Por que as Pessoas Maduras Doam mais Dinheiro e/ou Bens? Estudo Realizado com Doadores com mais de 50 Anos no Espírito Santo - Brasil
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/16729 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi evidenciar os motivos que favorecem a doação de dinheiro e/ou bens por pessoas maduras no estado do Espírito Santo, Brasil, no ano de 2015. Para alcançá-lo, primeiro fez-se uma revisão da literatura sobre o tema. Em seguida, realizou-se uma pesquisa exploratória e qualitativa, utilizando a técnica da análise de conteúdo por meio de 12 entrevistas semiestruturadas com pessoas na faixa etária entre 50 e 65 anos. Conclusivamente, foram identificadas 26 variáveis, categorizadas em cinco grupos, os quais, na visão dos entrevistados, tendem a motivar as doações de dinheiro e/ou bens provindos das pessoas maduras. As características socioeconômicas, a influência da religião, os benefícios psicológicos, a identificação com a causa e a contribuição social tendem a interferir na decisão da pessoa madura a doar dinheiro e/ou bens para a caridade. Sabendo disto, os gestores das instituições de caridade podem planejar melhor as suas ações de marketing para atrair esse perfil de doador. Além disso, as autoridades competentes podem também estabelecer políticas públicas para promover e aumentar o montante a ser doado por este público e ainda facilitar o repasse do recurso a ser doado para determinadas instituições de caridade. |
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Por que as Pessoas Maduras Doam mais Dinheiro e/ou Bens? Estudo Realizado com Doadores com mais de 50 Anos no Espírito Santo - BrasilMarketing SocialFilantropiaDoação de dinheiro/bensO objetivo deste estudo foi evidenciar os motivos que favorecem a doação de dinheiro e/ou bens por pessoas maduras no estado do Espírito Santo, Brasil, no ano de 2015. Para alcançá-lo, primeiro fez-se uma revisão da literatura sobre o tema. Em seguida, realizou-se uma pesquisa exploratória e qualitativa, utilizando a técnica da análise de conteúdo por meio de 12 entrevistas semiestruturadas com pessoas na faixa etária entre 50 e 65 anos. Conclusivamente, foram identificadas 26 variáveis, categorizadas em cinco grupos, os quais, na visão dos entrevistados, tendem a motivar as doações de dinheiro e/ou bens provindos das pessoas maduras. As características socioeconômicas, a influência da religião, os benefícios psicológicos, a identificação com a causa e a contribuição social tendem a interferir na decisão da pessoa madura a doar dinheiro e/ou bens para a caridade. Sabendo disto, os gestores das instituições de caridade podem planejar melhor as suas ações de marketing para atrair esse perfil de doador. Além disso, as autoridades competentes podem também estabelecer políticas públicas para promover e aumentar o montante a ser doado por este público e ainda facilitar o repasse do recurso a ser doado para determinadas instituições de caridade.Universidade Federal da Bahia2018-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/16729Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 6 n. 2 (2017)2317-24282316-8196reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/16729/15512Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Gestão Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessMainardes, Emerson WagnerDegasperi, Nivea Coelho PereiraLaurett, Rozélia2018-05-21T07:51:28Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/16729Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/rigsONGhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/oairevistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br2317-24282316-8196opendoar:2018-05-21T07:51:28Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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