AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Lucas André
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12426
Resumo: O presente ensaio apresenta algumas contribuições da pedagogia histórico-crítica  para o ensino de geografia, cujas reflexões visam problematizar como este ensino se insere na educação escolar no contexto do neoliberalismo. Partindo da hipótese de que o esvaziamento do ensino de geografia na educação escolar é um reflexo das políticas educacionais brasileiras que se inserem no contexto do neoliberalismo, pretende-se  caracterizar a diluição da perspectiva crítica nesta área do conhecimento e apresentar as contribuições da pedagogia histórico-crítica no enfrentamento e superação da ordem vigente, destacando os fundamentos necessários para a efetivação de um ensino que contribua para a construção de uma outra sociedade.
id UFBA-10_dee1354d416eb23c0dbc8d690b99c884
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12426
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIAPedagogia histórico-críticaensino de geografiaeducação escolar.O presente ensaio apresenta algumas contribuições da pedagogia histórico-crítica  para o ensino de geografia, cujas reflexões visam problematizar como este ensino se insere na educação escolar no contexto do neoliberalismo. Partindo da hipótese de que o esvaziamento do ensino de geografia na educação escolar é um reflexo das políticas educacionais brasileiras que se inserem no contexto do neoliberalismo, pretende-se  caracterizar a diluição da perspectiva crítica nesta área do conhecimento e apresentar as contribuições da pedagogia histórico-crítica no enfrentamento e superação da ordem vigente, destacando os fundamentos necessários para a efetivação de um ensino que contribua para a construção de uma outra sociedade.Universidade Federal da Bahia2014-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesEstudos Conjunturaisapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1242610.9771/gmed.v7i1.12426Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 189-1992175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12426/9514Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Lucas André2017-10-19T15:52:30Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12426Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:52:30Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
title AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
spellingShingle AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
Teixeira, Lucas André
Pedagogia histórico-crítica
ensino de geografia
educação escolar.
title_short AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
title_full AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
title_fullStr AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
title_full_unstemmed AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
title_sort AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
author Teixeira, Lucas André
author_facet Teixeira, Lucas André
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Lucas André
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia histórico-crítica
ensino de geografia
educação escolar.
topic Pedagogia histórico-crítica
ensino de geografia
educação escolar.
description O presente ensaio apresenta algumas contribuições da pedagogia histórico-crítica  para o ensino de geografia, cujas reflexões visam problematizar como este ensino se insere na educação escolar no contexto do neoliberalismo. Partindo da hipótese de que o esvaziamento do ensino de geografia na educação escolar é um reflexo das políticas educacionais brasileiras que se inserem no contexto do neoliberalismo, pretende-se  caracterizar a diluição da perspectiva crítica nesta área do conhecimento e apresentar as contribuições da pedagogia histórico-crítica no enfrentamento e superação da ordem vigente, destacando os fundamentos necessários para a efetivação de um ensino que contribua para a construção de uma outra sociedade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Estudos Conjunturais
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12426
10.9771/gmed.v7i1.12426
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12426
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v7i1.12426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12426/9514
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 189-199
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313516716785664