A GÊNESE E AS BASES TEÓRICO-FILOSÓFICAS QUE INFLUENCIARAM NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL PELO COLETIVO DE AUTORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Niágara Vieira Soares
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/17842
Resumo: A discussão central do texto dissertativo teve como eixo de análise perscrutar a gênese da categoria cultura corporal, bem como a matriz teórico-filosófica que subsidiou as formulações para a construção deste conceito na Educação Física brasileira. Nossa atenção, então, esteve voltada para apurar os pressupostos que indicavam a instituição do conceito de cultura corporal a partir das formulações do Coletivo de Autores. Tomamos como referencial teórico-metodológico de nossa pesquisa teóricobibliográfica o materialismo histórico-dialético. No capítulo I, efetivamos uma exposição da origem do ser social e a constituição da cultura, utilizando-se de escritos de Marx e Engels como, também, das contribuições dos psicólogos soviéticos para esta formulação. No capítulo II, evidenciamos a análise da crise e constituição de uma nova Psicologia, com o intuito de chegar às diversas formulações realizadas pelos Psicólogos Soviéticos e identificar as possíveis ligações destes estudos com a formulação do conceito da cultura corporal. O capítulo III, apresentamos um resgate histórico da Educação Física no Brasil tomando como eixo condutor a tentativa de localizar a cultura corporal em seu processo de instituição e a matriz teórico-filosófica que auxiliou na construção deste conceito. No capítulo IV, nos propomos a realizar uma síntese dos principais achados de pesquisa, após o momento investigativo e expositivo, os quais, concederam elementos que contribuíram para a perseguição às respostas das problemáticas porfiadas na exposição do objeto. Constatamos no decorrer do processo investigativo que os fundamentos marxistas e a Psicologia Histórico-Cultural serviram como matriz teórica para a construção da abordagem pedagógica crítico-superadora e o objeto de estudo cultura corporal. Podemos afirmar que a cultura corporal foi construída a partir da centralidade da categoria trabalho, bem como da compreensão sobre atividade humana e apropriação da cultura, os quais são partes integrantes do desenvolvimento humano. Também, podemos asselar que a primigênia da cultura corporal desenvolvida pelo Coletivo de Autores teve sua efetivação no curso das discussões que foram encetadas a partir da década de 1980, período em que se tornava necessário a construção de uma alternativa para a superação do que era hegemônico. Por fim, o estudo aponta que compreender a legalidade da categoria cultura corporal implica num processo de investigação que gravita em torno da historicidade do tornar-se homem do homem, da atividade humana como ponto nuclear da prática pedagógica, bem como da defesa do acesso ao patrimônio humano pela classe trabalhadora, estando, pois, tais premissas articuladas à prerrogativa da emancipação humana.
id UFBA-10_f7cdc90cff9e1cd8f3f769f142293008
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/17842
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling A GÊNESE E AS BASES TEÓRICO-FILOSÓFICAS QUE INFLUENCIARAM NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL PELO COLETIVO DE AUTORESEducação FísicaCultura CorporalPsicologia Histórico-CulturaA discussão central do texto dissertativo teve como eixo de análise perscrutar a gênese da categoria cultura corporal, bem como a matriz teórico-filosófica que subsidiou as formulações para a construção deste conceito na Educação Física brasileira. Nossa atenção, então, esteve voltada para apurar os pressupostos que indicavam a instituição do conceito de cultura corporal a partir das formulações do Coletivo de Autores. Tomamos como referencial teórico-metodológico de nossa pesquisa teóricobibliográfica o materialismo histórico-dialético. No capítulo I, efetivamos uma exposição da origem do ser social e a constituição da cultura, utilizando-se de escritos de Marx e Engels como, também, das contribuições dos psicólogos soviéticos para esta formulação. No capítulo II, evidenciamos a análise da crise e constituição de uma nova Psicologia, com o intuito de chegar às diversas formulações realizadas pelos Psicólogos Soviéticos e identificar as possíveis ligações destes estudos com a formulação do conceito da cultura corporal. O capítulo III, apresentamos um resgate histórico da Educação Física no Brasil tomando como eixo condutor a tentativa de localizar a cultura corporal em seu processo de instituição e a matriz teórico-filosófica que auxiliou na construção deste conceito. No capítulo IV, nos propomos a realizar uma síntese dos principais achados de pesquisa, após o momento investigativo e expositivo, os quais, concederam elementos que contribuíram para a perseguição às respostas das problemáticas porfiadas na exposição do objeto. Constatamos no decorrer do processo investigativo que os fundamentos marxistas e a Psicologia Histórico-Cultural serviram como matriz teórica para a construção da abordagem pedagógica crítico-superadora e o objeto de estudo cultura corporal. Podemos afirmar que a cultura corporal foi construída a partir da centralidade da categoria trabalho, bem como da compreensão sobre atividade humana e apropriação da cultura, os quais são partes integrantes do desenvolvimento humano. Também, podemos asselar que a primigênia da cultura corporal desenvolvida pelo Coletivo de Autores teve sua efetivação no curso das discussões que foram encetadas a partir da década de 1980, período em que se tornava necessário a construção de uma alternativa para a superação do que era hegemônico. Por fim, o estudo aponta que compreender a legalidade