AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12426 |
Resumo: | O presente ensaio apresenta algumas contribuições da pedagogia histórico-crítica para o ensino de geografia, cujas reflexões visam problematizar como este ensino se insere na educação escolar no contexto do neoliberalismo. Partindo da hipótese de que o esvaziamento do ensino de geografia na educação escolar é um reflexo das políticas educacionais brasileiras que se inserem no contexto do neoliberalismo, pretende-se caracterizar a diluição da perspectiva crítica nesta área do conhecimento e apresentar as contribuições da pedagogia histórico-crítica no enfrentamento e superação da ordem vigente, destacando os fundamentos necessários para a efetivação de um ensino que contribua para a construção de uma outra sociedade. |
id |
UFBA-10_dee1354d416eb23c0dbc8d690b99c884 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12426 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIAPedagogia histórico-críticaensino de geografiaeducação escolar.O presente ensaio apresenta algumas contribuições da pedagogia histórico-crítica para o ensino de geografia, cujas reflexões visam problematizar como este ensino se insere na educação escolar no contexto do neoliberalismo. Partindo da hipótese de que o esvaziamento do ensino de geografia na educação escolar é um reflexo das políticas educacionais brasileiras que se inserem no contexto do neoliberalismo, pretende-se caracterizar a diluição da perspectiva crítica nesta área do conhecimento e apresentar as contribuições da pedagogia histórico-crítica no enfrentamento e superação da ordem vigente, destacando os fundamentos necessários para a efetivação de um ensino que contribua para a construção de uma outra sociedade.Universidade Federal da Bahia2014-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesEstudos Conjunturaisapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1242610.9771/gmed.v7i1.12426Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 189-1992175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12426/9514Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Lucas André2017-10-19T15:52:30Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12426Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:52:30Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA |
title |
AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA |
spellingShingle |
AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA Teixeira, Lucas André Pedagogia histórico-crítica ensino de geografia educação escolar. |
title_short |
AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA |
title_full |
AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA |
title_fullStr |
AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA |
title_full_unstemmed |
AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA |
title_sort |
AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA |
author |
Teixeira, Lucas André |
author_facet |
Teixeira, Lucas André |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Lucas André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia histórico-crítica ensino de geografia educação escolar. |
topic |
Pedagogia histórico-crítica ensino de geografia educação escolar. |
description |
O presente ensaio apresenta algumas contribuições da pedagogia histórico-crítica para o ensino de geografia, cujas reflexões visam problematizar como este ensino se insere na educação escolar no contexto do neoliberalismo. Partindo da hipótese de que o esvaziamento do ensino de geografia na educação escolar é um reflexo das políticas educacionais brasileiras que se inserem no contexto do neoliberalismo, pretende-se caracterizar a diluição da perspectiva crítica nesta área do conhecimento e apresentar as contribuições da pedagogia histórico-crítica no enfrentamento e superação da ordem vigente, destacando os fundamentos necessários para a efetivação de um ensino que contribua para a construção de uma outra sociedade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos Pares Estudos Conjunturais |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12426 10.9771/gmed.v7i1.12426 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12426 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v7i1.12426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12426/9514 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 189-199 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313516716785664 |