Contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação escolar brasileira: o experimento formativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52664 |
Resumo: | Asumimos como objetivo reflexionar sobre las contribuciones que la psicología histórico-cultural puede ofrecer a la educación escolar brasileña desde sus elaboraciones en el campo del método y una de sus consecuencias: el experimento formativo. En síntesis, argumentamos que este debate contribuye a una comprensión científica de las relaciones entre enseñanza, estudio, aprendizaje y desarrollo para confrontar la reproducción del fracaso escolar y cuestionar la falsa controversia entre una educación escolar que enseña contenidos científicos versus una educación que habilita a la vida. Finalmente, entendemos que esta discusión también ofrece herramientas poderosas para enfrentar los efectos de las políticas neoliberales en el campo de la educación escolar brasileña. |
id |
UFBA-10_ff6d42120d4daa249dee1e70ba77ce2f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/52664 |
network_acronym_str |
UFBA-10 |
network_name_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação escolar brasileira: o experimento formativoPsicologia Histórico-CulturalExperimento formativoEducação escolarNeoliberalismoMaterialismo histórico-dialéticoAsumimos como objetivo reflexionar sobre las contribuciones que la psicología histórico-cultural puede ofrecer a la educación escolar brasileña desde sus elaboraciones en el campo del método y una de sus consecuencias: el experimento formativo. En síntesis, argumentamos que este debate contribuye a una comprensión científica de las relaciones entre enseñanza, estudio, aprendizaje y desarrollo para confrontar la reproducción del fracaso escolar y cuestionar la falsa controversia entre una educación escolar que enseña contenidos científicos versus una educación que habilita a la vida. Finalmente, entendemos que esta discusión también ofrece herramientas poderosas para enfrentar los efectos de las políticas neoliberales en el campo de la educación escolar brasileña.O presente ensaio teórico tem como objetivo refletir sobre as contribuições que a psicologia histórico-cultural pode oferecer à educação escolar brasileira desde suas elaborações no campo do método e de um de seus desdobramentos: o experimento formativo. Em síntese, defendemos que esse debate contribui para uma compreensão científica sobre as relações entre ensino, estudo, aprendizagem e desenvolvimento de modo a enfrentar a reprodução do fracasso escolar e questionar a falsa polêmica entre uma educação escolar que ensine conteúdos científicos versus uma educação que capacite para a vida. Por fim, entendemos que essa discussão também oferece ferramentas potentes ao enfrentamento dos efeitos das políticas neoliberais no campo da educação escolar brasileira. Universidade Federal da Bahia2023-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/5266410.9771/gmed.v15i1.52664Germinal: marxismo e educação em debate; v. 15 n. 1 (2023): Psicologia, educação e marxismo; 183-2042175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52664/29012Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debatehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPortilho de Lima, CáritaCampos, Herculano Ricardo2023-05-01T01:36:20Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/52664Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2023-05-01T01:36:20Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação escolar brasileira: o experimento formativo |
title |
Contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação escolar brasileira: o experimento formativo |
spellingShingle |
Contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação escolar brasileira: o experimento formativo Portilho de Lima, Cárita Psicologia Histórico-Cultural Experimento formativo Educação escolar Neoliberalismo Materialismo histórico-dialético |
title_short |
Contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação escolar brasileira: o experimento formativo |
title_full |
Contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação escolar brasileira: o experimento formativo |
title_fullStr |
Contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação escolar brasileira: o experimento formativo |
title_full_unstemmed |
Contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação escolar brasileira: o experimento formativo |
title_sort |
Contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação escolar brasileira: o experimento formativo |
author |
Portilho de Lima, Cárita |
author_facet |
Portilho de Lima, Cárita Campos, Herculano Ricardo |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Herculano Ricardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Portilho de Lima, Cárita Campos, Herculano Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Histórico-Cultural Experimento formativo Educação escolar Neoliberalismo Materialismo histórico-dialético |
topic |
Psicologia Histórico-Cultural Experimento formativo Educação escolar Neoliberalismo Materialismo histórico-dialético |
description |
Asumimos como objetivo reflexionar sobre las contribuciones que la psicología histórico-cultural puede ofrecer a la educación escolar brasileña desde sus elaboraciones en el campo del método y una de sus consecuencias: el experimento formativo. En síntesis, argumentamos que este debate contribuye a una comprensión científica de las relaciones entre enseñanza, estudio, aprendizaje y desarrollo para confrontar la reproducción del fracaso escolar y cuestionar la falsa controversia entre una educación escolar que enseña contenidos científicos versus una educación que habilita a la vida. Finalmente, entendemos que esta discusión también ofrece herramientas poderosas para enfrentar los efectos de las políticas neoliberales en el campo de la educación escolar brasileña. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52664 10.9771/gmed.v15i1.52664 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52664 |
identifier_str_mv |
10.9771/gmed.v15i1.52664 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/52664/29012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Germinal: marxismo e educação em debate; v. 15 n. 1 (2023): Psicologia, educação e marxismo; 183-204 2175-5604 reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
collection |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistagerminal@ufba.br |
_version_ |
1798313515319033856 |