A CRÍTICA CRÍTICA DOS GIROS EPISTEMOLÓGICOS E/OU LINGUÍSTICOS NO DEBATE POLÍTICO-EPISTEMOLÓGICO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sacardo, Michele
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Régis Henrique dos Reis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15883
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir sucintamente a crítica crítica dos giros epistemológicos e/ou linguísticos no debate político-epistemológico da área da Educação Física brasileira. Para tanto, retomamos brevemente o processo de gênese e desenvolvimento do debate político-epistemológico da Educação Física brasileira. Posteriormente, discutimos os limites e inconsistências do discurso “pluralista” de um grupo de epistemólogos na referida área, e a defesa das concepções de verdade e realidade como categorias histórico-ontológicos. Concluímos que a perspectiva dos defensores dos giros epistemológicos e/ou linguísticos não consegueavançar para além das práticas descritivas da verdade, entendida a partir de consensos intersubjetivos e da implementação de uma postura conservadora. Palavras-chave: 
id UFBA-10_d5c1b242bf453d9b84ea96c6b109501c
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/15883
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling A CRÍTICA CRÍTICA DOS GIROS EPISTEMOLÓGICOS E/OU LINGUÍSTICOS NO DEBATE POLÍTICO-EPISTEMOLÓGICO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICAEpistemologiaOntologiaGiros epistemológico / linguísticosMarxismoEducação Física.O objetivo deste artigo é discutir sucintamente a crítica crítica dos giros epistemológicos e/ou linguísticos no debate político-epistemológico da área da Educação Física brasileira. Para tanto, retomamos brevemente o processo de gênese e desenvolvimento do debate político-epistemológico da Educação Física brasileira. Posteriormente, discutimos os limites e inconsistências do discurso “pluralista” de um grupo de epistemólogos na referida área, e a defesa das concepções de verdade e realidade como categorias histórico-ontológicos. Concluímos que a perspectiva dos defensores dos giros epistemológicos e/ou linguísticos não consegueavançar para além das práticas descritivas da verdade, entendida a partir de consensos intersubjetivos e da implementação de uma postura conservadora. Palavras-chave: Universidade Federal da Bahia2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1588310.9771/gmed.v9i2.15883Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 2 (2017): PARA A CRÍTICA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO; 26-392175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15883/14879Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessSacardo, MicheleSilva, Régis Henrique dos Reis2017-10-19T15:54:04Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/15883Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:54:04Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv A CRÍTICA CRÍTICA DOS GIROS EPISTEMOLÓGICOS E/OU LINGUÍSTICOS NO DEBATE POLÍTICO-EPISTEMOLÓGICO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title A CRÍTICA CRÍTICA DOS GIROS EPISTEMOLÓGICOS E/OU LINGUÍSTICOS NO DEBATE POLÍTICO-EPISTEMOLÓGICO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
spellingShingle A CRÍTICA CRÍTICA DOS GIROS EPISTEMOLÓGICOS E/OU LINGUÍSTICOS NO DEBATE POLÍTICO-EPISTEMOLÓGICO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Sacardo, Michele
Epistemologia
Ontologia
Giros epistemológico / linguísticos
Marxismo
Educação Física.
title_short A CRÍTICA CRÍTICA DOS GIROS EPISTEMOLÓGICOS E/OU LINGUÍSTICOS NO DEBATE POLÍTICO-EPISTEMOLÓGICO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full A CRÍTICA CRÍTICA DOS GIROS EPISTEMOLÓGICOS E/OU LINGUÍSTICOS NO DEBATE POLÍTICO-EPISTEMOLÓGICO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_fullStr A CRÍTICA CRÍTICA DOS GIROS EPISTEMOLÓGICOS E/OU LINGUÍSTICOS NO DEBATE POLÍTICO-EPISTEMOLÓGICO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_full_unstemmed A CRÍTICA CRÍTICA DOS GIROS EPISTEMOLÓGICOS E/OU LINGUÍSTICOS NO DEBATE POLÍTICO-EPISTEMOLÓGICO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
title_sort A CRÍTICA CRÍTICA DOS GIROS EPISTEMOLÓGICOS E/OU LINGUÍSTICOS NO DEBATE POLÍTICO-EPISTEMOLÓGICO DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
author Sacardo, Michele
author_facet Sacardo, Michele
Silva, Régis Henrique dos Reis
author_role author
author2 Silva, Régis Henrique dos Reis
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sacardo, Michele
Silva, Régis Henrique dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia
Ontologia
Giros epistemológico / linguísticos
Marxismo
Educação Física.
topic Epistemologia
Ontologia
Giros epistemológico / linguísticos
Marxismo
Educação Física.
description O objetivo deste artigo é discutir sucintamente a crítica crítica dos giros epistemológicos e/ou linguísticos no debate político-epistemológico da área da Educação Física brasileira. Para tanto, retomamos brevemente o processo de gênese e desenvolvimento do debate político-epistemológico da Educação Física brasileira. Posteriormente, discutimos os limites e inconsistências do discurso “pluralista” de um grupo de epistemólogos na referida área, e a defesa das concepções de verdade e realidade como categorias histórico-ontológicos. Concluímos que a perspectiva dos defensores dos giros epistemológicos e/ou linguísticos não consegueavançar para além das práticas descritivas da verdade, entendida a partir de consensos intersubjetivos e da implementação de uma postura conservadora. Palavras-chave: 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15883
10.9771/gmed.v9i2.15883
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15883
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v9i2.15883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15883/14879
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 2 (2017): PARA A CRÍTICA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO; 26-39
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313517116293120