Trabalho, alienação e emancipação: a educação em Mészáros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Caio
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9504
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar a concepção de educação presente no pensamento de István Mészáros a partir das obras A teoria da alienação em Marx (Mészáros, 2006a),  A educação para além do capital (Mészáros, 2005) e O desafio e o fardo do tempo histórico (Mészáros, 2007). Ainda relativamente pouco conhecido da pesquisa educacional brasileira, Mészáros sustenta que, sob o sistema sociometabólico do capital, a educação tem o sentido de internalização dos parâmetros reprodutivos gerais do sistema. Uma contestação à educação, por afetar diretamente os próprios processos de internalização ideológica, representa, portanto, uma profunda contestação à estrutura social em questão. Se as determinações gerais da reprodução da vida afetam profundamente cada esfera da existência humana, uma transformação social radical só pode de fato acontecer com uma efetiva contribuição da educação, entendida em seu sentido mais amplo.
id UFBA-10_e73e437ddd01c36b992e87e12beebecb
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9504
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Trabalho, alienação e emancipação: a educação em MészárosIstván MészárosTrabalhoAlienaçãoEducaçãoEmancipação.O objetivo desta pesquisa foi analisar a concepção de educação presente no pensamento de István Mészáros a partir das obras A teoria da alienação em Marx (Mészáros, 2006a),  A educação para além do capital (Mészáros, 2005) e O desafio e o fardo do tempo histórico (Mészáros, 2007). Ainda relativamente pouco conhecido da pesquisa educacional brasileira, Mészáros sustenta que, sob o sistema sociometabólico do capital, a educação tem o sentido de internalização dos parâmetros reprodutivos gerais do sistema. Uma contestação à educação, por afetar diretamente os próprios processos de internalização ideológica, representa, portanto, uma profunda contestação à estrutura social em questão. Se as determinações gerais da reprodução da vida afetam profundamente cada esfera da existência humana, uma transformação social radical só pode de fato acontecer com uma efetiva contribuição da educação, entendida em seu sentido mais amplo.Universidade Federal da Bahia2010-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa filosófico-Histórica.application/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/950410.9771/gmed.v3i1.9504Germinal: marxismo e educação em debate; v. 3 n. 1 (2011): LUTA DE CLASSES, EDUCAÇÃO E REVOLUÇÃO; 1582175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9504/6928Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessAntunes, Caio2017-10-19T15:49:39Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9504Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:49:39Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho, alienação e emancipação: a educação em Mészáros
title Trabalho, alienação e emancipação: a educação em Mészáros
spellingShingle Trabalho, alienação e emancipação: a educação em Mészáros
Antunes, Caio
István Mészáros
Trabalho
Alienação
Educação
Emancipação.
title_short Trabalho, alienação e emancipação: a educação em Mészáros
title_full Trabalho, alienação e emancipação: a educação em Mészáros
title_fullStr Trabalho, alienação e emancipação: a educação em Mészáros
title_full_unstemmed Trabalho, alienação e emancipação: a educação em Mészáros
title_sort Trabalho, alienação e emancipação: a educação em Mészáros
author Antunes, Caio
author_facet Antunes, Caio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Caio
dc.subject.por.fl_str_mv István Mészáros
Trabalho
Alienação
Educação
Emancipação.
topic István Mészáros
Trabalho
Alienação
Educação
Emancipação.
description O objetivo desta pesquisa foi analisar a concepção de educação presente no pensamento de István Mészáros a partir das obras A teoria da alienação em Marx (Mészáros, 2006a),  A educação para além do capital (Mészáros, 2005) e O desafio e o fardo do tempo histórico (Mészáros, 2007). Ainda relativamente pouco conhecido da pesquisa educacional brasileira, Mészáros sustenta que, sob o sistema sociometabólico do capital, a educação tem o sentido de internalização dos parâmetros reprodutivos gerais do sistema. Uma contestação à educação, por afetar diretamente os próprios processos de internalização ideológica, representa, portanto, uma profunda contestação à estrutura social em questão. Se as determinações gerais da reprodução da vida afetam profundamente cada esfera da existência humana, uma transformação social radical só pode de fato acontecer com uma efetiva contribuição da educação, entendida em seu sentido mais amplo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa filosófico-Histórica.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9504
10.9771/gmed.v3i1.9504
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9504
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v3i1.9504
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9504/6928
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 3 n. 1 (2011): LUTA DE CLASSES, EDUCAÇÃO E REVOLUÇÃO; 158
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313516172574720