EMBATES EM TORNO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL: GÊNESE E TRANSFORMAÇÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pensar a Prática (Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/fef/article/view/38103 |
Resumo: | A presente cartografia descreve e analisa as influências sofridas pelo conceito de cultura corporal desde o seu surgimento. Concebido num contexto de abertura política, inspirou-se nas teorias críticas e foi decisivo na mudança paradigmática que o ensino da Educação Física experimentou a partir da década de 1980. Abrandada pelos estudos antropológicos e, posteriormente, enfraquecida pelo discurso neoliberal dos anos 1990, a noção de cultura corporal teve suas forças renovadas no século XXI mediante a contribuição das teorias pós-críticas da educação. |
id |
UFG-4_82e46dbc8b86414f61c09f756a5d6fbc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/38103 |
network_acronym_str |
UFG-4 |
network_name_str |
Pensar a Prática (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EMBATES EM TORNO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL: GÊNESE E TRANSFORMAÇÕESEducação Físicacultura corporalteorias críticasteorias pós-críticasEducaçãoA presente cartografia descreve e analisa as influências sofridas pelo conceito de cultura corporal desde o seu surgimento. Concebido num contexto de abertura política, inspirou-se nas teorias críticas e foi decisivo na mudança paradigmática que o ensino da Educação Física experimentou a partir da década de 1980. Abrandada pelos estudos antropológicos e, posteriormente, enfraquecida pelo discurso neoliberal dos anos 1990, a noção de cultura corporal teve suas forças renovadas no século XXI mediante a contribuição das teorias pós-críticas da educação.Universidade Federal de Goiás2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresCartografiaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3810310.5216/rpp.v20i2.38103Pensar a Prática; Vol. 20 No. 2 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 2 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/38103/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia Neira, MarcosCristina Gramorelli, Lilian2017-07-06T13:32:50Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/38103Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:08.265376Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
EMBATES EM TORNO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL: GÊNESE E TRANSFORMAÇÕES |
title |
EMBATES EM TORNO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL: GÊNESE E TRANSFORMAÇÕES |
spellingShingle |
EMBATES EM TORNO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL: GÊNESE E TRANSFORMAÇÕES Garcia Neira, Marcos Educação Física cultura corporal teorias críticas teorias pós-críticas Educação |
title_short |
EMBATES EM TORNO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL: GÊNESE E TRANSFORMAÇÕES |
title_full |
EMBATES EM TORNO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL: GÊNESE E TRANSFORMAÇÕES |
title_fullStr |
EMBATES EM TORNO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL: GÊNESE E TRANSFORMAÇÕES |
title_full_unstemmed |
EMBATES EM TORNO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL: GÊNESE E TRANSFORMAÇÕES |
title_sort |
EMBATES EM TORNO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL: GÊNESE E TRANSFORMAÇÕES |
author |
Garcia Neira, Marcos |
author_facet |
Garcia Neira, Marcos Cristina Gramorelli, Lilian |
author_role |
author |
author2 |
Cristina Gramorelli, Lilian |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia Neira, Marcos Cristina Gramorelli, Lilian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física cultura corporal teorias críticas teorias pós-críticas Educação |
topic |
Educação Física cultura corporal teorias críticas teorias pós-críticas Educação |
description |
A presente cartografia descreve e analisa as influências sofridas pelo conceito de cultura corporal desde o seu surgimento. Concebido num contexto de abertura política, inspirou-se nas teorias críticas e foi decisivo na mudança paradigmática que o ensino da Educação Física experimentou a partir da década de 1980. Abrandada pelos estudos antropológicos e, posteriormente, enfraquecida pelo discurso neoliberal dos anos 1990, a noção de cultura corporal teve suas forças renovadas no século XXI mediante a contribuição das teorias pós-críticas da educação. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion avaliado por pares Cartografia |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/38103 10.5216/rpp.v20i2.38103 |
url |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/38103 |
identifier_str_mv |
10.5216/rpp.v20i2.38103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/fef/article/view/38103/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pensar a Prática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Pensar a Prática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar a Prática; Vol. 20 No. 2 (2017) Pensar a Prática; v. 20 n. 2 (2017) 1980-6183 1415-4676 reponame:Pensar a Prática (Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Pensar a Prática (Online) |
collection |
Pensar a Prática (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||gabi.domi@hotmail.com |
_version_ |
1799874858026270720 |