Reformas curriculares e a formação do (novo) trabalhador em Educação Física: a subsunção da formação à lógica privada/mercantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morschbacher, Márcia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9414
Resumo: Esta dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa Escola, Formação e Trabalho do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, tem como temática central de estudo a formação do trabalhador em Educação Física na sociedade brasileira, em determinado período histórico desta formação social, qual seja, a partir do advento das Diretrizes Curriculares Nacionais atualmente vigentes. Objetivou-se analisar as consequências desses marcos regulatórios na formação do trabalhador em Educação Física do ponto de vista dos processos de reforma curricular realizados em duas Instituições Federais de Ensino Superior do estado do Rio Grande do Sul: a Universidade Federal de Pelotas e a Universidade Federal de Santa Maria. Tendo como referência os aportes do Materialismo Histórico-Dialético, realizou-se uma pesquisa descritivo-explicativa de cunho bibliográfico e documental, cujas fontes de informação foram os Pareceres CNE/CP 09/2001 e CNE/CES 058/2004, as Resoluções CNE/CP 01/2002 e CNE/CES 07/2004, os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Educação Física das instituições supracitadas e os registros/atas de suas comissões de reestruturação curricular, departamentos e colegiados. O processo analítico das fontes documentais pautou-se na articulação entre as categorias de método atinentes ao Materialismo Histórico-Dialético e categorias de conteúdo (competências do trabalhador em Educação Física; divisão da formação entre licenciatura e bacharelado; perfil profissional e; objeto de estudo e função social da Educação Física). A partir do estudo do atual período histórico, marcado por uma profunda crise de acumulação e de hegemonia do modo de produção capitalista, perscrutou-se sobre os processos de formação humana na manutenção das condições objetivas de existência regidas sob a lógica do capital, os quais adquirem considerável centralidade, devido às demandas do capital de formação de um trabalhador de “novo tipo” - competente do ponto de vista técnico e conivente com a lógica capitalista. Posteriormente, situou-se a formação do trabalhador em Educação Física na sociedade brasileira no bojo deste período histórico, inquirindo-a do ponto de vista das determinações legais advindas das Diretrizes Curriculares Nacionais. Evidenciou-se que tais ordenamentos legais subsomem a formação desse trabalhador ao capital, na medida em que a perspectivam a partir da divisão da formação, da fragmentação do conhecimento, da desqualificação, da empregabilidade, do desenvolvimento de competências, do movimento humano como objeto de estudo da Educação Física, entre outras referências. No âmbito dos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação em Educação Física das instituições investigadas, constatou-se a reprodução e/ou apropriação acrítica das determinações legais advindas desses marcos regulatórios. Tais considerações, em seu conjunto, representam importantes subsídios para ponderar que as Diretrizes Curriculares Nacionais, os Projetos de Curso e os currículos dos cursos de graduação em Educação Física são elementos mediadores entre o capital e a formação do trabalhador dessa área de conhecimento, os quais tendem a subsumi-la à lógica privada-mercantil.
id UFBA-10_ecc456d4bca7d0e97f51be2019c84939
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9414
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling Reformas curriculares e a formação do (novo) trabalhador em Educação Física: a subsunção da formação à lógica privada/mercantil.Formação do trabalhador em Educação FísicaEducação FísicaDiretrizes Curriculares Nacionais.Esta dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa Escola, Formação e Trabalho do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, tem como temática central de estudo a formação do trabalhador em Educação Física na sociedade brasileira, em determinado período histórico desta formação social, qual seja, a partir do advento das Diretrizes Curriculares Nacionais atualmente vigentes. Objetivou-se analisar as consequências desses marcos regulatórios na formação do trabalhador em Educação Física do ponto de vista dos processos de reforma curricular realizados em duas Instituições Federais de Ensino Superior do estado do Rio Grande do Sul: a Universidade Federal de Pelotas e a Universidade Federal de Santa Maria. Tendo como referência os aportes do Materialismo Histórico-Dialético, realizou-se uma pesquisa descritivo-explicativa de cunho bibliográfico e documental, cujas fontes de informação foram os Pareceres CNE/CP 09/2001 e CNE/CES 058/2004, as Resoluções CNE/CP 01/2002 e CNE/CES 07/2004, os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Educação Física das instituições supracitadas e os registros/atas de suas comissões de reestruturação curricular, departamentos e colegiados. O processo analítico das fontes documentais pautou-se na articulação entre as categorias de método atinentes ao Materialismo Histórico-Dialético e categorias de conteúdo (competências do trabalhador em Educação Física; divisão da formação entre licenciatura e bacharelado; perfil profissional e; objeto de estudo e função social da Educação Física). A partir do estudo do atual período histórico, marcado por uma profunda crise de acumulação e de hegemonia do modo de produção capitalista, perscrutou-se sobre os processos de formação humana na manutenção das condições objetivas de existência regidas sob a lógica do capital, os quais adquirem considerável centralidade, devido às demandas do capital de formação de um trabalhador de “novo tipo” - competente do ponto de vista técnico e conivente com a lógica capitalista. Posteriormente, situou-se a formação do trabalhador em Educação Física na sociedade brasileira no bojo deste período histórico, inquirindo-a do ponto de vista das determinações legais advindas das Diretrizes Curriculares Nacionais. Evidenciou-se que tais ordenamentos legais subsomem a formação desse trabalhador ao capital, na medida em que a perspectivam a partir da divisão da formação, da fragmentação do conhecimento, da desqualificação, da empregabilidade, do desenvolvimento de competências, do movimento humano como objeto de estudo da Educação Física, entre outras referências. No âmbito dos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação em Educação Física das instituições investigadas, constatou-se a reprodução e/ou apropriação acrítica das determinações legais advindas desses marcos regulatórios. Tais considerações, em seu conjunto, representam importantes subsídios para ponderar que as Diretrizes Curriculares Nacionais, os Projetos de Curso e os currículos dos cursos de graduação em Educação Física são elementos mediadores entre o capital e a formação do trabalhador dessa área de conhecimento, os quais tendem a subsumi-la à lógica privada-mercantil.Universidade Federal da Bahia2013-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Documentalapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/941410.9771/gmed.v4i1.9414Germinal: marxismo e educação em debate; v. 4 n. 1 (2012): IMPERIALISMO, CRISE E EDUCAÇÃO; 2302175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9414/6852Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorschbacher, Márcia2017-10-19T15:50:24Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9414Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:50:24Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Reformas curriculares e a formação do (novo) trabalhador em Educação Física: a subsunção da formação à lógica privada/mercantil.
