Marketing e Estudos Organizacionais: O Fim do Divórcio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ituassu, Cristiana Trindade
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Abreu, Matheus Santana, Fiche, Rodrigo Hilário, Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
DOI: 10.9771/23172428rigs.v4i1.9069
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/9069
Resumo: Propomos uma aproximação entre o Marketing e os Estudos Organizacionais (EO), pela via da crítica. Considerando a centralidade do consumo na pós-modernidade, não lhe cabem posições marginais neste campo do conhecimento. E, se a compreensão do consumo, especialidade do Marketing, é útil para os EO, a contribuição que os EO podem oferecer liga-se aos estudos críticos em gestão, capazes de auxiliar na construção de teorias e práticas mercadológicas menos alienadas e alienantes. Recomendamos pensar essas questões buscando uma perspectiva nacional, considerando nossa tradição crítica autônoma, o papel do país como grande mercado e o crescimento do consumo em terras brasileiras.
id UFBA-11_2a4795b61c0a56bf8b7de6f2e8ea9bd6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9069
network_acronym_str UFBA-11
network_name_str Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
spelling Marketing e Estudos Organizacionais: O Fim do DivórcioMarketingEstudos OrganizacionaisPós-modernidadePós-modernismoConsumoPropomos uma aproximação entre o Marketing e os Estudos Organizacionais (EO), pela via da crítica. Considerando a centralidade do consumo na pós-modernidade, não lhe cabem posições marginais neste campo do conhecimento. E, se a compreensão do consumo, especialidade do Marketing, é útil para os EO, a contribuição que os EO podem oferecer liga-se aos estudos críticos em gestão, capazes de auxiliar na construção de teorias e práticas mercadológicas menos alienadas e alienantes. Recomendamos pensar essas questões buscando uma perspectiva nacional, considerando nossa tradição crítica autônoma, o papel do país como grande mercado e o crescimento do consumo em terras brasileiras. Universidade Federal da Bahia2014-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/906910.9771/23172428rigs.v4i1.9069Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 4 n. 1 (2015)2317-24282316-8196reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/9069/11585Ituassu, Cristiana TrindadeAbreu, Matheus SantanaFiche, Rodrigo HilárioMaranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-24T10:59:17Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/9069Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/rigsONGhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/oairevistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br2317-24282316-8196opendoar:2017-08-24T10:59:17Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing e Estudos Organizacionais: O Fim do Divórcio
title Marketing e Estudos Organizacionais: O Fim do Divórcio
spellingShingle Marketing e Estudos Organizacionais: O Fim do Divórcio
Marketing e Estudos Organizacionais: O Fim do Divórcio
Ituassu, Cristiana Trindade
Marketing
Estudos Organizacionais
Pós-modernidade
Pós-modernismo
Consumo
Ituassu, Cristiana Trindade
Marketing
Estudos Organizacionais
Pós-modernidade
Pós-modernismo
Consumo
title_short Marketing e Estudos Organizacionais: O Fim do Divórcio
title_full Marketing e Estudos Organizacionais: O Fim do Divórcio
title_fullStr Marketing e Estudos Organizacionais: O Fim do Divórcio
Marketing e Estudos Organizacionais: O Fim do Divórcio
title_full_unstemmed Marketing e Estudos Organizacionais: O Fim do Divórcio
Marketing e Estudos Organizacionais: O Fim do Divórcio
title_sort Marketing e Estudos Organizacionais: O Fim do Divórcio
author Ituassu, Cristiana Trindade
author_facet Ituassu, Cristiana Trindade
Ituassu, Cristiana Trindade
Abreu, Matheus Santana
Fiche, Rodrigo Hilário
Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque
Abreu, Matheus Santana
Fiche, Rodrigo Hilário
Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque
author_role author
author2 Abreu, Matheus Santana
Fiche, Rodrigo Hilário
Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ituassu, Cristiana Trindade
Abreu, Matheus Santana
Fiche, Rodrigo Hilário
Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Estudos Organizacionais
Pós-modernidade
Pós-modernismo
Consumo
topic Marketing
Estudos Organizacionais
Pós-modernidade
Pós-modernismo
Consumo
description Propomos uma aproximação entre o Marketing e os Estudos Organizacionais (EO), pela via da crítica. Considerando a centralidade do consumo na pós-modernidade, não lhe cabem posições marginais neste campo do conhecimento. E, se a compreensão do consumo, especialidade do Marketing, é útil para os EO, a contribuição que os EO podem oferecer liga-se aos estudos críticos em gestão, capazes de auxiliar na construção de teorias e práticas mercadológicas menos alienadas e alienantes. Recomendamos pensar essas questões buscando uma perspectiva nacional, considerando nossa tradição crítica autônoma, o papel do país como grande mercado e o crescimento do consumo em terras brasileiras.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/9069
10.9771/23172428rigs.v4i1.9069
url https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/9069
identifier_str_mv 10.9771/23172428rigs.v4i1.9069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/9069/11585
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 4 n. 1 (2015)
2317-2428
2316-8196
reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
collection Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br
_version_ 1822181047161323521
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.9771/23172428rigs.v4i1.9069