OS CURRÍCULOS DE CASCAVEL (PR) E BAURU (SP) À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
Texto Completo: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/14134 |
Resumo: | The object of study of this research was the relation between the teaching of geography and the school education curriculum, having as empirical references the curriculums of Cascavel (PR) and Bauru (SP). The aim was to evaluate the advances and limits of |
id |
UFES_af4845c667dcbde545262f961f5de2da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufes.br:10/14134 |
network_acronym_str |
UFES |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
repository_id_str |
2108 |
spelling |
Marsiglia, Ana Carolina Galvaohttps://orcid.org/0000000184518269http://lattes.cnpq.br/0054673032961970Moraes, Pauliane Goncalveshttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/Fonte, Sandra Soares Dellahttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/9396743098041438Teixeira, Lucas Andrehttps://orcid.org/http://lattes.cnpq.br/2024-05-30T00:48:57Z2024-05-30T00:48:57Z2020-02-11The object of study of this research was the relation between the teaching of geography and the school education curriculum, having as empirical references the curriculums of Cascavel (PR) and Bauru (SP). The aim was to evaluate the advances and limits ofO objeto de estudo dessa pesquisa foi a relação entre o ensino de geografia e o currículo da educação escolar, tendo como referenciais empíricos os currículos de Cascavel (PR) e Bauru (SP). O intuito foi avaliar os avanços e limites das propostas curriculFundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES)Texthttp://repositorio.ufes.br/handle/10/14134porUniversidade Federal do Espírito SantoMestrado em EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUFESBRCentro de Educaçãosubject.br-rjbnEducaçãoPedagogia histórico-críticaCurrículoGeografia CríticaOS CURRÍCULOS DE CASCAVEL (PR) E BAURU (SP) À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIAtitle.alternativeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes)instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)instacron:UFESORIGINALtese_14260_PAULIANE GONÇALVES MORAES.pdfapplication/pdf1331509http://repositorio.ufes.br/bitstreams/27db2b80-eca6-4eac-b64e-f7a8d3151c4b/download2b0b590694259b8c15c552361f93c87fMD5110/141342024-07-18 06:00:25.963oai:repositorio.ufes.br:10/14134http://repositorio.ufes.brRepositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufes.br/oai/requestopendoar:21082024-10-15T17:55:51.647543Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS CURRÍCULOS DE CASCAVEL (PR) E BAURU (SP) À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA |
dc.title.alternative.none.fl_str_mv |
title.alternative |
title |
OS CURRÍCULOS DE CASCAVEL (PR) E BAURU (SP) À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA |
spellingShingle |
OS CURRÍCULOS DE CASCAVEL (PR) E BAURU (SP) À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA Moraes, Pauliane Goncalves Educação Pedagogia histórico-crítica Currículo Geografia Crítica subject.br-rjbn |
title_short |
OS CURRÍCULOS DE CASCAVEL (PR) E BAURU (SP) À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA |
title_full |
OS CURRÍCULOS DE CASCAVEL (PR) E BAURU (SP) À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA |
title_fullStr |
OS CURRÍCULOS DE CASCAVEL (PR) E BAURU (SP) À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA |
title_full_unstemmed |
OS CURRÍCULOS DE CASCAVEL (PR) E BAURU (SP) À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA |
title_sort |
OS CURRÍCULOS DE CASCAVEL (PR) E BAURU (SP) À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA |
author |
Moraes, Pauliane Goncalves |
author_facet |
Moraes, Pauliane Goncalves |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.none.fl_str_mv |
https://orcid.org/ |
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Marsiglia, Ana Carolina Galvao |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000000184518269 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0054673032961970 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Pauliane Goncalves |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Fonte, Sandra Soares Della |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/ |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9396743098041438 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Teixeira, Lucas Andre |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
https://orcid.org/ |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
contributor_str_mv |
Marsiglia, Ana Carolina Galvao Fonte, Sandra Soares Della Teixeira, Lucas Andre |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Educação |
topic |
Educação Pedagogia histórico-crítica Currículo Geografia Crítica subject.br-rjbn |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia histórico-crítica Currículo Geografia Crítica |
dc.subject.br-rjbn.none.fl_str_mv |
subject.br-rjbn |
description |
The object of study of this research was the relation between the teaching of geography and the school education curriculum, having as empirical references the curriculums of Cascavel (PR) and Bauru (SP). The aim was to evaluate the advances and limits of |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-05-30T00:48:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-05-30T00:48:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/14134 |
url |
http://repositorio.ufes.br/handle/10/14134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
Text |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Educação |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFES |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Espírito Santo Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) instname:Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) instacron:UFES |
instname_str |
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
instacron_str |
UFES |
institution |
UFES |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ufes.br/bitstreams/27db2b80-eca6-4eac-b64e-f7a8d3151c4b/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2b0b590694259b8c15c552361f93c87f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (riUfes) - Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813022531223814144 |