EMBATES EM TORNO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL: GÊNESE E TRANSFORMAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia Neira, Marcos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Cristina Gramorelli, Lilian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/38103
Resumo: A presente cartografia descreve e analisa as influências sofridas pelo conceito de cultura corporal desde o seu surgimento. Concebido num contexto de abertura política, inspirou-se nas teorias críticas e foi decisivo na mudança paradigmática que o ensino da Educação Física experimentou a partir da década de 1980. Abrandada pelos estudos antropológicos e, posteriormente, enfraquecida pelo discurso neoliberal dos anos 1990, a noção de cultura corporal teve suas forças renovadas no século XXI mediante a contribuição das teorias pós-críticas da educação.
id UFG-4_82e46dbc8b86414f61c09f756a5d6fbc
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/38103
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling EMBATES EM TORNO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL: GÊNESE E TRANSFORMAÇÕESEducação Físicacultura corporalteorias críticasteorias pós-críticasEducaçãoA presente cartografia descreve e analisa as influências sofridas pelo conceito de cultura corporal desde o seu surgimento. Concebido num contexto de abertura política, inspirou-se nas teorias críticas e foi decisivo na mudança paradigmática que o ensino da Educação Física experimentou a partir da década de 1980. Abrandada pelos estudos antropológicos e, posteriormente, enfraquecida pelo discurso neoliberal dos anos 1990, a noção de cultura corporal teve suas forças renovadas no século XXI mediante a contribuição das teorias pós-críticas da educação.Universidade Federal de Goiás2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresCartografiaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/3810310.5216/rpp.v20i2.38103Pensar a Prática; Vol. 20 No. 2 (2017)Pensar a Prática; v. 20 n. 2 (2017)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/38103/pdfCopyright (c) 2017 Pensar a Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia Neira, MarcosCristina Gramorelli, Lilian2017-07-06T13:32:50Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/38103Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2024-05-21T19:56:08.265376Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true
dc.title.none.fl_str_mv EMBATES EM TORNO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL: GÊNESE E TRANSFORMAÇÕES
title EMBATES EM TORNO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL: GÊNESE E TRANSFORMAÇÕES
spellingShingle EMBATES EM TORNO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL: GÊNESE E TRANSFORMAÇÕES
Garcia Neira, Marcos
Educação Física
cultura corporal
teorias críticas
teorias pós-críticas
Educação
title_short EMBATES EM TORNO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL: GÊNESE E TRANSFORMAÇÕES
title_full EMBATES EM TORNO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL: GÊNESE E TRANSFORMAÇÕES
title_fullStr EMBATES EM TORNO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL: GÊNESE E TRANSFORMAÇÕES
title_full_unstemmed EMBATES EM TORNO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL: GÊNESE E TRANSFORMAÇÕES
title_sort EMBATES EM TORNO DO CONCEITO DE CULTURA CORPORAL: GÊNESE E TRANSFORMAÇÕES
author Garcia Neira, Marcos
author_facet Garcia Neira, Marcos
Cristina Gramorelli, Lilian
author_role author
author2 Cristina Gramorelli, Lilian
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia Neira, Marcos
Cristina Gramorelli, Lilian
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
cultura corporal
teorias críticas
teorias pós-críticas
Educação
topic Educação Física
cultura corporal
teorias críticas
teorias pós-críticas
Educação
description A presente cartografia descreve e analisa as influências sofridas pelo conceito de cultura corporal desde o seu surgimento. Concebido num contexto de abertura política, inspirou-se nas teorias críticas e foi decisivo na mudança paradigmática que o ensino da Educação Física experimentou a partir da década de 1980. Abrandada pelos estudos antropológicos e, posteriormente, enfraquecida pelo discurso neoliberal dos anos 1990, a noção de cultura corporal teve suas forças renovadas no século XXI mediante a contribuição das teorias pós-críticas da educação.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Cartografia
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/38103
10.5216/rpp.v20i2.38103
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/38103
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v20i2.38103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/38103/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Pensar a Prática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 20 No. 2 (2017)
Pensar a Prática; v. 20 n. 2 (2017)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1799874858026270720