title Reformas curriculares e a formação do (novo) trabalhador em Educação Física: a subsunção da formação à lógica privada/mercantil.
spellingShingle Reformas curriculares e a formação do (novo) trabalhador em Educação Física: a subsunção da formação à lógica privada/mercantil.
Morschbacher, Márcia
Formação do trabalhador em Educação Física
Educação Física
Diretrizes Curriculares Nacionais.
title_short Reformas curriculares e a formação do (novo) trabalhador em Educação Física: a subsunção da formação à lógica privada/mercantil.
title_full Reformas curriculares e a formação do (novo) trabalhador em Educação Física: a subsunção da formação à lógica privada/mercantil.
title_fullStr Reformas curriculares e a formação do (novo) trabalhador em Educação Física: a subsunção da formação à lógica privada/mercantil.
title_full_unstemmed Reformas curriculares e a formação do (novo) trabalhador em Educação Física: a subsunção da formação à lógica privada/mercantil.
title_sort Reformas curriculares e a formação do (novo) trabalhador em Educação Física: a subsunção da formação à lógica privada/mercantil.
author Morschbacher, Márcia
author_facet Morschbacher, Márcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morschbacher, Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do trabalhador em Educação Física
Educação Física
Diretrizes Curriculares Nacionais.
topic Formação do trabalhador em Educação Física
Educação Física
Diretrizes Curriculares Nacionais.
description Esta dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa Escola, Formação e Trabalho do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas, tem como temática central de estudo a formação do trabalhador em Educação Física na sociedade brasileira, em determinado período histórico desta formação social, qual seja, a partir do advento das Diretrizes Curriculares Nacionais atualmente vigentes. Objetivou-se analisar as consequências desses marcos regulatórios na formação do trabalhador em Educação Física do ponto de vista dos processos de reforma curricular realizados em duas Instituições Federais de Ensino Superior do estado do Rio Grande do Sul: a Universidade Federal de Pelotas e a Universidade Federal de Santa Maria. Tendo como referência os aportes do Materialismo Histórico-Dialético, realizou-se uma pesquisa descritivo-explicativa de cunho bibliográfico e documental, cujas fontes de informação foram os Pareceres CNE/CP 09/2001 e CNE/CES 058/2004, as Resoluções CNE/CP 01/2002 e CNE/CES 07/2004, os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Educação Física das instituições supracitadas e os registros/atas de suas comissões de reestruturação curricular, departamentos e colegiados. O processo analítico das fontes documentais pautou-se na articulação entre as categorias de método atinentes ao Materialismo Histórico-Dialético e categorias de conteúdo (competências do trabalhador em Educação Física; divisão da formação entre licenciatura e bacharelado; perfil profissional e; objeto de estudo e função social da Educação Física). A partir do estudo do atual período histórico, marcado por uma profunda crise de acumulação e de hegemonia do modo de produção capitalista, perscrutou-se sobre os processos de formação humana na manutenção das condições objetivas de existência regidas sob a lógica do capital, os quais adquirem considerável centralidade, devido às demandas do capital de formação de um trabalhador de “novo tipo” - competente do ponto de vista técnico e conivente com a lógica capitalista. Posteriormente, situou-se a formação do trabalhador em Educação Física na sociedade brasileira no bojo deste período histórico, inquirindo-a do ponto de vista das determinações legais advindas das Diretrizes Curriculares Nacionais. Evidenciou-se que tais ordenamentos legais subsomem a formação desse trabalhador ao capital, na medida em que a perspectivam a partir da divisão da formação, da fragmentação do conhecimento, da desqualificação, da empregabilidade, do desenvolvimento de competências, do movimento humano como objeto de estudo da Educação Física, entre outras referências. No âmbito dos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação em Educação Física das instituições investigadas, constatou-se a reprodução e/ou apropriação acrítica das determinações legais advindas desses marcos regulatórios. Tais considerações, em seu conjunto, representam importantes subsídios para ponderar que as Diretrizes Curriculares Nacionais, os Projetos de Curso e os currículos dos cursos de graduação em Educação Física são elementos mediadores entre o capital e a formação do trabalhador dessa área de conhecimento, os quais tendem a subsumi-la à lógica privada-mercantil.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9414
10.9771/gmed.v4i1.9414
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9414
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v4i1.9414
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9414/6852
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 4 n. 1 (2012): IMPERIALISMO, CRISE E EDUCAÇÃO; 230
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313515819204608