da categoria cultura corporal implica num processo de investigação que gravita em torno da historicidade do tornar-se homem do homem, da atividade humana como ponto nuclear da prática pedagógica, bem como da defesa do acesso ao patrimônio humano pela classe trabalhadora, estando, pois, tais premissas articuladas à prerrogativa da emancipação humana.Universidade Federal da Bahia2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1784210.9771/gmed.v9i2.17842Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 2 (2017): PARA A CRÍTICA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO; 2482175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/17842/14916Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Niágara Vieira Soares2017-10-19T15:54:04Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/17842Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:54:04Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv A GÊNESE E AS BASES TEÓRICO-FILOSÓFICAS QUE INFLUENCIARAM NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL PELO COLETIVO DE AUTORES
title A GÊNESE E AS BASES TEÓRICO-FILOSÓFICAS QUE INFLUENCIARAM NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL PELO COLETIVO DE AUTORES
spellingShingle A GÊNESE E AS BASES TEÓRICO-FILOSÓFICAS QUE INFLUENCIARAM NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL PELO COLETIVO DE AUTORES
Cunha, Niágara Vieira Soares
Educação Física
Cultura Corporal
Psicologia Histórico-Cultura
title_short A GÊNESE E AS BASES TEÓRICO-FILOSÓFICAS QUE INFLUENCIARAM NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL PELO COLETIVO DE AUTORES
title_full A GÊNESE E AS BASES TEÓRICO-FILOSÓFICAS QUE INFLUENCIARAM NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL PELO COLETIVO DE AUTORES
title_fullStr A GÊNESE E AS BASES TEÓRICO-FILOSÓFICAS QUE INFLUENCIARAM NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL PELO COLETIVO DE AUTORES
title_full_unstemmed A GÊNESE E AS BASES TEÓRICO-FILOSÓFICAS QUE INFLUENCIARAM NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL PELO COLETIVO DE AUTORES
title_sort A GÊNESE E AS BASES TEÓRICO-FILOSÓFICAS QUE INFLUENCIARAM NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL PELO COLETIVO DE AUTORES
author Cunha, Niágara Vieira Soares
author_facet Cunha, Niágara Vieira Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Niágara Vieira Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Cultura Corporal
Psicologia Histórico-Cultura
topic Educação Física
Cultura Corporal
Psicologia Histórico-Cultura
description A discussão central do texto dissertativo teve como eixo de análise perscrutar a gênese da categoria cultura corporal, bem como a matriz teórico-filosófica que subsidiou as formulações para a construção deste conceito na Educação Física brasileira. Nossa atenção, então, esteve voltada para apurar os pressupostos que indicavam a instituição do conceito de cultura corporal a partir das formulações do Coletivo de Autores. Tomamos como referencial teórico-metodológico de nossa pesquisa teóricobibliográfica o materialismo histórico-dialético. No capítulo I, efetivamos uma exposição da origem do ser social e a constituição da cultura, utilizando-se de escritos de Marx e Engels como, também, das contribuições dos psicólogos soviéticos para esta formulação. No capítulo II, evidenciamos a análise da crise e constituição de uma nova Psicologia, com o intuito de chegar às diversas formulações realizadas pelos Psicólogos Soviéticos e identificar as possíveis ligações destes estudos com a formulação do conceito da cultura corporal. O capítulo III, apresentamos um resgate histórico da Educação Física no Brasil tomando como eixo condutor a tentativa de localizar a cultura corporal em seu processo de instituição e a matriz teórico-filosófica que auxiliou na construção deste conceito. No capítulo IV, nos propomos a realizar uma síntese dos principais achados de pesquisa, após o momento investigativo e expositivo, os quais, concederam elementos que contribuíram para a perseguição às respostas das problemáticas porfiadas na exposição do objeto. Constatamos no decorrer do processo investigativo que os fundamentos marxistas e a Psicologia Histórico-Cultural serviram como matriz teórica para a construção da abordagem pedagógica crítico-superadora e o objeto de estudo cultura corporal. Podemos afirmar que a cultura corporal foi construída a partir da centralidade da categoria trabalho, bem como da compreensão sobre atividade humana e apropriação da cultura, os quais são partes integrantes do desenvolvimento humano. Também, podemos asselar que a primigênia da cultura corporal desenvolvida pelo Coletivo de Autores teve sua efetivação no curso das discussões que foram encetadas a partir da década de 1980, período em que se tornava necessário a construção de uma alternativa para a superação do que era hegemônico. Por fim, o estudo aponta que compreender a legalidade da categoria cultura corporal implica num processo de investigação que gravita em torno da historicidade do tornar-se homem do homem, da atividade humana como ponto nuclear da prática pedagógica, bem como da defesa do acesso ao patrimônio humano pela classe trabalhadora, estando, pois, tais premissas articuladas à prerrogativa da emancipação humana.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/17842
10.9771/gmed.v9i2.17842
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/17842
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v9i2.17842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/17842/14916
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 2 (2017): PARA A CRÍTICA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO; 248
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313517173964800