Desenvolvimento de Competências Gerenciais de Gestores Públicos em Instituições Federais de Educaçã
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/12292 |
Resumo: | A defesa de gestores públicos competentes para gerenciar tornou-se uma questão emergente no processo de transformações que a agenda reformista propunha. O objetivo desta pesquisa é analisar como gestores públicos de Instituições Federais de Educação – IFEs desenvolvem as competências gerenciais. Adotou-se, nesta investigação, uma metodologia quantitativa, com a participação de 110 gestores públicos de IFEs. Dessa forma, para atender à estrutura da metodologia quantitativa, foram construídas duas escalas – escala de modalidades da aprendizagem organizacional e escala de competências gerenciais. As escalas foram validadas a partir de análise fatorial exploratória. Para identificar a relação entre as variáveis, foi realizada análise de regressão múltipla. Os resultados sinalizam que as competências gerenciais cognitivas funcionais são explicadas pelas modalidades leitura de textos/banco de dados e mentoria e as competências gerenciais comportamentais políticas são mais influenciadas pelas modalidades leitura de textos/banco de dados e comunidades de prática. Os resultados apontam também que os gestores públicos desenvolvem as competências utilizando modalidades da aprendizagem que se aproximam de pressupostos mais cognitivistas e, em menor relevância, por meio de processos participativos e baseados na prática. |
id |
UFBA-11_18ff2ae7fa7ce515a4258084d3b0ea98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12292 |
network_acronym_str |
UFBA-11 |
network_name_str |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de Competências Gerenciais de Gestores Públicos em Instituições Federais de EducaçãAprendizagem organizacional. Modalidades em AO. Competências Gerenciais. Gestores Públicos.A defesa de gestores públicos competentes para gerenciar tornou-se uma questão emergente no processo de transformações que a agenda reformista propunha. O objetivo desta pesquisa é analisar como gestores públicos de Instituições Federais de Educação – IFEs desenvolvem as competências gerenciais. Adotou-se, nesta investigação, uma metodologia quantitativa, com a participação de 110 gestores públicos de IFEs. Dessa forma, para atender à estrutura da metodologia quantitativa, foram construídas duas escalas – escala de modalidades da aprendizagem organizacional e escala de competências gerenciais. As escalas foram validadas a partir de análise fatorial exploratória. Para identificar a relação entre as variáveis, foi realizada análise de regressão múltipla. Os resultados sinalizam que as competências gerenciais cognitivas funcionais são explicadas pelas modalidades leitura de textos/banco de dados e mentoria e as competências gerenciais comportamentais políticas são mais influenciadas pelas modalidades leitura de textos/banco de dados e comunidades de prática. Os resultados apontam também que os gestores públicos desenvolvem as competências utilizando modalidades da aprendizagem que se aproximam de pressupostos mais cognitivistas e, em menor relevância, por meio de processos participativos e baseados na prática. Universidade Federal da Bahia2016-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/12292Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 5 n. 1 (2016)2317-24282316-8196reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/12292/11642Brito-de-Jesus, Kelly CristinaDos-Santos, Marcos GilbertoSouza-Silva, Jader Cristino deRivera-Castro, Miguel Angelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-28T15:02:43Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12292Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/rigsONGhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/oairevistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br2317-24282316-8196opendoar:2018-05-28T15:02:43Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de Competências Gerenciais de Gestores Públicos em Instituições Federais de Educaçã |
title |
Desenvolvimento de Competências Gerenciais de Gestores Públicos em Instituições Federais de Educaçã |
spellingShingle |
Desenvolvimento de Competências Gerenciais de Gestores Públicos em Instituições Federais de Educaçã Brito-de-Jesus, Kelly Cristina Aprendizagem organizacional. Modalidades em AO. Competências Gerenciais. Gestores Públicos. |
title_short |
Desenvolvimento de Competências Gerenciais de Gestores Públicos em Instituições Federais de Educaçã |
title_full |
Desenvolvimento de Competências Gerenciais de Gestores Públicos em Instituições Federais de Educaçã |
title_fullStr |
Desenvolvimento de Competências Gerenciais de Gestores Públicos em Instituições Federais de Educaçã |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de Competências Gerenciais de Gestores Públicos em Instituições Federais de Educaçã |
title_sort |
Desenvolvimento de Competências Gerenciais de Gestores Públicos em Instituições Federais de Educaçã |
author |
Brito-de-Jesus, Kelly Cristina |
author_facet |
Brito-de-Jesus, Kelly Cristina Dos-Santos, Marcos Gilberto Souza-Silva, Jader Cristino de Rivera-Castro, Miguel Angel |
author_role |
author |
author2 |
Dos-Santos, Marcos Gilberto Souza-Silva, Jader Cristino de Rivera-Castro, Miguel Angel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito-de-Jesus, Kelly Cristina Dos-Santos, Marcos Gilberto Souza-Silva, Jader Cristino de Rivera-Castro, Miguel Angel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem organizacional. Modalidades em AO. Competências Gerenciais. Gestores Públicos. |
topic |
Aprendizagem organizacional. Modalidades em AO. Competências Gerenciais. Gestores Públicos. |
description |
A defesa de gestores públicos competentes para gerenciar tornou-se uma questão emergente no processo de transformações que a agenda reformista propunha. O objetivo desta pesquisa é analisar como gestores públicos de Instituições Federais de Educação – IFEs desenvolvem as competências gerenciais. Adotou-se, nesta investigação, uma metodologia quantitativa, com a participação de 110 gestores públicos de IFEs. Dessa forma, para atender à estrutura da metodologia quantitativa, foram construídas duas escalas – escala de modalidades da aprendizagem organizacional e escala de competências gerenciais. As escalas foram validadas a partir de análise fatorial exploratória. Para identificar a relação entre as variáveis, foi realizada análise de regressão múltipla. Os resultados sinalizam que as competências gerenciais cognitivas funcionais são explicadas pelas modalidades leitura de textos/banco de dados e mentoria e as competências gerenciais comportamentais políticas são mais influenciadas pelas modalidades leitura de textos/banco de dados e comunidades de prática. Os resultados apontam também que os gestores públicos desenvolvem as competências utilizando modalidades da aprendizagem que se aproximam de pressupostos mais cognitivistas e, em menor relevância, por meio de processos participativos e baseados na prática. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/12292 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/12292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/12292/11642 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 5 n. 1 (2016) 2317-2428 2316-8196 reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
collection |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br |
_version_ |
1797686151682719744 |