A política educacional nas primeiras décadas do século XXI: formas de expansão dos interesses das classes dominantes na história da educação nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felix Rosar, Maria de Fatima
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/29195
Resumo: Resumo: Destaca-se neste artigo a necessidade de se compreender a política educacional como uma das formas de expressão da desigualdade intrínseca à estrutura da sociedade de classes. A análise e interpretação percuciente da política educacional brasileira, nesse contexto, tem sido a tônica da contribuição dos autores dos artigos da Germinal nos quais são destacadas as particularidades desse processo histórico, como se pretende ressaltar ao revisitar parte da produção contida nos diversos números editados, desde o ano de 2009. 
id UFBA-10_f133780c7566d7450c804e1b6b0b03af
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/29195
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling A política educacional nas primeiras décadas do século XXI: formas de expansão dos interesses das classes dominantes na história da educação nacionalpolítica educacionalhistória da educaçãocapitalismoResumo: Destaca-se neste artigo a necessidade de se compreender a política educacional como uma das formas de expressão da desigualdade intrínseca à estrutura da sociedade de classes. A análise e interpretação percuciente da política educacional brasileira, nesse contexto, tem sido a tônica da contribuição dos autores dos artigos da Germinal nos quais são destacadas as particularidades desse processo histórico, como se pretende ressaltar ao revisitar parte da produção contida nos diversos números editados, desde o ano de 2009. Universidade Federal da Bahia2019-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/2919510.9771/gmed.v10i3.29195Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 3 (2018): 10 ANOS DE GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE; 40-552175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/29195/18796Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessFelix Rosar, Maria de Fatima2019-10-17T21:19:00Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/29195Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2019-10-17T21:19Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv A política educacional nas primeiras décadas do século XXI: formas de expansão dos interesses das classes dominantes na história da educação nacional
title A política educacional nas primeiras décadas do século XXI: formas de expansão dos interesses das classes dominantes na história da educação nacional
spellingShingle A política educacional nas primeiras décadas do século XXI: formas de expansão dos interesses das classes dominantes na história da educação nacional
Felix Rosar, Maria de Fatima
política educacional
história da educação
capitalismo
title_short A política educacional nas primeiras décadas do século XXI: formas de expansão dos interesses das classes dominantes na história da educação nacional
title_full A política educacional nas primeiras décadas do século XXI: formas de expansão dos interesses das classes dominantes na história da educação nacional
title_fullStr A política educacional nas primeiras décadas do século XXI: formas de expansão dos interesses das classes dominantes na história da educação nacional
title_full_unstemmed A política educacional nas primeiras décadas do século XXI: formas de expansão dos interesses das classes dominantes na história da educação nacional
title_sort A política educacional nas primeiras décadas do século XXI: formas de expansão dos interesses das classes dominantes na história da educação nacional
author Felix Rosar, Maria de Fatima
author_facet Felix Rosar, Maria de Fatima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Felix Rosar, Maria de Fatima
dc.subject.por.fl_str_mv política educacional
história da educação
capitalismo
topic política educacional
história da educação
capitalismo
description Resumo: Destaca-se neste artigo a necessidade de se compreender a política educacional como uma das formas de expressão da desigualdade intrínseca à estrutura da sociedade de classes. A análise e interpretação percuciente da política educacional brasileira, nesse contexto, tem sido a tônica da contribuição dos autores dos artigos da Germinal nos quais são destacadas as particularidades desse processo histórico, como se pretende ressaltar ao revisitar parte da produção contida nos diversos números editados, desde o ano de 2009. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/29195
10.9771/gmed.v10i3.29195
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/29195
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v10i3.29195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/29195/18796
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 10 n. 3 (2018): 10 ANOS DE GERMINAL: MARXISMO E EDUCAÇÃO EM DEBATE; 40-55
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313517962493952