INSPIRAÇÕES DA RÚSSIA REVOLUCIONÁRIA: POTENCIALIDADES DA PEDAGOGIA DO MEIO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ventura, Jaqueline Pereira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Francisco Gilson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27523
Resumo: Este artigo propõe uma reflexão sobre as potencialidades da experiência político-pedagógica das escolas-comunas – primeiros anos de construção do socialismo na Rússia – para o fazer pedagógico da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Enfatizando as contribuições de Moisey Pistrak e Viktor Nikholae Shulgin, e vinculando-as às particularidades da EJA, o artigo analisa a proposta da pedagogia do meio, que articula as categorias atualidade, autogestão e trabalho e objetiva formar sujeitos capazes de se autodirigirem, de se auto-organizarem e de se comprometerem com a transformação social. Conclui que essa experiência potencializa criativamente as estratégias metodológicas da EJA, em particular ao prover categorias críticas e emancipatórias às especificidades próprias dessa modalidade da Educação Básica brasileira.
id UFBA-10_edafe1356b691ce542058b71ea039f04
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/27523
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling INSPIRAÇÕES DA RÚSSIA REVOLUCIONÁRIA: POTENCIALIDADES DA PEDAGOGIA DO MEIO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORESPedagogia SocialistaEducação de Jovens e AdultosTrabalho e EducaçãoEste artigo propõe uma reflexão sobre as potencialidades da experiência político-pedagógica das escolas-comunas – primeiros anos de construção do socialismo na Rússia – para o fazer pedagógico da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Enfatizando as contribuições de Moisey Pistrak e Viktor Nikholae Shulgin, e vinculando-as às particularidades da EJA, o artigo analisa a proposta da pedagogia do meio, que articula as categorias atualidade, autogestão e trabalho e objetiva formar sujeitos capazes de se autodirigirem, de se auto-organizarem e de se comprometerem com a transformação social. Conclui que essa experiência potencializa criativamente as estratégias metodológicas da EJA, em particular ao prover categorias críticas e emancipatórias às especificidades próprias dessa modalidade da Educação Básica brasileira.Universidade Federal da Bahia2018-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2752310.9771/gmed.v10i2.27523Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 2 (2018): EDUCAÇÃO SOCIALISTA: DESAFIOS TEÓRICO-PRÁTICOS; 26-352175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27523/16652Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessVentura, Jaqueline PereiraOliveira, Francisco Gilson2019-10-15T07:52:11Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/27523Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-10-15T07:52:11Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv INSPIRAÇÕES DA RÚSSIA REVOLUCIONÁRIA: POTENCIALIDADES DA PEDAGOGIA DO MEIO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES
title INSPIRAÇÕES DA RÚSSIA REVOLUCIONÁRIA: POTENCIALIDADES DA PEDAGOGIA DO MEIO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES
spellingShingle INSPIRAÇÕES DA RÚSSIA REVOLUCIONÁRIA: POTENCIALIDADES DA PEDAGOGIA DO MEIO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES
Ventura, Jaqueline Pereira
Pedagogia Socialista
Educação de Jovens e Adultos
Trabalho e Educação
title_short INSPIRAÇÕES DA RÚSSIA REVOLUCIONÁRIA: POTENCIALIDADES DA PEDAGOGIA DO MEIO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES
title_full INSPIRAÇÕES DA RÚSSIA REVOLUCIONÁRIA: POTENCIALIDADES DA PEDAGOGIA DO MEIO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES
title_fullStr INSPIRAÇÕES DA RÚSSIA REVOLUCIONÁRIA: POTENCIALIDADES DA PEDAGOGIA DO MEIO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES
title_full_unstemmed INSPIRAÇÕES DA RÚSSIA REVOLUCIONÁRIA: POTENCIALIDADES DA PEDAGOGIA DO MEIO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES
title_sort INSPIRAÇÕES DA RÚSSIA REVOLUCIONÁRIA: POTENCIALIDADES DA PEDAGOGIA DO MEIO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS TRABALHADORES
author Ventura, Jaqueline Pereira
author_facet Ventura, Jaqueline Pereira
Oliveira, Francisco Gilson
author_role author
author2 Oliveira, Francisco Gilson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ventura, Jaqueline Pereira
Oliveira, Francisco Gilson
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Socialista
Educação de Jovens e Adultos
Trabalho e Educação
topic Pedagogia Socialista
Educação de Jovens e Adultos
Trabalho e Educação
description Este artigo propõe uma reflexão sobre as potencialidades da experiência político-pedagógica das escolas-comunas – primeiros anos de construção do socialismo na Rússia – para o fazer pedagógico da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Enfatizando as contribuições de Moisey Pistrak e Viktor Nikholae Shulgin, e vinculando-as às particularidades da EJA, o artigo analisa a proposta da pedagogia do meio, que articula as categorias atualidade, autogestão e trabalho e objetiva formar sujeitos capazes de se autodirigirem, de se auto-organizarem e de se comprometerem com a transformação social. Conclui que essa experiência potencializa criativamente as estratégias metodológicas da EJA, em particular ao prover categorias críticas e emancipatórias às especificidades próprias dessa modalidade da Educação Básica brasileira.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27523
10.9771/gmed.v10i2.27523
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27523
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v10i2.27523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/27523/16652
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 2 (2018): EDUCAÇÃO SOCIALISTA: DESAFIOS TEÓRICO-PRÁTICOS; 26-35
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313517919502336