A GÊNESE E AS BASES TEÓRICO-FILOSÓFICAS QUE INFLUENCIARAM NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL PELO COLETIVO DE AUTORES
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/17842 |
Resumo: | A discussão central do texto dissertativo teve como eixo de análise perscrutar a gênese da categoria cultura corporal, bem como a matriz teórico-filosófica que subsidiou as formulações para a construção deste conceito na Educação Física brasileira. Nossa atenção, então, esteve voltada para apurar os pressupostos que indicavam a instituição do conceito de cultura corporal a partir das formulações do Coletivo de Autores. Tomamos como referencial teórico-metodológico de nossa pesquisa teóricobibliográfica o materialismo histórico-dialético. No capítulo I, efetivamos uma exposição da origem do ser social e a constituição da cultura, utilizando-se de escritos de Marx e Engels como, também, das contribuições dos psicólogos soviéticos para esta formulação. No capítulo II, evidenciamos a análise da crise e constituição de uma nova Psicologia, com o intuito de chegar às diversas formulações realizadas pelos Psicólogos Soviéticos e identificar as possíveis ligações destes estudos com a formulação do conceito da cultura corporal. O capítulo III, apresentamos um resgate histórico da Educação Física no Brasil tomando como eixo condutor a tentativa de localizar a cultura corporal em seu processo de instituição e a matriz teórico-filosófica que auxiliou na construção deste conceito. No capítulo IV, nos propomos a realizar uma síntese dos principais achados de pesquisa, após o momento investigativo e expositivo, os quais, concederam elementos que contribuíram para a perseguição às respostas das problemáticas porfiadas na exposição do objeto. Constatamos no decorrer do processo investigativo que os fundamentos marxistas e a Psicologia Histórico-Cultural serviram como matriz teórica para a construção da abordagem pedagógica crítico-superadora e o objeto de estudo cultura corporal. Podemos afirmar que a cultura corporal foi construída a partir da centralidade da categoria trabalho, bem como da compreensão sobre atividade humana e apropriação da cultura, os quais são partes integrantes do desenvolvimento humano. Também, podemos asselar que a primigênia da cultura corporal desenvolvida pelo Coletivo de Autores teve sua efetivação no curso das discussões que foram encetadas a partir da década de 1980, período em que se tornava necessário a construção de uma alternativa para a superação do que era hegemônico. Por fim, o estudo aponta que compreender a legalidade da categoria cultura corporal implica num processo de investigação que gravita em torno da historicidade do tornar-se homem do homem, da atividade humana como ponto nuclear da prática pedagógica, bem como da defesa do acesso ao patrimônio humano pela classe trabalhadora, estando, pois, tais premissas articuladas à prerrogativa da emancipação humana. |
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