del curso de educación física sobre la división del currículo y la influencia de ese cambio en la elección por el curso de la Universidad Federal de São Paulo. Por lo tanto, la metodología se basa en el empleo de un cuestionario socioeconómico junto a 21 estudiantes del curso para caracterizarlos e investigar el perfil socioeconómico de los mismos y en la realización de 12 entrevistas semiestructuradas con ingresantes y concluyentes utilizando para analisis los conceptos de capital cultural y cultural habitus. Los análisis de las entrevistas, la luz del referencial teórico propuesto, muestran una postura crítica con relación a la división del currículo de educación física. Por otra parte, las respuestas sobre la elección por la Universidad Federal de São Paulo indican que el reconocimiento académico y el prestigio social de la Universidad infl uenciaron en la elección por el curso de educación física de esta institución.Palabras clave: Capital Cultural. Educación Física. Currículo.
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Para tanto, a metodologia se fundamenta no emprego de um questionário socioeconômico junto a 21 estudantes do curso para caracterizá-los e investigar o perfil socioeconômico dos mesmos e na realização de 12 entrevistas semiestruturadas com ingressantes e concluintes utilizando para análise os conceitos de capital cultural e habitus. As análises das entrevistas, a luz do referencial teórico proposto, mostram uma postura critica com relação a divisão do currículo de educação física. Por outro lado, as respostas sobre a escolha pela Universidade Federal de São Paulo indicam que o reconhecimento acadêmico e o prestigio social da Universidade influenciaram na escolha pelo curso de educação física desta instituição.Palavras-chave: Capital Cultural. Educação Física. Currículo.Course from Federal University of São Paulo: an analysis based on the division of the curriculum in licentiate and bachelor degreeABSTRACTThe division of the physical education course into two distinct curriculums, licentiate and bachelor degree, enforces the students to choose the field of professional activities. Into this perspective, the objective of this transversal study with qualitative approach is to investigate the knowledges and perceptions of the students from the physical education course about the curriculum division and the influence of this change over the choice for the course from the Federal University of São Paulo. For this purpose, the methodology is based on the utilization of a socioeconomic questionnaire with 21 students from the course to characterize them, and investigate their socioeconomic profile with the realization of 12 semi-structured interviews with the entrants and graduates, using the concepts of cultural capital and habitus for the analyses. The interview analyses, under the light of the theoretical referential that was purposed, shows a critical posture related to the division of the physical education curriculum. On the other hand, the answers about the choice for the Federal University of São Paulo, indicates that the academic recognition and the social prestige has influenced the choice for the physical education course from this institution.Keywords: Cultural capital. Physical Education. Curriculum.Conocimientos y percepciones de estudiantes del Curso de Educación Física de la Universidad Federal de São Paulo: um análisis a partir de la división del currículo en licenciatura y bachilleratoRESUMENLa división del curso de educación física en dos currículos distintos, licenciatura y bachillerato, impone al estudiante la elección por el campo de actuación profesional. En esta perspectiva, el objetivo de este estudio transversal con abordaje cualitativo es investigar los conocimientos y percepciones de estudiantes del curso de educación física sobre la división del currículo y la influencia de ese cambio en la elección por el curso de la Universidad Federal de São Paulo. Por lo tanto, la metodología se basa en el empleo de un cuestionario socioeconómico junto a 21 estudiantes del curso para caracterizarlos e investigar el perfil socioeconómico de los mismos y en la realización de 12 entrevistas semiestructuradas con ingresantes y concluyentes utilizando para analisis los conceptos de capital cultural y cultural habitus. Los análisis de las entrevistas, la luz del referencial teórico propuesto, muestran una postura crítica con relación a la división del currículo de educación física. Por otra parte, las respuestas sobre la elección por la Universidad Federal de São Paulo indican que el reconocimiento académico y el prestigio social de la Universidad infl uenciaron en la elección por el curso de educación física de esta institución.Palabras clave: Capital Cultural. Educación Física. Currículo.Universidade Federal do Maranhão2017-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/739510.18764/2358-4319.v10n2p230-260Revista Educação e Emancipação; v. 10, n. 2, maio/ago. 2017; p.230-2602358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7395/4549Copyright (c) 2017 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTerrão, Felipe Lopes2017-08-01T15:45:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7395Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-08-01T15:45:50Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
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