A EDUCAÇÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO PARA O MERCADO: A “EMPREGABILIADE” E A PRODUÇÃO DO TRABALHO SUPÉRFLUO
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
DOI: | 10.9771/gmed.v10i2.23519 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/23519 |
Resumo: | O artigo analisa a impossibilidade de a educação escolar cumprir o papel de inserção do trabalhador no merca do de trabalho. No contexto da crise estrutural do capitalismo, verifica-se o propósito burguês de conservação da ordem, utilizando-se de ideias abstratas como empregabilidade e empreendedorismo. Trata-se de proposições que responsabilizam o trabalhador pelo desemprego. O referencial teórico teve aporte em autores como Marx e Engels (1984, 2007), Frigotto (1999), Outhwaithe e Bottomore (1996) dentre outros. Por fim, conclui-se que a luta pela escola pública possibilita o acesso ao que há de mais rico na produção humana. Seu objetivo final é contribuir para preparar o caminho para uma revolução radical que supere a ordem burguesa e emancipe todos os homens. |
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A EDUCAÇÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO PARA O MERCADO: A “EMPREGABILIADE” E A PRODUÇÃO DO TRABALHO SUPÉRFLUOEducação escolar. Mercado de Trabalho. Fracasso aos trabalhadores.O artigo analisa a impossibilidade de a educação escolar cumprir o papel de inserção do trabalhador no merca do de trabalho. No contexto da crise estrutural do capitalismo, verifica-se o propósito burguês de conservação da ordem, utilizando-se de ideias abstratas como empregabilidade e empreendedorismo. Trata-se de proposições que responsabilizam o trabalhador pelo desemprego. O referencial teórico teve aporte em autores como Marx e Engels (1984, 2007), Frigotto (1999), Outhwaithe e Bottomore (1996) dentre outros. Por fim, conclui-se que a luta pela escola pública possibilita o acesso ao que há de mais rico na produção humana. Seu objetivo final é contribuir para preparar o caminho para uma revolução radical que supere a ordem burguesa e emancipe todos os homens.Universidade Federal da Bahia2018-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesRevisão de Literatura e análise documentalapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2351910.9771/gmed.v10i2.23519Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 2 (2018): EDUCAÇÃO SOCIALISTA: DESAFIOS TEÓRICO-PRÁTICOS; 48-572175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/23519/16655Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Marco Antônio de OliveiraFerrazzo, GedeliLôbo, Cláudia Barbosa2019-10-15T07:52:11Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/23519Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-10-15T07:52:11Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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