Trabalho, alienação e emancipação : a educação em Mészáros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612470 |
Resumo: | Orientador: Renê José Trentin Silveira |
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Trabalho, alienação e emancipação : a educação em MészárosLabour, alienation and emancipation : education in MészárosMészáros, István, 1930-2017TrabalhoTeoria da alienaçãoEducaçãoLabourAlienationEducationOrientador: Renê José Trentin SilveiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar a concepção de educação presente no pensamento de István Mészáros a partir das obras A teoria da alienação em Marx (Mészáros, 2006a), A educação para além do capital (Mészáros, 2005) e O desafio e o fardo do tempo histórico (Mészáros, 2007). Ainda relativamente pouco conhecido da pesquisa educacional brasileira, Mészáros sustenta que, sob o sistema sociometabólico do capital, a educação tem o sentido de internalização dos parâmetros reprodutivos gerais do sistema. Uma contestação à educação, por afetar diretamente os próprios processos de internalização ideológica, representa, portanto, uma profunda contestação à estrutura social em questão. Se as determinações gerais da reprodução da vida afetam profundamente cada esfera da existência humana, uma transformação social radical só pode de fato acontecer com uma efetiva contribuição da educação, entendida em seu sentido mais amplo.Abstract: The objective of this research was to analyze István Mészáros' conception of education, as developed in the works Marx's trheory of alienation (Mészáros, 1972), Education - beyond capital and The challenge and burdem of historical time (Mészáros, 2008b). Still relatively little-known in the Brazilian educational research, Mészáros argues that, under the social metabolic system of capital, education means the internalization of the general reproductive parameters of the system. A contestation to education, by directly affecting the very processes of ideological internalization, thus represents a profound contestation to the social structure in question. If the general determinations of life reproduction profoundly affect every sphere of human existence, a radical social transformation can only take place with an effective contribution of education, understood in its broadest meaning.MestradoFilosofia e História da EducaçãoMestre em Educação[s.n.]Silveira, Renê José Trentin, 1963-Nunes, Cesar AparecidoTumolo, Paulo SergioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAntunes, Caio Sgarbi, 1978-20102010-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf154 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612470ANTUNES, Caio Sgarbi. Trabalho, alienação e emancipação: a educação em Mészáros. 2010. 154 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1612470. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/771481porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-24T09:05:19Zoai::771481Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-03-24T09:05:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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