O que Pensam Mulheres Brasileiras e Estadunidenses sobre o Candidato Político?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristo-Andrade, Silveli
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Monte-mor, Danilo Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/26251
Resumo: Devido à pouca atenção que a literatura demonstra para o comportamento do voto em relação ao gênero, este estudo procurou evidenciar como a mulher escolhe seu candidato. Este artigo aplicou um modelo de comportamento do eleitor já usado em estudos anteriores para mostrar quais são os critérios relevantes para as mulheres brasileiras e estadunidenses. Para identificar estes critérios, foram escolhidas duas amostras com populações do Brasil e Estados Unidos da América. Como resultado, identificou-se que a mulher brasileira escolhe seu candidato diferentemente da mulher estadunidense, bem como também se encontram diferenças entre uma mulher escolher seu candidato e um homem escolher seu candidato. Atributos como imagem e qualidade percebida pelos eleitores não se mostraram tão significativos para a mulher brasileira como para a mulher estadunidense. Limitações também foram encontradas e novas oportunidades de melhoria e desafios para futuras pesquisas.
id UFBA-11_834f3e6e0c133ae24e3f33f201a701ab
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/26251
network_acronym_str UFBA-11
network_name_str Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
repository_id_str
spelling O que Pensam Mulheres Brasileiras e Estadunidenses sobre o Candidato Político?Mulheres EleitorasComportamento do EleitorMarketing PolíticoMulheres e Política.Devido à pouca atenção que a literatura demonstra para o comportamento do voto em relação ao gênero, este estudo procurou evidenciar como a mulher escolhe seu candidato. Este artigo aplicou um modelo de comportamento do eleitor já usado em estudos anteriores para mostrar quais são os critérios relevantes para as mulheres brasileiras e estadunidenses. Para identificar estes critérios, foram escolhidas duas amostras com populações do Brasil e Estados Unidos da América. Como resultado, identificou-se que a mulher brasileira escolhe seu candidato diferentemente da mulher estadunidense, bem como também se encontram diferenças entre uma mulher escolher seu candidato e um homem escolher seu candidato. Atributos como imagem e qualidade percebida pelos eleitores não se mostraram tão significativos para a mulher brasileira como para a mulher estadunidense. Limitações também foram encontradas e novas oportunidades de melhoria e desafios para futuras pesquisas.Universidade Federal da Bahia2019-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/26251Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 8 n. 1 (2019)2317-24282316-8196reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/26251/18175Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Gestão Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessCristo-Andrade, SilveliMonte-mor, Danilo Soares2019-04-22T15:41:59Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/26251Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/rigsONGhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/oairevistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br2317-24282316-8196opendoar:2019-04-22T15:41:59Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv O que Pensam Mulheres Brasileiras e Estadunidenses sobre o Candidato Político?
title O que Pensam Mulheres Brasileiras e Estadunidenses sobre o Candidato Político?
spellingShingle O que Pensam Mulheres Brasileiras e Estadunidenses sobre o Candidato Político?
Cristo-Andrade, Silveli
Mulheres Eleitoras
Comportamento do Eleitor
Marketing Político
Mulheres e Política.
title_short O que Pensam Mulheres Brasileiras e Estadunidenses sobre o Candidato Político?
title_full O que Pensam Mulheres Brasileiras e Estadunidenses sobre o Candidato Político?
title_fullStr O que Pensam Mulheres Brasileiras e Estadunidenses sobre o Candidato Político?
title_full_unstemmed O que Pensam Mulheres Brasileiras e Estadunidenses sobre o Candidato Político?
title_sort O que Pensam Mulheres Brasileiras e Estadunidenses sobre o Candidato Político?
author Cristo-Andrade, Silveli
author_facet Cristo-Andrade, Silveli
Monte-mor, Danilo Soares
author_role author
author2 Monte-mor, Danilo Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristo-Andrade, Silveli
Monte-mor, Danilo Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres Eleitoras
Comportamento do Eleitor
Marketing Político
Mulheres e Política.
topic Mulheres Eleitoras
Comportamento do Eleitor
Marketing Político
Mulheres e Política.
description Devido à pouca atenção que a literatura demonstra para o comportamento do voto em relação ao gênero, este estudo procurou evidenciar como a mulher escolhe seu candidato. Este artigo aplicou um modelo de comportamento do eleitor já usado em estudos anteriores para mostrar quais são os critérios relevantes para as mulheres brasileiras e estadunidenses. Para identificar estes critérios, foram escolhidas duas amostras com populações do Brasil e Estados Unidos da América. Como resultado, identificou-se que a mulher brasileira escolhe seu candidato diferentemente da mulher estadunidense, bem como também se encontram diferenças entre uma mulher escolher seu candidato e um homem escolher seu candidato. Atributos como imagem e qualidade percebida pelos eleitores não se mostraram tão significativos para a mulher brasileira como para a mulher estadunidense. Limitações também foram encontradas e novas oportunidades de melhoria e desafios para futuras pesquisas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/26251
url https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/26251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/26251/18175
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Gestão Social
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar de Gestão Social
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 8 n. 1 (2019)
2317-2428
2316-8196
reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
collection Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br
_version_ 1797686152016166912