O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: SOBRE O LUGAR E A FUNÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9681 |
Resumo: | Este artigo, parte das discussões apresentadas em dissertação de mestrado (2013), apresenta uma análise do Programa Ciência Sem Fronteiras (CsF), lançado em 2011. Compreende-se que o programa se configura enquanto materialização de tendências atuais sobre o lugar e a função do ensino superior na produção de conhecimentos diante das perspectivas sócio-históricas dos países centrais e periféricos. As questões discutidas passam pela problematização do conceito de ciência, seus objetivos, o papel da universidade e a significação da excelência científica. A análise, de corte documental, é construída de acordo com referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica (ADC). |
id |
UFBA-10_c3c01ccb4825e7a8a8723ac013c8931e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9681 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: SOBRE O LUGAR E A FUNÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIROCiência sem Fronteirasconsensoensino superior. Este artigo, parte das discussões apresentadas em dissertação de mestrado (2013), apresenta uma análise do Programa Ciência Sem Fronteiras (CsF), lançado em 2011. Compreende-se que o programa se configura enquanto materialização de tendências atuais sobre o lugar e a função do ensino superior na produção de conhecimentos diante das perspectivas sócio-históricas dos países centrais e periféricos. As questões discutidas passam pela problematização do conceito de ciência, seus objetivos, o papel da universidade e a significação da excelência científica. A análise, de corte documental, é construída de acordo com referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica (ADC). Universidade Federal da Bahia2014-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/968110.9771/gmed.v6i1.9681Germinal: marxismo e educação em debate; v. 6 n. 1 (2014): CONJUNTURA; 122-1332175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9681/8935Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHIENGO, Lara CarletteMari, Cezar Luiz de2017-10-19T15:51:35Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9681Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:51:35Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: SOBRE O LUGAR E A FUNÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO |
title |
O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: SOBRE O LUGAR E A FUNÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO |
spellingShingle |
O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: SOBRE O LUGAR E A FUNÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO THIENGO, Lara Carlette Ciência sem Fronteiras consenso ensino superior. |
title_short |
O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: SOBRE O LUGAR E A FUNÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO |
title_full |
O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: SOBRE O LUGAR E A FUNÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO |
title_fullStr |
O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: SOBRE O LUGAR E A FUNÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO |
title_full_unstemmed |
O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: SOBRE O LUGAR E A FUNÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO |
title_sort |
O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: SOBRE O LUGAR E A FUNÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO |
author |
THIENGO, Lara Carlette |
author_facet |
THIENGO, Lara Carlette Mari, Cezar Luiz de |
author_role |
author |
author2 |
Mari, Cezar Luiz de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
THIENGO, Lara Carlette Mari, Cezar Luiz de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência sem Fronteiras consenso ensino superior. |
topic |
Ciência sem Fronteiras consenso ensino superior. |
description |
Este artigo, parte das discussões apresentadas em dissertação de mestrado (2013), apresenta uma análise do Programa Ciência Sem Fronteiras (CsF), lançado em 2011. Compreende-se que o programa se configura enquanto materialização de tendências atuais sobre o lugar e a função do ensino superior na produção de conhecimentos diante das perspectivas sócio-históricas dos países centrais e periféricos. As questões discutidas passam pela problematização do conceito de ciência, seus objetivos, o papel da universidade e a significação da excelência científica. A análise, de corte documental, é construída de acordo com referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso Crítica (ADC). |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9681 10.9771/gmed.v6i1.9681 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9681 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v6i1.9681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9681/8935 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 6 n. 1 (2014): CONJUNTURA; 122-133 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313516286869504 |