Os Estudos em Administração se Perderam no Meio do Caminho? Ideias para Pesquisas mais Construtivas e Inovadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvesson, Mats
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Sandberg, Jörgen
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/21443
Resumo: Apesar do grande crescimento no número de artigos em administração publicados durante as últimas três décadas, existe uma escassez de pesquisas de alto impacto em estudos sobre administração. Nós acreditamos que a principal razão por trás dessa escassez paradoxal é o predomínio quase total de pesquisas de identificação de lacunas em estudos sobre administração. Esse predomínio é ainda mais paradoxal quando é bem sabido que pesquisas de identificação de lacunas raramente culminam em teorias influentes. Identificamos três principais forças agindo por trás desse duplo paradoxo: condições institucionais, normas profissionais e as construções de identidade dos pesquisadores. Discutimos o quanto algumas mudanças específicas nessas forças podem reduzir a escassez de teorias influentes de estudos em administração. Também apontamos para duas metodologias que podem encorajar e facilitar uma pesquisa mais construtiva e inovadora e revisões de normas e identidades acadêmicas.
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