O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: SOBRE O LUGAR E A FUNÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: THIENGO, Lara Carlette
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Mari, Cezar Luiz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9681
Resumo: Este artigo, parte das discussões apresentadas em dissertação de mestrado (2013), apresenta uma análise do Programa Ciência Sem Fronteiras (CsF), lançado em 2011. Compreende-se que o programa se configura enquanto materialização de tendências atuais sobre o lugar e a função do ensino superior na produção de conhecimentos diante das perspectivas sócio-históricas dos países centrais e periféricos. As questões discutidas passam pela problematização do conceito de ciência, seus objetivos, o papel da universidade e a significação da excelência científica. A análise, de corte documental, é construída de acordo com referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica (ADC).
id UFBA-10_c3c01ccb4825e7a8a8723ac013c8931e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9681
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: SOBRE O LUGAR E A FUNÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIROCiência sem Fronteirasconsensoensino superior. Este artigo, parte das discussões apresentadas em dissertação de mestrado (2013), apresenta uma análise do Programa Ciência Sem Fronteiras (CsF), lançado em 2011. Compreende-se que o programa se configura enquanto materialização de tendências atuais sobre o lugar e a função do ensino superior na produção de conhecimentos diante das perspectivas sócio-históricas dos países centrais e periféricos. As questões discutidas passam pela problematização do conceito de ciência, seus objetivos, o papel da universidade e a significação da excelência científica. A análise, de corte documental, é construída de acordo com referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica (ADC). Universidade Federal da Bahia2014-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/968110.9771/gmed.v6i1.9681Germinal: marxismo e educação em debate; v. 6 n. 1 (2014): CONJUNTURA; 122-1332175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9681/8935Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHIENGO, Lara CarletteMari, Cezar Luiz de2017-10-19T15:51:35Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9681Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:51:35Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: SOBRE O LUGAR E A FUNÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
title O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: SOBRE O LUGAR E A FUNÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
spellingShingle O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: SOBRE O LUGAR E A FUNÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
THIENGO, Lara Carlette
Ciência sem Fronteiras
consenso
ensino superior.
title_short O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: SOBRE O LUGAR E A FUNÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
title_full O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: SOBRE O LUGAR E A FUNÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
title_fullStr O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: SOBRE O LUGAR E A FUNÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
title_full_unstemmed O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: SOBRE O LUGAR E A FUNÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
title_sort O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: SOBRE O LUGAR E A FUNÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
author THIENGO, Lara Carlette
author_facet THIENGO, Lara Carlette
Mari, Cezar Luiz de
author_role author
author2 Mari, Cezar Luiz de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv THIENGO, Lara Carlette
Mari, Cezar Luiz de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência sem Fronteiras
consenso
ensino superior.
topic Ciência sem Fronteiras
consenso
ensino superior.
description Este artigo, parte das discussões apresentadas em dissertação de mestrado (2013), apresenta uma análise do Programa Ciência Sem Fronteiras (CsF), lançado em 2011. Compreende-se que o programa se configura enquanto materialização de tendências atuais sobre o lugar e a função do ensino superior na produção de conhecimentos diante das perspectivas sócio-históricas dos países centrais e periféricos. As questões discutidas passam pela problematização do conceito de ciência, seus objetivos, o papel da universidade e a significação da excelência científica. A análise, de corte documental, é construída de acordo com referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica (ADC).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9681
10.9771/gmed.v6i1.9681
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9681
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v6i1.9681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9681/8935
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 6 n. 1 (2014): CONJUNTURA; 122-133
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313516286869504