Auto-organização da escola do trabalho em Krupskaya e Pistrak: análise inicial sobre a autogestão estudantil a partir da experiência pedagógica soviética.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/36838 |
Resumo: | A auto-organização, categoria da pedagogia soviética, é caracterizada como uma forma de estruturação da vida estudantil dos jovens. O objetivo da pesquisa é analisar a auto-organização na escola do trabalho através das obras de Moisey M. Pistrak e Nadejda K. Krupskaya. Para isso, foi realizada uma análise documental das obras dos pedagogos soviéticos e uma bibliográfica direcionada ao contexto histórico, como também as contribuições da literatura referente ao assunto. Os resultados indicam que para os educadores russos a autodireção é capaz de proporcionar aos estudantes concepções sobre organização, autonomia e coletividade. Por fim, considera-se necessário estudos aprofundados sobre as obras de Krupskaya e Pistrak. |
id |
UFBA-10_d01ecb15d8c1c0db1b2ac4fb966813de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/36838 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Auto-organização da escola do trabalho em Krupskaya e Pistrak: análise inicial sobre a autogestão estudantil a partir da experiência pedagógica soviética.Auto-gestãoPedagogia russaEscola do trabalho.A auto-organização, categoria da pedagogia soviética, é caracterizada como uma forma de estruturação da vida estudantil dos jovens. O objetivo da pesquisa é analisar a auto-organização na escola do trabalho através das obras de Moisey M. Pistrak e Nadejda K. Krupskaya. Para isso, foi realizada uma análise documental das obras dos pedagogos soviéticos e uma bibliográfica direcionada ao contexto histórico, como também as contribuições da literatura referente ao assunto. Os resultados indicam que para os educadores russos a autodireção é capaz de proporcionar aos estudantes concepções sobre organização, autonomia e coletividade. Por fim, considera-se necessário estudos aprofundados sobre as obras de Krupskaya e Pistrak.Universidade Federal da Bahia2020-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literatura.application/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/3683810.9771/gmed.v12i1.36838Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 1 (2020): Marxismo – a contribuição das mulheres; 244-2592175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/36838/21845Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessPraciano, Jaírla Bianca AiresFeitosa, Raphael Alves2020-08-16T23:55:05Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/36838Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2020-08-16T23:55:05Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Auto-organização da escola do trabalho em Krupskaya e Pistrak: análise inicial sobre a autogestão estudantil a partir da experiência pedagógica soviética. |
title |
Auto-organização da escola do trabalho em Krupskaya e Pistrak: análise inicial sobre a autogestão estudantil a partir da experiência pedagógica soviética. |
spellingShingle |
Auto-organização da escola do trabalho em Krupskaya e Pistrak: análise inicial sobre a autogestão estudantil a partir da experiência pedagógica soviética. Praciano, Jaírla Bianca Aires Auto-gestão Pedagogia russa Escola do trabalho. |
title_short |
Auto-organização da escola do trabalho em Krupskaya e Pistrak: análise inicial sobre a autogestão estudantil a partir da experiência pedagógica soviética. |
title_full |
Auto-organização da escola do trabalho em Krupskaya e Pistrak: análise inicial sobre a autogestão estudantil a partir da experiência pedagógica soviética. |
title_fullStr |
Auto-organização da escola do trabalho em Krupskaya e Pistrak: análise inicial sobre a autogestão estudantil a partir da experiência pedagógica soviética. |
title_full_unstemmed |
Auto-organização da escola do trabalho em Krupskaya e Pistrak: análise inicial sobre a autogestão estudantil a partir da experiência pedagógica soviética. |
title_sort |
Auto-organização da escola do trabalho em Krupskaya e Pistrak: análise inicial sobre a autogestão estudantil a partir da experiência pedagógica soviética. |
author |
Praciano, Jaírla Bianca Aires |
author_facet |
Praciano, Jaírla Bianca Aires Feitosa, Raphael Alves |
author_role |
author |
author2 |
Feitosa, Raphael Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Praciano, Jaírla Bianca Aires Feitosa, Raphael Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Auto-gestão Pedagogia russa Escola do trabalho. |
topic |
Auto-gestão Pedagogia russa Escola do trabalho. |
description |
A auto-organização, categoria da pedagogia soviética, é caracterizada como uma forma de estruturação da vida estudantil dos jovens. O objetivo da pesquisa é analisar a auto-organização na escola do trabalho através das obras de Moisey M. Pistrak e Nadejda K. Krupskaya. Para isso, foi realizada uma análise documental das obras dos pedagogos soviéticos e uma bibliográfica direcionada ao contexto histórico, como também as contribuições da literatura referente ao assunto. Os resultados indicam que para os educadores russos a autodireção é capaz de proporcionar aos estudantes concepções sobre organização, autonomia e coletividade. Por fim, considera-se necessário estudos aprofundados sobre as obras de Krupskaya e Pistrak. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Revisão de Literatura. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/36838 10.9771/gmed.v12i1.36838 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/36838 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v12i1.36838 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/36838/21845 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 12 n. 1 (2020): Marxismo – a contribuição das mulheres; 244-259 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313518351515648 |