O que Pensam Mulheres Brasileiras e Estadunidenses sobre o Candidato Político?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/26251 |
Resumo: | Devido à pouca atenção que a literatura demonstra para o comportamento do voto em relação ao gênero, este estudo procurou evidenciar como a mulher escolhe seu candidato. Este artigo aplicou um modelo de comportamento do eleitor já usado em estudos anteriores para mostrar quais são os critérios relevantes para as mulheres brasileiras e estadunidenses. Para identificar estes critérios, foram escolhidas duas amostras com populações do Brasil e Estados Unidos da América. Como resultado, identificou-se que a mulher brasileira escolhe seu candidato diferentemente da mulher estadunidense, bem como também se encontram diferenças entre uma mulher escolher seu candidato e um homem escolher seu candidato. Atributos como imagem e qualidade percebida pelos eleitores não se mostraram tão significativos para a mulher brasileira como para a mulher estadunidense. Limitações também foram encontradas e novas oportunidades de melhoria e desafios para futuras pesquisas. |
id |
UFBA-11_834f3e6e0c133ae24e3f33f201a701ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/26251 |
network_acronym_str |
UFBA-11 |
network_name_str |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O que Pensam Mulheres Brasileiras e Estadunidenses sobre o Candidato Político?Mulheres EleitorasComportamento do EleitorMarketing PolíticoMulheres e Política.Devido à pouca atenção que a literatura demonstra para o comportamento do voto em relação ao gênero, este estudo procurou evidenciar como a mulher escolhe seu candidato. Este artigo aplicou um modelo de comportamento do eleitor já usado em estudos anteriores para mostrar quais são os critérios relevantes para as mulheres brasileiras e estadunidenses. Para identificar estes critérios, foram escolhidas duas amostras com populações do Brasil e Estados Unidos da América. Como resultado, identificou-se que a mulher brasileira escolhe seu candidato diferentemente da mulher estadunidense, bem como também se encontram diferenças entre uma mulher escolher seu candidato e um homem escolher seu candidato. Atributos como imagem e qualidade percebida pelos eleitores não se mostraram tão significativos para a mulher brasileira como para a mulher estadunidense. Limitações também foram encontradas e novas oportunidades de melhoria e desafios para futuras pesquisas.Universidade Federal da Bahia2019-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/26251Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 8 n. 1 (2019)2317-24282316-8196reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/26251/18175Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Gestão Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessCristo-Andrade, SilveliMonte-mor, Danilo Soares2019-04-22T15:41:59Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/26251Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/rigsONGhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/oairevistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br2317-24282316-8196opendoar:2019-04-22T15:41:59Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que Pensam Mulheres Brasileiras e Estadunidenses sobre o Candidato Político? |
title |
O que Pensam Mulheres Brasileiras e Estadunidenses sobre o Candidato Político? |
spellingShingle |
O que Pensam Mulheres Brasileiras e Estadunidenses sobre o Candidato Político? Cristo-Andrade, Silveli Mulheres Eleitoras Comportamento do Eleitor Marketing Político Mulheres e Política. |
title_short |
O que Pensam Mulheres Brasileiras e Estadunidenses sobre o Candidato Político? |
title_full |
O que Pensam Mulheres Brasileiras e Estadunidenses sobre o Candidato Político? |
title_fullStr |
O que Pensam Mulheres Brasileiras e Estadunidenses sobre o Candidato Político? |
title_full_unstemmed |
O que Pensam Mulheres Brasileiras e Estadunidenses sobre o Candidato Político? |
title_sort |
O que Pensam Mulheres Brasileiras e Estadunidenses sobre o Candidato Político? |
author |
Cristo-Andrade, Silveli |
author_facet |
Cristo-Andrade, Silveli Monte-mor, Danilo Soares |
author_role |
author |
author2 |
Monte-mor, Danilo Soares |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristo-Andrade, Silveli Monte-mor, Danilo Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulheres Eleitoras Comportamento do Eleitor Marketing Político Mulheres e Política. |
topic |
Mulheres Eleitoras Comportamento do Eleitor Marketing Político Mulheres e Política. |
description |
Devido à pouca atenção que a literatura demonstra para o comportamento do voto em relação ao gênero, este estudo procurou evidenciar como a mulher escolhe seu candidato. Este artigo aplicou um modelo de comportamento do eleitor já usado em estudos anteriores para mostrar quais são os critérios relevantes para as mulheres brasileiras e estadunidenses. Para identificar estes critérios, foram escolhidas duas amostras com populações do Brasil e Estados Unidos da América. Como resultado, identificou-se que a mulher brasileira escolhe seu candidato diferentemente da mulher estadunidense, bem como também se encontram diferenças entre uma mulher escolher seu candidato e um homem escolher seu candidato. Atributos como imagem e qualidade percebida pelos eleitores não se mostraram tão significativos para a mulher brasileira como para a mulher estadunidense. Limitações também foram encontradas e novas oportunidades de melhoria e desafios para futuras pesquisas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/26251 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/26251 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/26251/18175 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Gestão Social info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Gestão Social |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 8 n. 1 (2019) 2317-2428 2316-8196 reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
collection |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br |
_version_ |
1797686152016166912 |